Conecte-se conosco
iphonecelebrationhearst.0.0

Geral

O Windows Phone pode estar chegando ao fim!

Com o Lumia vendendo menos da metade do que vendeu em 2014, o fim do Windows Phone passa a ser uma questão de tempo

Com o Lumia vendendo menos da metade do que vendeu em 2014, o fim do Windows Phone passa a ser uma questão de tempo

Windows Phone nasceu como uma promissora alternativa para o Android e o iOS, em 2011. Quase meia década depois, a Microsoft parece ter compreendido, a duras penas, qual é a realdade atual do mercado de smartphones. Nos referimos, é claro, ao anúncio do resultado das vendas trimestrais do Lumia (Q2 FY 2016) , que atingiu apenas 4,5 milhões de aparelhos, representando uma queda de 57% em relação aos 10,5 milhões de dispositivos comercializados no ano anterior.

Se o fato da Microsoft não se envolver com a produção de aparelhos para rodarem o próprio sistema operacional já não fosse indício suficiente, os número não deixam qualquer dúvida: Nos últimos 5 anos, enquanto foram vendidos 4,5 bilhões de aparelhos Android e iOS, enquanto o Windows Phone comercializou apenas 400 milhões de dispositivos durante o período, o que representa irrelevantes 1,1% de participação no market share.

Segundo o The Verge, nem mesmo um aumento de 57% das vendas seria capaz de salvar o Windows Phone.  Diante do prejuízo, a opção foi por restringir (ainda mais) os investimentos na plataforma. Segundo a empresa, a nova estratégia é lançar no máximo 6 novos aparelhos por ano, enxugando a linha Windows Phone. Oficialmente, a Microsoft afirma que a ação visa reduzir os prejuízos com os smartphones. Na prática, o movimento deve significar o fim do Windows Phone.

Com saldo de vendas negativo, sem interesse em desenvolver aparelhos de ponta e com menos de 2% de participação no mercado, não faltam motivos para a Microsoft enterrar de vez o Windows Phone. Apesar disso, a empresa parece não ter desistido completamente da plataforma móvel, já que crescem os rumores de que há um Surface Phone por vir. A conferir!

Jornalista, fã de cinema e curioso de todas as coisas. Sempre atento às informações, escreve sobre ciência, comportamento e as novidades do mundo tecnológico.

Comentários

Mais de Geral

Dica

Mais Lidas

Reviews

Cultura Geek

Tutoriais

To Top