Conecte-se conosco
asus-zenbook-review

Ciência e Tecnologia

Review Ultrabook Asus Zenbook (U301XL)

Recebemos para testes o surpreendente ultrabook Asus Zenbook. Confira a seguir a análise completa desse excelente portátil da Asus.

asus-zenbook-review

Preparamos um review feito após recebemos para testes o elegante e surpreendente ultrabook da Asus, o Zenbook (U301XL). Confira a seguir a análise completa contendo as especificações e impressões pessoais desse excelente portátil da companhia.

Especificações

Peso 1,4kg
Processador Intel® Core™ i7 4558U 2.8GHz (4ª Geração)
Sistema Operacional Windows 8.1 64bits
Memória 8GB DDR3 1600MHz
Tela 13.3″ 16:9 WQHD (2560×1440) Touch, Gorilla Glass III
Gráfico Intel® Iris™ HD5100
Armazenamento SATA III SSD 512GB
Leitor de Cartão SD Card
Câmera HD Web Câmera
Rede Integrada, 802.11a/b/g/n/ac
Bluetooth 4.0
Rede cabeada Gigabit USB 3.0
Interfaces 2 x porta(s) USB 3.0
1 x Microphone-in/Headphone-out jack
1 x micro HDMI
1 x mini Display Port
Áudio Array Microphone e alto-falantes embutidos
Bang & Olufsen ICEpower®
SonicMaster
Bateria 6 Células: 50.6 Whrs Bateria de Polímero
Dimensões 25 x 226 x 15.5 mm (largura x profundidade x altura)

Design, acabamento e construção

Ultimamente a Asus vem se destacando quando falamos em design e acabamento. O ultrabook tem o corpo realmente fino e leve. Os detalhes de acabamento são realmente dignos do adjetivo Premium. Medindo apenas 325 x 226 x 15.5 mm (Comprimento x Largura x Espessura), e pesando apenas 1,4kg, o Zenbook tem uma excelente portabilidade. Ele é muito leve, em comparação com alguns netbooks chegam a pesar até 1.2kg, apresentando ainda telas bem menores.

Essas medidas enxutas se devem muito a ausência de um HD (disco rígido). No lugar dele, existem 2 SSDs de 256GB cada, que são configurados em um único volume RAID 0. As ausências de um gravador de DVD, saída de vídeo VGA e conexão de rede embutida (RJ45), também contribuem para tornar o Zenbook realmente slim.

No lado esquerdo, temos o conector de energia, uma porta USB 3.0, a saída Micro HDMI e a saída de áudio. Do lado direto temos outra USB 3.0, uma saída Mini Display Port, que também se transforma numa saída VGA por meio de um adaptador (incluso) e o slot para cartão SD. As saídas de áudio ficam nas laterais, e a saída da ventilação do cooler fica na base da tela, posicionamento pouco comum, mas eficiente.

Portas e conectores

Portas e conectores

A estrutura geral do Asus Zenbook é toda feita em metal, o que lhe confere tanto um ar sofisticado, quanto maior resistência e durabilidade. Essa estrutura reforçada é muito bem-vinda, principalmente pela pouca espessura do ultrabook, prevenindo quebras estruturais, como nas dobradiças da tela, muito comum em alguns modelos.

A tampa superior é revestida em vidro Gorilla Glass 3, e sob o vidro há o acabamento “hair line” já tradicional da Asus, com finíssimos círculos concêntricos. Aliado ao vidro polido, o efeito é realmente muito bonito. A tela também é muita fina, medindo cerca de 5 mm.

Vidro Gorilla Glass polido, e com acabamento "hair line"

Vidro Gorilla Glass polido, com acabamento “hair line”

Surpreendentemente, a tampa do teclado também é revestida por vidro, mas esse com acabamento fosco, similar a vidro jateado. Esse revestimento também se repete no touchpad, que é feito em peça única. O toque se assemelha a um acabamento emborrachado, e à prova de marcas de dedos. O teclado tem ótimo espaçamento e tamanho, e as teclas tem a mesma cor do ultrabook.

Revestimento em vidro fosco

Revestimento em vidro fosco

A tela touch também é protegida pelo Gorilla Glass 3, e tem as molduras relativamente largas, o que nos leva a pensar que poderia haver melhor aproveitamento de espaço.

Vale a pena salientar sobre o posicionamento do botão Power, que ocupa o espaço normalmente destinado ao Delete. Isso pode causar alguma confusão e alguns desligamentos acidentais no início, mas pode ser uma boa opção não só estética, mas funcional. A tecla de acionamento costuma ser o “calcanhar de Aquiles” em alguns notebooks, devido à fácil quebra ou afundamento. Isso dificilmente acontecerá ao Zenbook, já que a mesma é parte integrante do teclado. O único ponto fraco é que as teclas facilmente acumulam marcas de dedo, devido á textura lisa.

Teclado retro-iluminado

Teclado retro iluminado

As teclas seguem o padrão chiclet, e tem retro iluminação ajustável, uma ótima pedida para quem precisa digitar confortavelmente e sem erros em ambientes escuros. Digitar no Asus Zenbook é muito confortável e silencioso, atributos ideais para quem precisa fazer isso por horas a fio.

touchpad se mostrou muito preciso, tantos nos toques como nos cliques. O clique precisa de um pouco de força, e é um pouco barulhento, mas nada que chegue a incomodar muito. Produzido em peça única, ele não apresenta folgas, como acontece em alguns touchpads desse tipo. Tanto o teclado, como o touchpad, proporcionam um ótimo posicionamento na utilização do ultrafino.

Confira no vídeo a seguir mais detalhes sobre o design da Asus:

Desempenho

Equipado com um potente conjunto formado pelo processador Intel Core i7-4558U de 2.8Ghz8GB de memória RAM DDR3 e 2 drives SSD (Disco de estado sólido) de 256GB (512GB de armazenamento total), o Zenbook faz bonito. Todas as tarefas cotidianas são executadas com muita velocidade e fluidez. Aplicativos mais pesados também não serão problema.

Asus Zenbook é tão rápido, que leva apenas 8 segundos para iniciar e menos ainda para desligar, surpreendentes 5 segundos! Já o retorno da hibernação, é praticamente instantâneo. É claro que muito disso se deve ao conjunto Windows 8.1+BIOS UEFI. Os 2 drives SSD configurados em RAID 0 (2 unidades de disco em um único volume) que também contribuem muito para essa velocidade de inicialização e desligamento.

Essa agilidade também se mostra evidente em tarefas mais cotidianas, mas nem por isso menos importantes. O Asus Zenbook levou 1 minuto e 15 segundos para copiar 4GB de dados para um HD externo USB 3.0, média de 56MB por segundo. O mesmo tempo foi gasto para fazer a operação inversa, gravando os mesmos 4GB de informação para o HD externo. Já na duplicação desses 4GB de dados para o próprio disco do ultrabook, foram necessários nada mais que 20 segundos, ou seja 200MB por segundo.

Podemos afirmar que, a Asus acertou em cheio ao substituir o já veterano e lento HD (disco rígido) por 2 unidades SSD. Além de aumentar consideravelmente a velocidade de leitura e escrita do sistema operacional, também garante maior segurança aos dados, fator que ainda é o ponto fraco dos HDs, já que o SSD não possui mecanismos, nem partes móveis.

Mas como nem tudo são flores…

O desempenho gráfico da GPU Intel Iris HD5100, que é integrada ao processador, teve desempenho apenas satisfatório. Ao exibir vídeos de 720p ou mais no Youtube, utilizando o Google Chrome, ocorrem os temidos e irritantes lags (engasgos, ou atrasos), causando quase que o travamento na execução dos vídeos. O problema pode ser contornado em parte ao se reduzir a altíssima resolução nativa do monitor (2560×1440), para Full HD (1920×1080) ou menos. Isso pode ser frustrante, já que esperamos poder usufruir da alta resolução da tela em todas as ocasiões. Felizmente, os lags não se repetem ao exibir vídeos armazenados.

Claramente, o ultrabook foi desenvolvido para o trabalho, onde se saiu muito bem. Pela ausência de uma GPU dedicada, torna-se inviável utilizá-lo em tarefas que exijam muitos recursos gráficos, como por exemplo, jogos avançados.

Tela

Aqui vemos um verdadeiro show! A Asus não poupou esforços para proporcionar aos usuários uma excelente experiência visual. São nada menos que 2560×1440 pixels de resolução (WQHD), ou seja, números bem superiores ao Full HD. Na pratica, numa tela de 13.3 polegadas, temos um resultado semelhante aos vistos nas telas Retina da Apple.

Tela touch WXGA

Tela touch WQHD (2560X1440)

A tela mostrou-se excelente para leitura, navegação e para assistir vídeos em HD. A luminosidade é muito boa, assim como também as cores e o contraste. O angulo de visão é excelente (178º), e tem pouquíssima distorção de cores. 

Apesar de ser um recurso pouco útil num notebook, ainda temos na tela a opção de multi-toque de até 10 pontos. O toque é bastante sensível e responsivo. Vale lembrar que não se trata de um dispositivo híbrido, ou seja, não existe possibilidade de girar a tela e usar o Asus Zenbook como tabletOutro ponto positivo é que apesar de touchscreen, a espessura da tela é de apenas 5mm, medidas que estão entre as menores que podemos encontrar no mercado.

Tela fina: apenas 5mm

Tela fina: apenas 5mm

Por esses motivos, o Zenbook tem uma tela que se sairá muito bem tanto para entretenimento, quanto para o trabalho.

Bateria

Como já é comum nos ultrafinos, no Asus Zenbook bateria também não é removível. Também é de praxe nos ultrabooks uma boa duração de bateria, e é esse o caso aqui. Fazendo uso moderado, foi possível passar mais de um dia inteiro longe da tomada. Já em uso mais intenso, como assistir vídeos em alta definição, ou jogando, essa autonomia pode cair para cerca de 5 horas.

Podemos dizer que a tecnologia Intel, presente na última geração dos processadores Core contribui muito para a eficiência energética, tudo isso sem perder poder de fogo. Nas tarefas que demandam menos processamento, a velocidade é reduzida para maior economia de energia. Essa economia chega a 25%, segundo a Asus. A adoção de drives SSD, ao invés de um HD, proporciona um consumo ainda menor de energia.

Outro recurso interessante e bastante útil é o carregamento de dispositivos pelas portas USB, mesmo que o ultrabook esteja desligado.

Multimedia

Asus empregou a já conhecido tecnologia SonicMaster, que processa o sinal de áudio, para melhor qualidade. Os alto-falantes são assinados pela Bang & Olufsen e são bem localizados nas laterais. O conjunto tela de alta resolução e sistema de áudio HD, é muito bem ajustado. O som é muito nítido e não apresenta distorções, mesmo em volumes elevados. A reprodução de graves, é boa, mas pouco discreta. webcam captura vídeos com resolução de 720p a 30fps, com qualidade suficiente para chamadas em vídeo. No geral, a experiência multimídia é ótima.

Conectividade, acessórios e recursos

Neste aspecto temos um bom pacote. Placa Wi-Fi a/b/g/n/ac, placa de rede RJ45Bluetooth 4.0, saídas de vídeo Micro HDMI, Mini Display Port e VGA, leitor de cartões SD, 2 portas USB 3.0, e saída de áudio padrão 3.5mm.

Adaptadores VGA e RJ45

Adaptadores VGA e RJ45 USB 3.0

Lembrando que a conexão VGA funciona através de um adaptador, por meio da mini Display Port, e a placa de rede RJ45 tem interface USB 3.0, o que possibilita seu uso em outros notebooks, ou PCs.

Adaptadores VGA e Rede

Adaptadores de vídeo e rede

As conexões Wi-Fi e Bluetooth se mostraram bem estáveis e rápidas. Infelizmente, não havia uma rede Wi-Fi padrão AC no momento dos testes. Sentimos falta de pelo menos mais uma porta USB, principalmente se o usuário precisar utilizar a rede por cabo, que acaba ocupando uma das 2 únicas portas disponíveis.

O que vem na caixa:

Acessórios do Zenbook

Acessórios do Zenbook

Case tipo envelope, aveludado e com fecho magnetico

Case tipo envelope, aveludado e com fecho magnético

Aqui percebemos o cuidado que a Asus teve com a apresentação do produto. A começar pela caixa, muito bonita e com acabamento fosco. Dentro dela, além do Zenbook, encontramos:

  • Carregador;
  • Adaptador Mini Display Port-VGA;
  • Adaptador de rede RJ45-USB 3.0;
  • Case (Luva) tipo envelope, aveludado e com fecho magnético;
  • Braçadeira organizadora de cabos, em Velcro;
  • Manuais e encartes.

Conclusão

Asus fez um excelente trabalho. Entre os destaques estão design refinado, ótimo tamanho e peso, desempenho de respeito e tela touch de altíssima resolução. O armazenamento SSD de 512GB é um grande diferencial. Além de contribuir para a velocidade, e redução de medidas, de quebra ainda garante grande segurança para os dados do usuário. 

Os aficionados em games, ou profissionais que necessitam de performance gráfica elevada, poderão sentir dificuldades com a limitação da GPU Intel integrada. Mas, se você procura um produto de qualidade Premium, muita portabilidade e bom desempenho para o trabalho e entretenimento, o ultrafino Asus Zenbook será uma excelente escolha.

Disponibilidade e Preço

O Asus Zenbook é vendido no país com os nomes de modelo UX301XL e UX301LA. Com característas de hardware de um modelo premium, raramente alcançadas em um notebook/ultrabook, ele vale o preço pago, mas este é bem salgado no Brasil. Veja:

Para quem quer uma versão tão potente ou melhor até que alguns dos modelos de Macbooks disponíveis no mercado, ele é a opção certa.

Analista de Suporte em TI, entusiasta da tecnologia, principalmante sistemas móveis. Usuário de tecnologia móvel desde as agendas eletrônicas, Palmtops e Walkmans.

Comentários

Mais de Ciência e Tecnologia

Dica

Mais Lidas

Reviews

Cultura Geek

Tutoriais

To Top