Conecte-se conosco
ARC

Android

Agora é possível rodar apps do Android a partir do Chrome

Em setembro do ano passado o Google apresentou uma ferramenta voltada para desenvolvedores que permitia rodar aplicativos do Android dentro do Chrome OS. Agora, a empresa deu mais um passo para a integração entre plataformas e lançou uma extensão pro navegador Chrome que permite trazer esses apps para o Windows, OS X e Linux.

ARC
Em setembro do ano passado o Google apresentou uma ferramenta voltada para desenvolvedores que permitia rodar aplicativos do Android dentro do Chrome OS. Agora, foi a vez da empresa arc-eng lançar uma extensão pro navegador Chrome que permite trazer esses apps para o Windows, OS X e Linux.

Chamada de ARC Welder, a extensão é simples e pode ser testada por qualquer usuário, basta baixá-la na Chrome Web Store. Uma vez instalada, você precisará dos arquivos *.apk (formato dos aplicativos do Android) para rodá-los em sua máquina.

Depois de selecionar o *.apk, você chegará à tela “Teste seu app”, onde decide se quer rodá-lo com a tela na vertical ou horizontal, em modo smartphone ou modo tablet.

Apesar do Google Play não disponibilizar os aplicativos nesses formatos, existem formas alternativas de obtê-los, como o site APKMirror ou o serviço AirDroid que conta com uma funcionalidade para o download do *.apk dos apps que você já possui instalado em seu dispositivo.

O ARC Welder possui suporte ao Google Play Services — um conjunto de APIs e ferramentas essenciais para que vários aplicativos do Android funcionem — por isso a maioria dos apps funcionam bem. Existem algumas exceções, como Gmail e o Chrome para Android, que necessitam de APIs que ainda não estão disponíveis.

A mágica é possível graças ao NaCl (Native Client), uma tecnologia do Google para rodar código C e C++ dentro do navegador de forma isolada (em sandbox), aproveitando todo o potencial do processador e GPU da sua máquina.

Fonte: Google Developers e 9to5 Google.

19, estudante de Comunicação e Multimeios na PUC-SP. Curioso e apaixonado por tecnologia, escreve sobre o tema há cinco anos.

Comentários

Mais de Android

Dica

Mais Lidas

Reviews

Cultura Geek

Tutoriais

To Top