Conecte-se conosco
capa

GADGETS

Review: Speaker Float, a caixinha voadora da Multilaser

Confira nossa análise da Speaker Float, caixa de som da Multilaser que flutua enquanto reproduz arquivos de áudio

foto4

É difícil encontrar alguém que não goste de ouvir música. Boa ou ruim, uma trilha sonora nos ajuda a contar nossas histórias e quem nós somos. Pessoalmente, adoro fazer meus sets e ter um fundo musical em qualquer lugar que for possível. Por isso mesmo, as caixas de som são um dos meus gadgets prediletos.

Apresentada ao público durante a Eletrolar Show 2015, a Speaker Float da Multilaser é uma caixa acústica com uma função muito interessante: ela flutua enquanto reproduz os arquivos de áudio. Além disso, possui outros recursos e funções que você pode conferir na nossa análise. Veja:

Design e Acabamento

Speaker Air (1)

A primeira coisa que chama atenção e talvez o maior diferencial da Speaker Float é seu design peculiar: de formato esférico, o speaker levita e gira sobre uma base magnética que acompanha o produto. O acabamento do produto também merece destaque. Com 85 milímetros de diâmetro e pesando 280 gramas, a orbe (como é chamada a caixa principal) é feito em acrílico reforçado e revestimento black piano.

Já sua base magnética, tem 150 milímetros de diâmetro e pesa 645 gramas e também tem um acabamento robusto. Tanto a orbe, quanto a base magnética da Speaker Float, têm luzes vermelhas que além de contribuírem para o visual moderno do produto, servem de guia para sua a calibragem.

Funções e Conexões

foto3

Para poder flutuar, a Speaker Float usa a tecnologia eletromagnética. Graças a um sistema de eletroímãs (peças que geram um campo magnético a partir de uma corrente elétrica) instalados tanto na base, quanto na orbe, que faz o aparelho flutuar e girar a esfera toda vez que uma música é reproduzida. Em função disso, para obter o principal recurso da caixa (que é a reprodução flutuante), a base precisa obrigatoriamente estar ligada a uma fonte de energia.

A Speaker Float conta com um único tipo de conexão: Bluetooth 4.1 (não é possível utilizar, por exemplo, um pendrive). A caixa de som é equipada com um dispositivo magnético que reage com algumas (poucas) variações às vibrações das músicas, o que interfere na maneira como ela flutua sobre a base.

Além disso, o produto possui som estéreo e controle de volume pelo dispositivo de origem (não há a opção de controlar o volume no próprio gadget), contando com uma bateria recarregável de lítio de 1500 mAh, e um alcance sem fio que pode chegar a até 10 metros.

Instruções de uso

Para fazer a Speaker Float flutuar é preciso calibrar a caixa com a base magnética. O procedimento é um pouco confuso no começo, mas depois de algumas vezes o processo passa a ser mais simples e intuitivo. Basta seguir os seguintes passos:

  1. Colocar a base em uma superfície absolutamente plana e horizontal;
  2. Conecte o adaptador de alimentação a entrada de energia;
  3. Ligue o orbe (pressionando o botão por 3s) e pareie com o dispositivo Bluetooth;
  4. Segure firme o orbe e mova a esfera verticalmente para baixo do centro da base;
  5. Faça o orbe se aproximar lentamente do centro da base, movendo da esquerda para direita ou para frente e para trás até obter o ponto de levitação;
  6. Quando sentir que existe uma força equilibrada segurando o orbe, espere as luzes da base pararem de piscar e libere a esfera;
  7. Caso não seja possível orbitar a esfera por mais de 3 vezes, retire o cabo de energia da base e reinicie o processo.

Qualidade de som

A maioria das caixas acústicas portáteis tem potências que variam entre 3W e 15W RMS. Neste sentido, a Speaker Float se coloca entre os falantes de potência intermediária com seus 10W RMS.

No entanto, o produto se destaca entregando uma boa qualidade de som, com bom reforço nos graves. A reprodução de áudio também apresenta poucas distorções mesmo nas faixas mais altas de volume e, dependendo da qualidade da fonte, é possível realmente ter uma boa experiência sonora com ela.

Avaliação

A Multilaser é uma empresa nacional que começou no mercado de cartuchos de impressora em 1987. Hoje é uma das maiores empresas do segmento de eletrônicos e suprimentos de informática do país, mas ainda encontra resistência de seus produtos no mercado interno. Neste sentido, o lançamento da Speaker Float é uma ação que deve ser bem recebida pelos consumidores brasileiros.

Durante todo o período de testes, o aparelho funcionou muito bem, sem apresentar nenhum tipo de anomalia. Isso contribui para a impressão inicial de que se trata de um produto muito bem construído. A duração da bateria, também merece destaque e chega próximo de atingir as 6 horas de autonomia anunciada pela fabricante.

É fundamental ressaltar que a Speaker Float não é um produto indicado a todos os tipos de consumidores. Não apenas por depender exclusivamente de conexão Bluethooth (o que acaba limitando o tipo de usuário), mas pela própria falta de recursos simples, presentes em modelos bem mais simples como o que permite o atendimento de ligações através do microfone embutido. No entanto, o visual futurista do aparelho chama mesmo a atenção, de forma que ela é, além de tudo, um belo adereço de decoração, sendo especialmente indicada para quem busca mais forma do que conteúdo.

A Speaker Float é bem similar a outros produtos que apresentam a mesma característica, como por exemplo, a Orb Floating Bluetooth Speaker, da Ice, a OM/ONE e a MOXO X-1 e por isso mesmo a avaliação de preço será feita baseada no valor desses modelos (já que seria inadequado comparar com outro produto). Orb Floating Bluetooth Speaker, custa cerca de 149 dólares (aproximadamente 570 reais na cotação atual). Já a OM/ONE tem valor médio de 199 dólares (cerca de 765 reais), enquanto a MOXO X-1 é a mais barata entre as citadas (há diversos outros modelos), custando cerca de 129 dólares (aproximadamente 500 reais).

Tendo esses valores como referência, os 599 reais de preço sugerido pela Multilaser parece ser um preço adequado para a Speaker Float (lembrando que os valores citados são nos EUA), o que não quer dizer que se trate de um produto barato.

De uma maneira geral podemos considerar a Speaker Float uma linda caixa acústica, com visual impactante e de construção e acabamento bem feitos. Ter uma caixa de som que flutua durante a reprodução das músicas, torna essa experiência ainda mais lúdica. No entanto, pelo valor, é possível obter mais potência, portabilidade e recursos com outros dispositivos do segmento. Caberá ao consumidor saber do que ele está em busca. Se for estilo, a Speaker Float é certamente uma boa opção.

Speaker Float

R$ 599,00
Speaker Float
8.6

Design

10/10

    Construção

    10/10

      Portabilidade

      7/10

        Qualidade do som

        9/10

          Custo

          8/10

            Pros

            • Estética
            • Acabamento
            • Inovação

            Cons

            • Poucas funções
            • Conectividade limitada
            • Preço
            Continue lendo

            Jornalista, fã de cinema e curioso de todas as coisas. Sempre atento às informações, escreve sobre ciência, comportamento e as novidades do mundo tecnológico.

            Comentários

            Mais de GADGETS

            Dica

            Mais Lidas

            Reviews

            Cultura Geek

            Tutoriais

            To Top