Conecte-se conosco
smt-Z3Plus-capa2

Android

Review: Xperia Z3+, a novidade quente do inverno da Sony

Confira o review do XPeria Z3+, novo smartphone top de linha da Sony

smt-Z3Plus-capa

A Sony construiu ao longo de anos uma marca com forte apelo no Brasil. Com produtos sempre focados em qualidade e requinte, a empresa japonesa ainda luta para se estabelecer de forma mais sólida no segmentos de smartphones.

Recentemente, a Sony lançou seu dispositivo top de linha no Brasil, o Xperia Z3+O modelo foi apresentado ao mundo em maio com o nome Xperia Z4, no Japão, mas ganhou o nome Z3+ nas versões vendidas no resto do mundo, talvez numa intenção de mostrar que não se trata de uma mudança significativa de hardware e funcionalidades presentes.

Tivemos a oportunidade de testar esse novo smartphone e você pode conferir nossas impressões no review do Xperia Z3+ a seguir:

Design e Acabamento

Mantendo as linhas já tradicionais dos smartphones da Sony, o novo Xperia Z3+ segue o estilo consagrado do design OmniBalance que mescla materiais de qualidade (como vidro e metal) com um desenho minimalista e simétrico. Com uma elegante estrutura arredondada e painéis de vidro temperadosuas laterais são feitas de alumínio opaco com quatro amortecedores nos cantos, para uma proteção extra no caso de quedas e certificação IP65 e IP68 de resistência à água e à poeira.

Com apenas 6,9 mm e 144 gramas, o design do Xperia Z3+ está mais fino e leve do que os outros membros da “família Xperia“.

Na parte frontal, há poucas alterações em relação ao seu antecessor e vemos novamente um bom aproveitamento do espaço da tela, que ocupa quase toda frente do dispositivo e deixa pequenas bordas, em que na parte superior se inserem o auto falante e a câmera frontal. A traseira tem na parte superior esquerda a câmera e o flash. É importante ressaltar que esses elementos não ficam salientes e as placas de vidro temperado do design deixam o aparelho totalmente liso.

Mesmo com a redução na espessura (diminuiu de 7,3 mm para 6,9 mm), o Xperia Z3+ manteve o posicionamento dos botões, deixando a parte funcional (liga/desliga; controle de volume; botão específico para câmera) no lado direito e as entradas para chips da operadora e cartões microSD no lado esquerdo.

Finalizando a visão geral do Xperia Z3+, na parte de cima temos o microfone secundário e a saída de áudio para fones de ouvido. Na parte de baixo temos 2 alterações em relação ao Z3, já que a entrada para cabos microUSB (como o carregador de energia) agora se posiciona nessa parte e não mais do lado esquerdo do aparelho. Ela também dispensa o uso de proteção para manter a impermeabilização contra líquidos.

Tela

smt-Z3Plus-screen

Uma das maiores qualidades dos dispositivos da Sony é, sem dúvidas, a qualidade de sua tela. Mas neste quesito, infelizmente, o Xperia Z3+ fica um pouco atrás de seus concorrentes neste quesito. A empresa decidiu manter o mesmo display integrado ao Xperia Z3. Com isso temos a repetição da tela feita com a tecnologia IPS LCD com resolução Full HD (1.920 x 1.080 pixels), incluindo as mesmas tecnologias usuais TRILUMINOS, X-Reality e Live Color LED.

Essas configurações são inferiores a concorrentes como os dispositivos da linha Galaxy S6 e o LG G4, ambos com resolução QHD (2560 x 1440 pixels) mais nítidas e claras. A performance inferior se deve não apenas à sua baixa resolução se comparada aos concorrentes, mas também em termos de reprodução de cores.

No entanto, é preciso ressaltar que apesar das limitações de construção, o Xperia Z3+ tem um bom desempenho em relação à luminosidade da tela, que combinada à tecnologia de aprimoramento de contraste da Sony faz com que o brilho do display se destaque em qualquer condição de luminosidade (não apenas em ambientes com pouca luz). A visibilidade em ângulos inclinados também merece ser destacada, especialmente no quesito anti-reflexo em ambientes com muita luz natural.

Desempenho

smt-Z3Plus-snapdragon810

O Xperia Z3+ recebeu um upgrade em relação ao seu antecessor, adotando o problemático processador Snapdragon 810 Octa-Core em combinação com 3GB de memória RAM e a GPU Adreno 430. Apesar do dispositivo ter apresentado bons resultados nos testes de Benchmark (marcando pouco mais de 50.000 pontos), a pontuação do aparelho é inferior a obtida por um processador Exynos de oito núcleos da Samsung.

Entretanto, o desempenho inferior não é o principal problema desse processador e mesmo rodando a versão (Snapdragon 810 versão 2.1) revisada do Snapdragon 810, o Xperia Z3+ superaquece muito rápido. O centro do aquecimento se encontra na parte de cima do aparelho, próximo à câmera na parte traseira.

smt-Z3Plus-Benchmarks

Nos testes, sempre que o dispositivo tinha que realizar tarefas mais pesadas como gravar vídeos em 4k, usar recursos da câmera ou rodar jogos, o problema de superaquecimento voltava a ocorrer. Além de perda de performance, muitas vezes o Xperia Z3+ chega a forçar o fechamento de aplicativos quando a temperatura sobe demais.

O aquecimento não influencia diretamente a velocidade do dispositivo em seu uso cotidiano (verificar emails, SMS, telefonar, etc.), mas ele também ocorre durante essas atividades em menor intensidade. O problema infelizmente interfere diretamente na experiência de uso que acaba sendo limitada por este motivo.

smt-Z3Plus-heatwarning

A Sony afirmou que está ciente do problema e que uma atualização em breve vai corrigir não só o problema do app de câmera e de outros obstáculos. A própria Qualcomm realizou uma revisão no programa de gerenciamento do Snapdragon 810, lançando a versão 2.1. Mas isso não significou uma versão otimizada do chipset, sendo apenas um novo software que até o momento não foi suficiente para solucionar o superaquecimento.

Sistema e Software

smt-Z3Plus-software

O Xperia Z3+ repete a bem sucedida combinação do Xperia UI (User Interface) com o Lollipop 5.0.2 (sistema que já vem nativo de fábrica), como já foi feito em dispositivos como o Xperia Z3 e o Xperia M4 Aqua. Pessoalmente, tenho minhas dificuldades com o Xperia UI, interface da qual não sou muito familiarizado, e mesmo sendo uma das plataformas mais fiéis ao Android puro, é preciso um pouco de paciência até se inteirar melhor com ela.

Entretanto depois de certo tempo de uso, é possível explorar alguns recursos que a plataforma oferece, como uma navegação leve, widgets inteligentes e intuitivos e muitas possibilidades de personalização. Como todos os dispositivos, o Xperia Z3+, vem com uma considerável cota de bloatware. Aplicativos como o PSN (PlayStation Network), o Xperia Lounge e o What’s New ocupam muito espaço e serão usadas por poucas pessoas.

Câmera

smt-Z3Plus-camera

A qualidade em lentes e câmeras fotográficas é uma das características mais marcantes da Sony e essas tecnologias são incorporadas em seus smartphones. O XPeria Z3+ tem uma câmera de 20,7 MP (mesma presente no Xperia Z3) que trabalha em conjunto com o exclusivo sensor Exmor RS e permite tirar fotos bastante nítidas, com contrastes equilibrados e bom balanço de cor (especialmente em situações de boa luminosidade).

A câmera frontal possui uma lente grande-angular de 25 mm, com distância focal de f/2.0 que também proporciona boas fotos quando há pouca iluminação. Nessas condições, naturalmente notei que as fotos acabam ganhando um pouco de grão, mas ainda assim as fotos tiradas pelo Xperia Z3+ merecem menção. Além disso, a câmera tem capacidade de gravar vídeos em 4K, porém essa função acaba sendo severamente limitada pelo superaquecimento do dispositivo.

Para tirar fotos na qualidade máxima de 20,7 MP é preciso configurar a câmera para o modo “Manual“, já que na configuração automática a qualidade será de 8MP. Já a câmera frontal de 5 MP merece um destaque especial. Essa foi uma das especificações que recebeu uma das maiores atualizações por parte da Sony, passando de 2 MP no Z3 para 5 MP no Z3+. O resultado prático é um dispositivo muito bom para tirar selfies.

O Xperia Z3+ conta também com diversos aplicativos muito divertidos para editar as imagens. Infelizmente, o uso da câmera e de seus efeitos é uma das tarefas que mais aquece o dispositivo e com alguns minutos de uso surge na tela um aviso de que a temperatura do dispositivo está aumentando e o aplicativo pode fechar automaticamente durante o uso. Caso você mesmo não encerre as atividades, o app é encerrado pelo sistema após cerca de 15 segundos.

Bateria

smt-Z3Plus-bateria

Pela própria intensidade com que usamos nossos smartphones, a autonomia da bateria é uma questão cada vez mais importante para os dispositivos. Neste quesito, a Sony fez um escolha um tanto confusa ao reduzir para 2930 mAh a capacidade de sua bateria (lembrando que a do Z3 tinha 3100 mAh).

Apesar disso, a empresa argumenta que o Xperia Z3+ tem uma bateria capaz de aguentar até dois dias de uso normal (sem contar jogos, vídeos e edição de fotos). Nos testes práticos, realmente é possível usar o celular por mais de 1 dia e meio fazendo funções triviais como visualizar emails e fazer ligações rápidas. O dispositivo também oferece suporte para o Quick Charge 2.0 (infelizmente ainda não disponível no Brasil) de maneira que a bateria se recarrega quase completamente dentro de 45 minutos.

A Sony incluiu alguns recursos bem interessantes para a gestão de energia como o “Modo de Espera” estendido, que desativa intuitivamente os aplicativos e funções quando não se está usando o display; o “Modo de Uso Prolongado“, que ajusta o desempenho do seu smartphone para diminuir o consumo da bateria e o “Modo Ultra STAMINA“, que limita o funcionamento do smartphone às funções essenciais (como chamadas e SMS).

Especificações Técnicas e Galeria de imagens

Veja abaixo a lista completa de especificações do Sony Xperia Z3+:

Nome Sony Xperia Z3+ (Z4, na versão internacional)
Dimensões 146 x 72 x 6.9 mm
Peso 144 g
Bateria 2930 mAh
Tela 5.2 polegadas, 1920 × 1080 pixels IPS LCD (Full HD)
Sistema Android 5.0 Lollipop
Memória(ROM / RAM) 32GB / 3GB  (possibilidade de expansão com cartão microSD até 128 GB)
Processador Processador Snapdragon 810 octa-core de 64 bit
Câmera Traseira: 20.7 megapixelsFrontal: 5.1 megapixelsCom Controle de Estabilidade, auto-foco, timer, download de funções e modos de câmera adicionais.
Resistência IPX5 / 8 e IP6X – à prova d´água e poeira
NFC Sim
Wi-Fi IEEE802.11a / b / g / n (2.4GHz / 5GHz) / ac compliant, MIMO support
Cores Branco, Preto (no exterior, ele será vendido também em Verde Água e C

Confira também as fotos de divulgação do Xperia Z3+:

Preço e Disponibilidade

A Sony lançou oficialmente o Xperia Z3+ no Brasil no dia 11 de agosto. Desde então, o smartphone está disponível nos principais canais do varejo. O modelo na versão Dual Sim tem preço sugerido de 2.999 reais (no entanto é possível encontrá-lo por cerca de R$ 2.550,00 na internet).

Avaliação

smt-Z3Plus-avaliacao

Ao analisar um smartphone acredito que devemos levar em conta como este dispositivo agrega todas as funções que ele apresenta. Especificamente no caso do Sony Xperia Z3+ acho importante levar em consideração alguns pontos. Pessoalmente sou fã do design dos smartphones da Sony e neste sentido o Z3+ é um belíssimo aparelho.

Além de bonito, o Xperia Z3+ tem uma boa pegada e seu formato slim permite que você ande com um celular de tela grande no bolso, sem causar um volume deselegante. A qualidade da câmera é um dos pontos positivos desse aparelho, especialmente devido a sua boa câmera frontal de 5MP e alguns aplicativos bem úteis e divertidos. A volta do suporte para cartão microUSB para armazenamento internos (expansível até 128 GB) também é um elemento que vale ser lembrado.

Entretanto, mesmo que a Sony nos últimos anos não tenha conseguido produzir smartphones do mesmo nível da Apple e Samsung (ou até mesmo a LG), eu esperava mais inovações para o novo dispositivo top de linha da empresa. A falta de inovação, ainda se soma com a tradicional faixa de preço dos produtos da Sony, o que torna o Xperia Z3+ um aparelho relativamente caro pelo que oferece e deve enfrentar uma forte concorrência de aparelhos como Galaxy S6 e o LG G4.

Por fim, é preciso novamente reforçar a questão do superaquecimento. A Sony precisa urgentemente adequar (ou mesmo repensar) o uso do Snapdragon 810 em seus dispositivos. Esse problema no Xperia Z3+ certamente interfere na experiência final do usuário e muito provavelmente deve ser nocivo aos componentes internos do aparelho. Se a Sony quiser entrar quente na disputa, ela precisará fundamentalmente esfriar os ânimos de seu processador.

Sony XPeria Z3+ (E6533)

R$ 2,599
Sony XPeria Z3+ (E6533)
8.7

Design

10/10

    Tela

    9/10

      Câmera

      9/10

        Bateria

        9/10

          Hardware

          7/10

            Pros

            • Design
            • Acabamento
            • Câmera
            • Suporte para cartão microSD

            Cons

            • Falta de inovação
            • Tela com baixa resolução
            • Preço
            • Superaquecimento

            Jornalista, fã de cinema e curioso de todas as coisas. Sempre atento às informações, escreve sobre ciência, comportamento e as novidades do mundo tecnológico.

            Comentários

            Mais de Android

            Dica

            Mais Lidas

            Reviews

            Cultura Geek

            Tutoriais

            To Top