Conecte-se conosco
Jabra Speak 510 UC

Ciência e Tecnologia

Review Speaker Jabra Speak 510 UC

O Showmetech testou o Jabra Speak 510 UC, um excelente speaker que não pode faltar na sua mesa de trabalho.

Jabra Speak 510 UC

A Jabra, uma empresa dinamarquesa especializada em headsets e speakerphones, convidou o Showmetech a testar um dos seus produtos, o Jabra Speak 510 UC. Trata-se de uma “mini caixa de som” que se conecta ao seu celular via Bluetooth. Sua proposta principal é permitir que as conferências telefônicas possam ser realizadas em qualquer lugar.

Veja no review abaixo o que achamos deste speaker durante nossos testes.

Embalagem

A embalagem me conquistou imediatamente após abrir a caixa do correio. Apesar de simples, é feita com papelão reciclado com um design limpo e bonito. Ao abrir a caixa, mais uma surpresa. O Jabra Speak 510 UC vem dentro de uma bela case de espuma que o protege e pode ser utilizada para transporte.

Acompanham na embalagem também na embalagem, os manuais em vários idiomas (inclusive português) e certificado de garantia de dois anos.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Design e Acabamento

O Jabra Speak 510 UC possui um design e acabamento de primeira qualidade. Possuindo dimensões reduzidas (pouco maior que uma mão fechada), ele é leve e fácil de se transportar.

Com um formato que lembra um disco voador, vemos ao centro na parte de cima o alto-falante e nas bordas os botões de controle capacitivos. É possível notar a presença de 12 pequenos leds também. Durante a utilização, esses leds são acessos de acordo com a função selecionada, o que achei a cereja do bolo. O nível do volume e bateria são identificados pela quantidade de leds acessos, ou seja, volume ou bateria baixa acendem poucos leds.

Na parte de baixo do speaker, nota-se um cabo com conexão USB, discretamente enrolado, que serve para alimentação e conexão com o computador. Ele possui também, uma entrada para fone de ouvidos do tipo 3.5mm Jack, que não consegui entender o real objetivo já que a função principal é o alto-falante (pode também ser uma entrada para áudio para algum móvel que não tenha a tecnologia Bluetooth, porém não há nenhum cabo acompanhando).

Na base existe uma espuma que fica em contato com a superfície, ajudando a proteger e manter o aparelho fixo na mesa.

Funcionamento

O uso do Jabra Speak 510 UC é bem simples e, mesmo se houver alguma dúvida, o manual é de fácil entendimento. Além disso, um comando de voz (em inglês) informa quando o aparelho é conectado e desconectado via Bluetooth a algum dispositivo móvel.

Ao conectar o speaker ao computador, basta pressionar o botão capacitivo de liga e desliga e ele estará pronto para uso. A conexão com o celular é bem simples, apesar de ser uma tarefa chata. Deve-se ativar o Bluetooth do speaker e realizar o pareamento com o móvel. Isso poderia ser facilmente resolvido se fosse implementada a tecnologia NFC (Near Field Communication), onde apenas um toque é necessário para estabelecer a conexão.

O Jabra Speak 510 UC permite que o usuário atenda e finalize ligações tocando no próprio aparelho, ou seja, você pode deixar seu celular no bolso e mesmo assim receber ou rejeitar uma chamada. O volume do alto falante e o mudo também são facilmente ajustados.

A qualidade do alto-falante é boa, mas não é excepcional. O volume máximo é alto, sendo possível ouvir mesmo em uma sala muito grande ou ambientes com ruído de média intensidade. É possível utilizar o Jabra Speak 510 UC para tocar música, mas por esta não ser sua proposta, não dá para dizer que ele poderia substituir caixas de som.

O microfone funciona perfeitamente. A voz fica bem clara e sem problemas de distorções. Ele ainda capta o som de distâncias mais longas. Em um dos testes, foi possível conversar normalmente em um ambiente com bastante ruído de carros e ônibus a uma distância de aproximadamente 6m do aparelho.

O que torna o Jabra Speak 510 UC portátil é sua bateria interna, que é carregada ao ligar o aparelho a um computador. Para carrega-lo completamente, é necessário pouco mais de uma hora. E, assim, o speaker está preparado para aproximadamente 15 horas de conversação.

A Jabra disponibiliza um software em seu site que, ao ser instalado no computador, promete gerenciar ligações e configurar o speaker facilmente. Porém não achei intuitivo e até um pouco difícil de entender.

Preço e disponibilidade

O Jabra Speak 510 UC está sendo vendido no Brasil com preço sugerido de R$ 599,00. Para adquiri-lo, entre em contato com um destes parceiros ou através deste email.

Conclusão

O Jabra Speak 510 UC é um excelente speakerphone. Diria inclusive que é indispensável para o uso em escritórios. Apesar de ser mais caro que um telefone fixo com viva voz comum, ele possui a versatilidade de ser transportado e utilizado em qualquer lugar, permitindo realizar conferências mesmo fora do escritório ou longe de um computador.

Se você está procurando um speakerphone, o Jabra Speak 510 UC é uma ótima opção e deve ser considerado nas pesquisas.

Rodrigo Gosling é engenheiro de telecomunicações, professor, mestrando e editor do Showmetech. Apaixonado por tecnologia, só troca um bom gadget por um pote de doce de leite.

Comentários

Mais de Ciência e Tecnologia

Dica

Mais Lidas

Reviews

Cultura Geek

Tutoriais

To Top