Conecte-se conosco
AOKP_SGS2

Android

Rom custom Android Open Kang Project (AOKP) para o Samsung Galaxy S2

Faz uns dias adquiri um Samsung Galaxy S2 GT-i9100 e, desde então, vim experimentando algumas ROMs customizadas nele. Cheguei a experimentar seis delas, todas muito boas e estáveis, porém umas não apresentavam os toggles na barra de notificações, me obrigando a aplicar um widget na minha homescreen, e os toggles são essenciais para mim. Outras ROMs reiniciavam pelo menos uma vez durante o uso no dia-a-dia, e em algumas o consumo de bateria estava absurdamente grande. Já em outras, a baseband instalada não funcionava perfeitamente para a minha região e, por conseqüência, os meus sinais (WiFi, GPS, Bluetooth e Dados) oscilavam ou não pegavam bem. Sendo assim, troquei kernel, baseband e, em suma, testei de tudo. Veja abaixo os resultados…

Faz uns dias adquiri um Samsung Galaxy S2 (GT-i9100) e, desde então, vim experimentando algumas ROMs customizadas nele. Cheguei a experimentar seis delas, todas muito boas e estáveis, porém umas não apresentavam os toggles na barra de notificações, me obrigando a aplicar um widget na minha homescreen, e os toggles são essenciais para mim. Outras ROMs reiniciavam pelo menos uma vez durante o uso no dia-a-dia, e em algumas o consumo de bateria estava absurdamente grande. Já em outras, a baseband instalada não funcionava perfeitamente para a minha região e, por conseqüência, os meus sinais (WiFi, GPS, Bluetooth e Dados) oscilavam ou não pegavam bem. Sendo assim, troquei kernel, baseband e, em suma, testei de tudo. Veja abaixo os resultados:

Ainda existem outras ROMs na minha lista de testes, mas a próxima da fila neste momento é a Android Open Kang Project (AOKP) Android 4.1.1 Build 4 recém lançada (29/09/2012).

Para instalação, apesar de eu estar vindo da também muito boa Resurrection Remix, uma ROM baseada na AOKP, eu resolvi fazer uma limpa. Fiz o backup do meu aparelho (aplicativos e dados) com o Titanium Backup, fiz o backup do launcher (uso o Nova Launcher e ele tem este recurso), carreguei o aparelho completamente, gravei em uma pasta na raiz do meu cartão SD o APK (arquivo de instalação) do Titanium, do Launcher, do Samsung Apps, o da Rádio FM e outros que eu julgo fundamentais para serem logo instalados no aparelho, além dos arquivos de instalação da ROM (Firmware e GAPPS).

Reiniciei o aparelho em modo recovery, fiz o backup por NANDROID (não se trata de neurose, mas tenho mais de 250 aplicativos e troco de ROM constantemente, já pensou no trabalhão que dá ter que configurar tudo novamente?), selecionei a opção de “report error” em “advanced”, reiniciei o recovery (“reboot recovery”) e após fazer o Wipe de Data (Factory Reset) que praticamente zera o seu aparelho, instalei os arquivos da ROM.

O primeiro boot demorou um pouco, diferente das outras ROMs que testei neste aparelho e que foram super rápidas. Achei até que podia ter “bugado” algo, mas em fim a ROM entrou, fiz o login com a conta do Google a e antes que a Play Store começasse a instalar tudo o que demora uma vida, ele instala sem os dados e ainda inexplicavelmente esquece de instalar um ou outro aplicativo, entrei na Play Store, interrompi as instalações e baixei apenas um explorador de arquivos (baixei o X-Plore File Manager) pois nesta ROM, pela primeira vez, não encontrei um aplicativo de terceiros ou nativo com esta função … bom, acessei a pasta do meu cartão SD que tinha os APKs que eu precisava e instalei tudo … acessei o Titanium selecionei os aplicativos que queria que ele restaurasse e solicitei que restaurasse os APPs e os dados destes aplicativos e do sistema … não precisei utilizar o backup do launcher, o próprio Titanium atualizou ela exatamente com ela era antes.

De qualquer forma, não selecionei em definitivo o Nova como laucher padrão e testei um pouco launcher padrão AOKP que vem na ROM, ele é baseado no launcher stock AOSP (Trebuchet?), bonito e eficiente, as transições são rápidas e fluidas, mas ele é cru demais, pouco customizável.

Características da AOKP:

Com relação aos recursos da ROM AOKP, o melhor é a possibilidade de ter total controle sobre o aparelho, você configura tudo no menu ROM Control, em settigns, desde a UI, passando pelo boot animation (pode trocar, desabilitar, etc), à rotação do aparelho, cor e funcionamento do LED, Densidade do LCD, lockscreen, menu de Power, barra de navegação, toggles, etc. Isso sem falar que a ROM lhe permite ainda alterar configurações avançadas como em relação a CPU, a voltagem, a memória, etc.

Além da customização, a AOKP impressiona pela leveza e fluidez, com transições suaves, sem tremedeiras ou lags. Particularmente, eu utilizo as transições no estilo “card stack” com papel de parede fixo e as transições estão perfeitas.

Conexões e Sinal:

Com relação à conexão, eu diria que a 3G está até excelente, em locais onde normalmente a conexão oscila muito ele funcionou bem. O tethering do 3G por WiFi também funcionou perfeitamente. A conexão Bluetooth, assim como o tethering pelo Bluettoth também funcionam perfeitamente. A recepção do WiFi é muito boa. Das ROMs que eu testei, esta foi a que teve o melhor sinal, mesmo utilizando mesmo kernel e baseband utilizado em outras ROMs.

O sinal para ligações também não apresentou problemas, cheguei a fazer ligações de mais de uma hora sem problema, de vários locais da cidade (Salvador, Bahia), inclusive em ambientes fechados, como garagens subterrâneas e naturalmente com pouco sinal. O envio e o recebimento de SMS e MMS também está funcionando perfeitamente.

Com relação ao GPS, fiz poucos testes, ele pegou rápido o sinal utilizando o aplicativo Foursquare, o Waze e o Latitude (Google Maps), porém em algumas tentativas não fixou satélites ao tentar georeferenciar fotografias para o aplicativo Instagram.

Fotografia e Filmagem:

Falando em fotografias, a câmera é muito boa, utiliza a resolução máxima para fotos com qualidade, com intervalo satisfatório entre fotografias mesmo na qualidade super do JPG. A fotografia panorâmica peca ainda em qualidade e tem os mesmos bugs já conhecidos para as versões stock do ICS e que não são exclusivos para o GT-i9100 (SGS2) e muito menos para a Samsung gerando verdadeiros fantasmas em algumas fotos. A câmera frontal faz imagens razoáveis em UXDA, na verdade boas para o seu propósito!

A filmadora funciona perfeitamente sem lags, e obtém imagens em SD (480p), HD (720p) e FullHD (1080p), melhor que muita máquina digital compacta.

Bateria:

Agora, o que mais me impressionou na AOKP foi a bateria, nenhuma ROM que testei me deu mais que 12 horas de bateria com uso moderado, já esta com uso intenso me permitiu usar o aparelho por aproximadamente 15 horas, sendo as chamadas de voz o que mais a consumiram (54%), seguido pela tela que consumiu apenas 26%. E olha que mantive o brilho no automático, joguei, testei várias coisas, aplicativos, filmagens, fotos, vídeos, música, internet 3G, bluetooth, etc … vamos ver se ao longo dos próximos ciclos este desempenho melhora ainda mais como de costume.

Outros Aplicativos:

A galeria não apresentou nenhuma novidade, funciona perfeitamente. O aplicativo de música padrão desta ROM é o Apollo que está funcionando bem. Mas, logo na primeira vez que usei, ele confundiu as capinhas dos álbuns e em dado momento deu forced close (FC), porém este problemas não se repetiu mais. O Google Play Music já funcionou melhor, sem FC, reconheceu direito as capinhas, etc.

Com relação ao browser, estou usando o padrão mesmo, que vem na ROM e está funcionando tudo perfeito, sistema de abas, possibilidade de navegar como anônimo, etc.

Com relação aos jogos, joguei algumas partidas de Angry Birds Rio, Asphalt 7 , Rayman Jungle Run e Oscura. Nenhum jogo apresentou nenhum problema e funcionaram lisinhos, apenas no Asphalt 7 o aparelho aqueceu um pouco além do normal para os demais usos que fiz com esta ROM, chegando a 39ºC enquanto que normalmente a sua temperatura é de 30-31ºC.

Screenshots:

Para mais informações, visite também a thread do XDA sobre a AOKP Jelly Bean 4.1.1 para o SGS2 GT-i9100.

Apesar de não atuar profissionalmente na área de tecnlogia, sou um entusiasta do assunto desde pequeno quando em casa brincava com TKs, CPs, MSX, IBM PC Jr, etc cada qual a seu momento ... desde meados da década de 90 com o tijolão PT500 minha fissura ficou sendo os celulares, nos dias atuais com predileção pelo mundo do Android e suas infinitas possibilidades ... nas horas vagas faço fotos e mergulho e no mundo real sou consultor e trabalho com gestão de projetos de licenciamento ambiental.

Comentários

Mais de Android

Dica

Mais Lidas

Reviews

Cultura Geek

Tutoriais

To Top