Conecte-se conosco
Android 4.1.1 dual core media center

Android

Review: UG802-II, um Media Center Android 4.1.1 que deixa Smart TVs comendo poeira

Nesta última semana recebemos do Deal Extreme – conhecido site chinês especializado na venda de gadgets e gizmos tecnológicos -, um poderoso Media Center Android: o modelo UG802-II. Menor do que uma barra de chocolate, ele carrega em seu interior um processador dual-core que roda suave na versão 4.1.1 do sistema Android…

Android 4.1.1 dual core media center

Nesta última semana recebemos do Deal Extreme – conhecido site chinês especializado na venda de gadgets e gizmos tecnológicos -, um poderoso Media Center Android: o modelo UG802-II.

Menor do que uma barra de chocolate, ele carrega em seu interior um processador dual-core que roda suave na versão 4.1.1 do sistema Android (Jelly Bean). O “dongle”, como se costuma chamar, suporta conexões HDMI, WiFi, Bluetooth, com entradas para cartões de memória (microSD) e cartões SIM (para conectá-lo à internet através de uma operadora de telefonia). Existe ainda uma entrada USB, para que você conecte um teclado e/ou mouse a ele. Veja abaixo a lista com as principais características:

  • Modelo: UG802 II;
  • Sistema: Android 4.1.1;
  • Procesador: Chipset RockChip RK3066 dual core Cortex A9 1.6GHz;
  • GPU: Mali 400M Quad-Core;
  • Memória: DDR3 1GB;
  • Armazenamento interno: 8GB;
  • Armazenamento externo: 32GB;
  • Conexões: Wi-Fi 802.11b/g/n, Redes 3G (850 / 900 / 1900 / 2100MHz), Bluetooth v3.1;
  • Formatos de áudio: MP3 / OGG / WMA / WMAPRO;
  • Formatos de vídeo: MKV, TS, TP, M2TS, RM / RMVB, BD-ISO, AVI, MPG, VOB, DAT, ASF, TRP, FLV etc full formats;
  • Codecs de vídeo: Mpeg1/2/4.H.264, VC-1, Divx, Xvid, RM8/9/10, VP6;
  • Formatos de imagem: JPEG;
  • Formatos de legenda: SubRip [.srt];
  • Resolução máxima: 1080p (Full HD);
  • Saídas: HDMI 1.3 e 1.4 (para áudio e vídeo);
  • Entradas: USB 2.0 + Mini USB, com suporte para discos rígidos de até 2TB, mouses e teclados (com ou sem fios de 2.4 GHz);
  • Google Play (Android Market): sim;
  • Recursos adicionais: suporte para câmeras USB;
  • Acessórios: cabo de energia; cabo HDMI; cabo USB; manual em inglês;

A lista de recursos é grande. Mas, considerando que o DX possui inúmeros modelos de Media Centers com qualidade duvidosa, vamos aos testes:

1. Interface:

Aqui, vemos a interface tradicional dos tablets Android, mais similar à interface da versão Ice Cream Sandwich do que o Jelly Bean, o que faz com que a tela de TV se pareça com um tablet gigante. Desta forma, é possível popular as telas iniciais com aplicativos, widgets e até live wallpapers, sem que o sistema fique lento. Neste teste, instalei os aplicativos tradicionais que uso no Samsung Galaxy SIII e o My Beach HD, um live wallpaper relativamente pesado. O “dongle” passou com sucesso no teste, sem engasgos.

2. Controle:

O UG802-II possui suporte para teclados e mouses (com ou sem fios), conectados na porta USB. Se o usuário optar por usar apenas o mouse, o sistema de encarrega de apresentar na tela o teclado virtual do Android, quando necessário.

3. Aplicativos:

O Media Center UG802-II tem suporte para a Google Play – loja de aplicativos, vídeos, livros e músicas do Google – e, sendo assim, é possível instalar praticamente qualquer app nele. Nestes testes, instalei o MX Vídeo Player (player com suporte a inúmeros padrões de vídeo), PowerAmp (MP3 player), Fusion (MP3 player), Songza (player com streaming e recomendações de músicas), além dos apps tradicionais do Google: Gmail, Chrome, Play Livros, Play Vídeos, Play Músicas e Google Maps.

Todos eles funcionaram muito bem, mesmo com o uso de apenas um mouse como controle. Notificações e alertas de atualizações são apresentados da mesma forma que ocorre em um tablet Android.

4. Áudio e Vídeo:

Todos os formatos de vídeo testados rodaram perfeitamente, sem engasgos ou problemas que eram encontrados em Media Centers com processadores single core. O UG802-II passa no teste com louvor, rodando bem até vídeos em 1080p (Full HD).

Com o auxílio de um aplicativo de Media Center que vem pré-instalado no “dongle”, consegui acessar e rodar vídeos guardados em outros computadores conectados na rede.

Músicas também rodam sem problemas, independente do aplicativo usado. Aproveitei para deixar o Songza rodando nele, com streaming de músicas selecionadas pelo app direto da internet. Perfeito!

5. Vídeo-Review:

O vídeo abaixo demonstra algumas das funções do UG802-II, como o acesso ao Google Play, e testes com os players de música e vídeo (incluindo o app de Media Center que vem pré-instalado no aparelho). Veja:

6. Galeria de Imagens:

7. Conclusão:

Considerando a relação custo-benefício, o UG802-II pode ser considerado uma ótima opção de compra, tanto para quem tem uma Smart TV (mas não se acostumou com os menus), quanto para quem não tem uma TV com esses recursos.

O Media Center Android 4.1.1 UG802-II custa atualmente 59,99 dólares, com frete gratuito para o Brasil. Para mais informações, visite a página do UG802-II no Deal Extreme.

Bruno A. Martinez é advogado, bancário e criador do Showmetech. E sim, todo mundo pergunta por que ele não estudou algum curso relacionado com tecnologia.

Comentários

Mais de Android

Dica

Mais Lidas

Reviews

Cultura Geek

Tutoriais

To Top