Connect with us
Review Sony Xperia Z3 Tablet Compact

GADGETS

Review: Sony Xperia Z3 Tablet Compact (1 mês de testes)

Review: Sony Xperia Z3 Tablet Compact

xperia-z3-tablet-compact-black-1240x840-review

Tablets existem nos mais variados formatos e tamanhos. Mas, um nicho que vem se mostrando certeiro para as empresas está nos tablets com formatos mais portáteis. Uma tela gigante, como a presente nos modelos de 12 polegadas da Samsung, impressiona. Mas, no final do dia, o que mais conta é a facilidade do usuário em segurar essas telas.

Review Sony Xperia Z3 Tablet Compact

Por isso, a Sony lança no mercado brasileiro o Xperia Z3 Tablet Compact, modelo com 8 polegadas de tela e dimensões mínimas, similares ao que se vê no iPad Mini da Apple. Além do tamanho ele tem características matadoras, como processador. Veja:

Design:

Com aspecto sóbrio e industrial, o Z3 tablet Compact é praticamente só tela, em toda sua glória. As bordas são mínimas e o aparelho tem espessura de 6.4 mm, pesando apenas 270g. O acabamento de plástico matte dá a sensação de que ele é emborrachado, mais seguro nas mãos, mas sem perder o apelo premium.

0002360_sony-xperia-z3-tablet-compact-sgp612gb-32gb-80-inch-wi-fi-tablet-black

Características assim fazem com que ele seja muito portátil, bom para acompanhar o usuário o dia todo. Ainda, possui certificação IP68, que garante que o tablet seja resistente à poeira e água (1 metro por 30 minutos).

sony_xperia_z3_tablet_compact

Tela:

Com resolução de 1920×1200 (Full HD), o display TFT LCD de 8 polegadas apresenta imagens vivas e com melhor iluminação, graças às tecnologias Triluminos e X-Reality Engine. Ele perde em resolução para o iPad Mini (com tela Retina) e para o Galaxy Tab S da Samsung (com tela Super AMOLED de 2560 x 1600p) mas, ainda assim, é um dos melhores displays já vistos em tablets Android.

Ainda que a Sony alegue ter adicionado uma camada anti-oleosidade à tela do Z3 Tablet, ele suja bastante com o uso.

Hardware:

Z3 tablet tem especificações de hardware emprestadas do irmão menor, o smartphone Xperia Z3. Entre elas estão o processador Snapdragon 801 quad-core de 2.5GHz da Qualcomm, com GPU Adreno 330 e 3GB de memória RAM. O modelo tem memória interna de 16GB, mas suporta cartões microSD de até 128GB.

sony_xperia_z3_tablet_compact_n6

No campo de conexões, as principais  suportadas são: Redes 3G e 4G/LTEWiFiBluetoothGPSNFC (com o qual a Sony vem fazendo um ótimo trabalho de integração com outros devices), Rádio FM e USB 2.0 (com MHL). Para uma lista completa de especificações, veja o final deste post.

Software:

Z3 Tablet Compact vem de fábrica com a versão 4.4.2 (Kitkat) do sistema Android, com atualização para o Android 5.0 Lollipop recentemente confirmada para fevereiro deste ano. Sob o sistema está a tradicional interface da Sony, com melhorias e recursos exclusivos de aparelhos da empresa, como temas mini apps.

Enquanto a atualização não vem, os usuários que salvarem vídeos e fotos em cartões de memória externos (MicroSD) devem sofrer um pouco. Uma proibição existente no Android Kitkat dificulta a transferência de arquivos entre a memória interna e o cartão, fazendo também com que alterações de arquivos no cartão não sejam facilmente permitidas. Existe um workaround (usar o app File Commander, por exemplo), mas o tablet perde muito em praticidade com esse problema.

Bateria

O Z3 Tablet Compact tem bateria de 4.500 mAh, não removível, suficiente para 1 dia de atividades intensas. Segundo a empresa, no entanto, quando configurado o modo STAMINA (gerenciador de bateria presente em modelos da linha Xperia da Sony), o aparelho chega a durar 2 dias de uso normal.

Na prática, não é verdade. Este é um tablet que precisará ficar na tomada ou desligado, caso você queira garantir que terá bateria para ver filmes ou rodar aplicativos quando precisar.

Considerando o ganho em espessura e peso do dispositivo, talvez compense o fato de a Sony não usar uma bateria de maior capacidade. O Z3 Tablet Compact é realmente imbatível no quesito praticidade e isso conta muito num tablet.

Integração com o Playstation 4 (PS4):

Um dos recursos matadores do Xperia Z3 Tablet Compact (e outros modelos da linha Z3) talvez seja a integração com o console PS4. A Sony finalmente fez bom uso desta carta escondida na manga e oferece através do recurso Remote Play a possibilidade de jogar games do console direto no tablet, através de uma conexão WiFi. A empresa fornece, inclusive, um controle PS4 dualShock 4 (vendido separadamente) adaptado para que você possa acoplá-lo ao tablet ou smartphone durante o jogo.

xperia-z3-tablet-compact-remote-play

Testamos o Remote Play no Xperia Z3 (smartphone) durante o evento de apresentação da Sony, em São Paulo, e o resultado foi impressionante. É claro que uma série de requisitos como qualidade e estabilidade da conexão serão necessárias para que o Remote Play funcione a contento, mas trata-se de um recurso inovador que fará diferença especialmente para os gamers de plantão.

Bluetooth e NFC:

Um pequeno detalhe que valhe a pena ser comentado é a tentativa da Sony de facilitar as conexões entre aparelhos através de conexões NFC e Bluetooth. Ela mostra o quanto, se bem feita, é boa a integração entre gadgets.

Por exemplo, para conectar um fone de ouvido bluetooth da Sony (ligando-o automaticamente e processando a conexão), basta encostá-lo na traseira do tablet. Na tela, o usuário recebe a confirmação da conexão e pode usar o fone sem precisar de configurações adicionais.

O mesmo ocorre com docks, câmeras, TVs e outros aparelhos da marca, característica muito interessante para quem quer praticidade.

Ligações:

Com suporte para as redes 2G, 3G e 4G/LTE, o Z3 Tablet Compact aceita cartões de operadoras no formato Nano-SIM, e pode fazer e receber ligações. A conexão de operadora pode ser extremamente útil quando você estiver longe de pontos de acesso WiFi ou de uma rede caseira, fazendo com que o tablet se conecte diretamente, sem necessidade de usar um smartphone como roteador ou ponto de acesso.

Claro, pelo tamanho do aparelho, não vejo muita gente usando-o como telefone. Mais interessante seria usar o Z3 Tablet Compact para realizar vídeo-chamadas. Aí sim, seu tamanho e câmera frontal se tornam vantajosos.

Câmeras:

O modelo tem câmera primária de 8.1 MP, com resolução de 3264 x 2448 pixels. Comparado com o smartphone Sony Xperia Z3 (com 20.7 MP), ele tem menos megapixels. Ainda assim, ele se sai bem em fotos tiradas em ambientes com baixa luminosidade e até debaixo d’água.

Foto tirada com o Sony Xperia Z3 Tablet Compact

Foto tirada com o Sony Xperia Z3 Tablet Compact

Recursos adicionais incluem o auto-foco, geolocalização de fotos, toque para focar, detecção de rostos, HDR, panorama, gravação de vídeos em 1080p (30fps) e uma infinidade de modos adicionais de foto, que você pode baixar da loja Google Play.

Quanto à câmera secundária, pensada em videoconferências e selfies, ela tem 2.2 MP e grava vídeos em 1080p (30fps).

Preço e disponibilidade:

Apresentado no Brasil no final de outubro, o novo tablet ainda não tem preço divulgado ou data de início das vendas informada pela empresa.  Na Europa, o modelo pode ser comprado no site da Sony pelo equivalente a R$ 1.320,00.

Conclusões:

Ainda que possua mais recursos que o tablet da geração Xperia anterior, o Z3 Tablet Compact se destaca mesmo pela portabilidade, facilidade de uso e integração com headphones, computadores e com o PS4 da Sony. Ele é prático como um pequeno livro, que você pode carregar consigo aonde for. As vantagens, claro, são os inúmeros recursos disponíveis, a câmera de ótima qualidade (uma das melhores em tablets), suporte para cartões MicroSD e a proteção contra água e respingos (ele é um dos únicos tablets que pode cair sem risco em uma piscina).

O modelo não substitui um notebook (aliás, nenhum tablet consegue), mas faz um ótimo trabalho como reprodutor de conteúdo, livro eletrônico e até como índice do catálogo de mídia da casa (recurso que fica especialmente interessante se você tiver uma Smart TV ou Chromecast e o aplicativo Plex). Recomendamos a compra!

 

Especificações Técnicas:

Modelos Sony Xperia Z3 Tablet Compact  – SGP621, SGP641
Redes: 2G GSM: 850 / 900 / 1800 / 19003G HSDPA: 850 / 900 / 1700 / 1900 / 21004G/LTE (SGP621): 700/800/850/900/1700/1800/1900/2100/26004G/LTE (SGP641): 700 / 850 / 900 / 1800 / 2100 / 26004G/LTE (SGP641) TD-LTE 2300
Cartão SIM: Formato Nano-SIM
Disponibilidade: Já à venda no mercado brasileiro
Dimensões: 213.4 x 123.6 x 6.4 mm (8.40 x 4.87 x 0.25 in)
Peso: 270 g (9.52 oz)
Certificações: IP68 certified – resistente à poeira e água (1 metro por 30 minutos)
Tela: Display Type TFT LCD capacitive touchscreen, 16M de cores, Triluminos com X-Reality Engine
Resolução: 1200 x 1920 pixels, 8.0 polegadas (~283 ppi)
Vidro: Vidro especial resistente à estilhaçamento, com proteção oleofóbica
Som: Com autofalantes estéreos frontais, saída de áudio 3.5mm
Armazenamento: 16 GB de memória interna. Suporte para cartões micro SD de até 128GB
Memória RAM: 3G de RAM
Velocidade de conexão: GPRS até 107 kbps; EDGE até 296 kbps; HSDPA, 42 Mbps; HSUPA, 5.8 Mbps;LTE, Cat4, 50 Mbps UL, 150 Mbps DL
WiFi WLAN Wi-Fi 802.11 a/b/g/n/ac, dual-band, Wi-Fi Direct, DLNA, Wi-Fi hotspot
Bluetooth Bluetooth v4.0, A2DP, LE, apt-X
NFC Sim
USB Entrada MicroUSB v2.0 (MHL 3), USB On-the-go, USB Host
Câmera (primária) 8.1 MP, 3264 x 2448 pixels, autofocus, Geo-tagging, touch focus, face detection, HDR, panoramaVídeo [email protected]
Câmera (secundária): 2.2 MP, [email protected]
Sistema operacional: Android v4.4.2 (KitKat), com upgrade planejado para a v5.0 (Lollipop)
Processador e GPU: Qualcomm MSM8974AB Snapdragon 801 – CPU Quad-core 2.5 GHz Krait 400 – GPU Adreno 330
Sensores: Acelerômetro, giroscópio, bússola, barômetro
Rádio FM: Sim, com RDS
GPS: Sim, com A-GPS, GLONASS
Cores: Branco ou Preto
Suporte ANT+ Sim
TV Out sim (via MHL 3 A/V link)
Reprodução de Vídeos Xvid/MP4/H.263/H.264 player
Reprodução de Áudio MP3/eAAC+/WAV/Flac player
Carregamento: Carregamento acelerado, atingindo 60% em 30 minutos (Quick Charge 2.0)
Bateria: Li-Ion 4500 mAh – não removível, Stand-by: até 1100 h (2G) / até 1300 h (3G)Talk time: até 19 h (2G) / até 23 h (3G)Até 170 horas de reprodução de músicas

 

Para mais informações, visite o site da Sony.

** Com informações do site GSMArena.

Bruno A. Martinez é advogado, bancário e criador do Showmetech. E sim, todo mundo pergunta por que ele não estudou algum curso relacionado com tecnologia.

Comments

Dica

Mais Lidas

Reviews

Cultura Geek

Tutoriais

To Top