Conecte-se conosco
xperiaz3compact-capa

Geral

Review do Sony XPeria Z3 Compact: A qualidade que tem preço

O Showmetech teve a oportunidade de testar o Sony XPeria Z3 Compact e preparamos uma análise das nossas impressões

xperiaz3compact-capa

Os fabricantes de smartphones costumam oferecer versões “mini” de seus dispositivos top de linha. Essas versões são geralmente menores e com menos recursos que as principais. A Sony buscou uma abordagem diferente com o seu Xperia Z3 Compact, opção “mini” (ou light) do Xperia Z3, uma vez que compartilham praticamente os mesmos recursos. O Showmetech teve a oportunidade de testar o Sony Xperia Z3 Compact, “hands-on”, para elaborar essa análise onde compartilhamos nossas impressões.

Visão geral e configurações

xperiaz3compact-06

A principal característica do Xperia Z3 Compact é ser um smartphone pequeno, especialmente se comparado com a tendência atual de telas com mais de 5 polegadas. Essa característica faz com que sua pegada seja muito confortável, sendo ideal para o uso com apenas 1 das mãos. Suas dimensões são: 127,3 milímetros de altura, por 64,9 milímetros de largura e 8,6 milímetros de espessura, tudo isso somando 129 gramas de peso total.

xperiaz3compact-08

Logo que abrimos a caixa, encontramos o pacote padrão: um carregador de tomada com porta USB, fone de ouvido simples (sem opção de modelos intra-auriculares), um cabo USB com ponta MicroUSB e os papéis como manual de instruções, garantia e propaganda de serviços online da Sony (com foco no Xperia Lounge). Os acessórios estão devidamente acomodados e muito bem organizados.

xperiaz3compact-02

Mantendo as linhas comuns a quase todos os dispositivos da família Z, o Xperia Z3 Compact tem um design retangular, com as bordas de metal levemente arredondadas e vidro na frente (e também na tampa traseira), lembrando os iPhone 4 e 4S. O resultado é um celular muito bonito e elegante, com uma pegada extremamente confortável. Do lado direito ficam os botões de câmera, controle de volume, liga/desliga e mais nada. Do outro ficam entradas para o chip da operadora (padrão NanoSIM), entrada MicroUSB e para cartões MicroSD (até 128 GB).

xperiaz3compact-05

Na frente está a tela IPS LCD de 4,6 polegadas, com resolução de 1280 x 720 pixels – que mesmo não sendo uma tela Quad HD como a presente na maioria dos dispositivos top de linha concorrentes – conta com as tecnologias: TRILUMINOS, X-Reality Display e LED IPS que resulta em uma densidade de 319 pixels por polegada quadrada, provando que resolução não é sinônimo de qualidade. O Xperia Z3 Compact também tem a tecnologia Sony de “proteção contra riscos e arranhões”, além de ser “resistente a água e poeira” (certificação IP 68), tendo quase todas suas entradas vedadas, o que as tornam um tanto complicadas de abrir (e que podem danificar as unhas esmaltadas, por exemplo).

xperiaz3compact-09

O hardware do Xperia Z3 Compact é basicamente o mesmo do Z3, mas com 1 GB de memória RAM a menos. Munido de um processador Qualcomm MSM8974AC Snapdragon 801 rodando quatro núcleos a 2.5 GHz, acompanhado de 2 GB de memória RAM16 GB de memória interna (que pode ser expandida com mais 128 GB em um microSD) e uma potente GPU Adreno 330. Este conjunto permite que o Android OS rode sem qualquer travamento ou engasgo – mesmo quando há muitos aplicativos rodando ao mesmo tempo (em background). A versão escolhida do Android para rodar neste aparelho é a 4.4.4, mas a Sony promete atualização para o Android 5.0 Lollipop em breve.

xperiaz3compact-backcam

Um dos melhores recursos do Xperia Z3 Compact são suas câmeras: a traseira de 20,7 megapixels, filma em 4K e câmera lenta (120 fps) para 720p, flash LED; a câmera frontal é de 2.2 megapixels, filma em Full HD. As fotos possuem uma qualidade acima da média, especialmente no contraste de cores, quem mesmo em ambientes com baixa luminosidade, consegue captar cores vivas. Outro ponto que merece destaque é o botão de acesso a câmera, que dispensa o destravamento do celular, permitindo que o usuário consiga captar a imagem desejada rapidamente. Além disso, o software da câmera criado pela Sony é bem desenvolvido e permite a escolha de controles manuais, filtros e alterações nas configurações, praticamente iguais ao de uma máquina profissional.

xperiaz3compact-sample

Foto tirada de dentro do carro na balsa de travessia entre Ilhabela e São Sebastião sob intensa chuva. Observe a vivacidade das cores, mesmo com a baixa luminosidade

Um dos destaques do novo modelo é a bateria. Com 2.600 mAh e os modos Stamina e Ultra Stamina, o Xperia Z3 Compact pode ficar de 2 dias até 1 semana longe da tomada. São até 110 horas de reprodução de música, 920 horas (pouco mais do que 15 dias) em standby e 14 horas de conversa no telefone. No nosso teste, realmente foi possível tirar proveito de até 2 dias de uso (no modo econômico) sem prejudicar o uso da internet e aplicativos. Mesmo quando submetido a testes mais intensos (como rodar jogos) a autonomia do Xperia Z3 Compact é bastante satisfatória.

xperiaz3compact-10

A tela inicial conta com 5 painéis (podendo chegar até 7), com espaço de sobra para ícones, widgets, atalhos e todo tipo de personalização permitida no Android. É possível trocar o tema com algumas das opções pré-instaladas ou baixar outras do Google Play. A área de notificações recebeu uma 2ª área, chamada de configurações rápidas e que listam 8 atalhos (podendo adicionar mais 9 deles) para funções como Wi-Fi e Bluetooth. O menu de aplicativos é o mesmo de outros Xperia e são bastante intuitivos, mesmo para aqueles que estão tendo seu primeiro contato com um smartphone da marca.

xperiaz3compact-cores

Outro atrativo desse smartphone é sua disponibilidade de cores. Além dos tradicionais preto e branco o Xperia Z3 Compact, também há modelos nas cores laranja e verde. O modelo que testamos foi o verde e apesar de ter causado um estranhamento inicial, a cor foi muito bem aceita pela maioria das pessoas que viam o celular. O Sony Xperia Z3 Compact está à venda no Brasil desde janeiro desse ano e atualmente sua faixa de preço varia de 1.415 reais até 1.979 reais (maior e menor preço no Buscapé em 27/02/2015).

Avaliação

review

O objetivo de um review é, em primeiro lugar, avaliar a qualidade de um dispositivo em seu uso prático. Nesse sentido o Xperia Z3 Compact é aprovado com louvor. Destacamos mais uma vez o conforto no manuseio, as 2 câmeras fotográficas, o acabamento em metal e vidro (com proteção anti-riscos, contra água e areia) e a longevidade da bateria. Além disso, a configuração robusta torna esse smartphone um dispositivo ideal para o uso cotidiano, sendo perfeito como um 2° celular.

Porém, a segunda tarefa – e talvez primordial – de um review é analisar se vale a pena adquirir o produto testado. Nesse caso, o Xperia Z3 Compact nos deixa algumas dúvidas. Em primeiro lugar está a questão da tela. Para a maioria dos usuários é difícil se acostumar com telas menores depois de utilizar uma tela grande. Por mais que a Sony tenha feito um bom aproveitamento de screen, é difícil se contentar com 4,6 polegadas em um mundo dominado pelos dispositivos com telas acima de 5 polegadas.

Outro elemento que deve ser ponderado é o preço do produto. Por mais que o Xperia Z3 Compact seja realmente um excelente celular, o preço de 1.500 reais (médio) parece ser um pouco salgado, especialmente para ser uma 2ª opção de smartphone. Se a Sony apostou em qualidade na versão menor de seu top de linha, ela certamente soube cobrar por isso.

Jornalista, fã de cinema e curioso de todas as coisas. Sempre atento às informações, escreve sobre ciência, comportamento e as novidades do mundo tecnológico.

Comentários

Mais de Geral

Dica

Mais Lidas

Reviews

Cultura Geek

Tutoriais

To Top