Conecte-se conosco
roomba_mini

Ciência e Tecnologia

Robôs aspiradores de pó Roomba começam a ser vendidos no Brasil

Um robô que limpa sua casa como no desenho animados Jetsons? Esse futuro pode não estar tão longe. Conheça o Roomba, robô aspirador de pó que acaba de chegar ao Brasil.

roomba

Todo mundo sabe o quão chato é limpar o chão e os tapetes de casa, seja com o aspirador de pó ou uma vassoura. Ninguém gosta desse tipo de serviço. Por isso, a fabricante iRobot anunciou que trouxe ao Brasil sua popular linha de robôs aspiradores Roomba 600, vendida em diversos outros países.

Os robôs fazem o trabalho de manter o chão livre de pó, cabelos, pelos e outras sujeiras. Segundo a fabricante, basta apertar um botão para que ele realize o serviço.

Mas, como o robô consegue desviar da sua mobília? Dos degraus da escada e outros desníveis? A iRobot afirma que a tecnologia iAdapt, empregada no Roomba, garante que o equipamento não enrosque em fios e desvie de possíveis obstáculos, através de um conjunto de sensores e um sistema de tomada de decisões. Os sensores também são usados para detectar locais mais encardidos que demandem mais tempo de faxina.

O processo de limpeza em si funciona da seguinte maneira: uma série de escovas giratórias coletam a sujeira no trajeto do Roomba. Enquanto isso, o aspirador suga os resíduos das escovas e aloja em um compartimento interno. Ele se adapta a diferentes tipos de piso e limpa cantos e nos espaços debaixo dos móveis. Depois de tudo limpo, ele ainda retorna sozinho à base para recarregar a bateria.

Os modelos Roomba vendidos inicialmente no Brasil serão o 620 (R$ 1299) e o 650 (R$ 1699) através do site da fabricante e em redes varejistas. O modelo 650 conta com o diferencial de poder ser programado para executar a limpeza diariamente e inclui uma “parede virtual”, para que o robô limpe apenas os cômodos desejados pelo usuário.

Já vivia na nuvem antes de ser modinha.

Comentários

Mais de Ciência e Tecnologia

Dica

Mais Lidas

Reviews

Cultura Geek

Tutoriais

To Top