Conecte-se conosco
ParanoidAndroid-o_Nexus_theme

Android

ROM ParanoidAndroid AOSPA 3.9+ baseada no Android 4.3 para o LG Nexus 4 (Mako)

Instale a mais recente versão do sistema Android (4.3) no LG Nexus 4, com as personalizações especiais da ROM ParanoidAndroid (AOSPA 3.9+).

ParanoidAndroid-o_Nexus_theme

Até meados de maio eu vinha mantendo o Android “Puro” (AOSP) no meu Nexus 4 (LG E960), queria experimentar já que desde que adquiri o Galaxy Nexus a aproximadamente um ano, eu nunca aproveitei o AOSP, sempre partia para uma custom, fiquei meses usando a CyanogenMod 10 e depois a CM10.1 e em seguida parti para a ParanoidAndroid AOSPA 3+.

A minha intenção era aguardar até o lançamento da próxima versão do Android para então começar a testar as novas ROMs, com as novidades apresentadas para as ROMs CyanogemMod e ParanoidAndroid, não aguentei e resolvi instalar uma custom no meu “Mako”.

A bola da vez é a ParanoidAndroid AOSPA 3.9+, ROM que já incorpora das novidades da versão 4.3 do sistema Android. Veja abaixo as minhas impressões e os passos para instalá-la:

Arquivos para instalação

Kernel PA Stock (download link): além de versões mais antigas da ROM, cinco opções de Kernel são oferecidas. Os nomes são autoexplicativos e cada opção altera um parâmetro da tela do seu Nexus 4. Eu optei pela Google Stock, já que não estou insatisfeito com as cores mais reais e menos saturadas da tela do meu aparelho.

ROM (download link): As versões mais novas da ROM estão neste link. Escolha a mais atual e faça o download (o Android 4.3 está presente nas versões 3.9 ou superiores).

GAPPs (download link): As versões mais novas do GAPPs, específicas para as ROMs ParanoidAndroid são encontradas neste link. Escolha a mais atual.

Se você preferir, pode baixar o aplicativo Goo Manager na Play Store e, à partir dele, baixar os arquivos da ROM e do GAPPs direto para o seu aparelho. Para isso, siga os passos abaixo:

  1. Clique em “Browse all files“;
  2. Selecione a opção “devs” (tanto para a ROM quanto para o GAPPs);
  3. Busque por “paranoidandroid” e clique nesta opção;
  4. Clique em “roms“;
  5. Busque primeiro pela opção “mako“, clique nela;
  6. Escolha o arquivo da ROM que deseja instalar e clique sobre ele;
  7. Clique em “Begin Download” e aguarde a ROM ser baixada;
  8. Retorne até o item (5) só que ao invés de procurar por “mako” procure por “gapps“, selecione o mais atual e baixe;
  9. Para o Kernel, volte para o item (5) e vá novamente à opção “mako“, os kernels específicos para o Nexus 4 estão nesta pasta, escolha o de sua opção e baixe.

Tutorial de Instalação

  1. Faça o bom e velho backup de tudo, eu uso o Titanium Backup * Root;
  2. Se você baixou pelo Goo Manager, pule para o 5º Passo, caso contrário siga para o próximo Passo;
  3. Baixe os arquivos necessários (KernelROM e GAPPs) nos links apresentados à cima, e os transfira sem descompactar para a memória do seu Nexus 4;
  4. Carregue a bateria do seu Nexus 4 completamente. Assim você terá bateria o suficiente para resolver qualquer problema que possa vir a acontecer durante a instalação;
  5. Reinicie o seu Nexus 4 em modo recovery, para isto, considerando que você vem da ROM Stock, desligue o Nexus, clique simultaneamente em Power e no botão de volume para baixo, com o volume para cima navegue nas opções até aparecer Recovery Mode e clique no Power para iniciar o recovery.
  6. Se você fez o root em seu Nexus 4, como explicado neste tutorial, o seu aparelho está com o Recovery TWRP. Neste caso, clique em Wipe e selecione Factory Reset para limpar o seu aparelho (isso irá apagar tudo, os seus dados e os aplicativos que você baixou e trará seu aparelho para as configurações originais de fábrica).
  7. Para instalar, clique em install e selecione o arquivo a ser instalado, inicie pelo Kernel, depois instale o arquivo da ROM e por ultimo o GAPPs.
  8. Recomendo sempre, após cada instalação, fazer o wipe de Dalvik e de Cache, uma opção irá aparecer para você na tela do TWRP, basta clicar e aguardar.
  9. Já instalou os três arquivos? Agora, reinicie o sistema e… bom proveito!

Impressões sobre a ParanoidAndroid AOPSA 3+ no Nexus 4

Primeiro Boot:

O primeiro boot levou dois minutos para ser concluído. Achei rápido, porém não posso tecer comparações ainda, já que esta é a primeira custom ROM que instalo no Nexus 4. De qualquer forma, noto que a animação de boot é muito feia (ainda bem que o boot é rápido, rs).

Configurações da ROM:

As configurações são padrão, acontecem da mesma forma que para a ROM stock. Você seleciona o país e o idioma, conecta a um ponto de acesso WiFi, cadastra sua conta do Google/Gmail e sai aceitando tudo (Play Store, localização, etc … eu pelo menos aceito).

Como estou em um local com WiFi deixei a Play Store restaurar meus aplicativos e depois usei o Titanium Backup apenas para restaurar os dados dos aplicativos e os aplicativos que a Play Store deixou de fora, e olha que não foram poucos.

Depois, segui configurando o Cerberus anti-roubo, fiz todos os testes e ele está funcionando bem, localizando bem, batendo as fotos ao errar o padrão e enviando para meu e-mail, enviando mensagens para o e-mail com a localização sempre que eu insiro um SIM card não autorizado nele, etc.

Conexões (3G e WiFi)

Tive apenas um problema com a conexão, em geral o WiFi se manteve estável, mas o aparelho não encontrou a minha rede do trabalho. Para as demais, não ouve qualquer problema.

A conexão 3G funcionou da mesma forma que na ROM Stock, diria que até um pouco mais estável.

Utilizei o thetering via WiFi e funcionou perfeitamente. Não testei via USB e Bluetooth já que não tenho utilizado estes meios no dia-a-dia.

NFC

Passei fotos sem o menor problema usando o NFC e consegui usar as tags que já tinha após atualizar os dados de usuário dos programas de gerenciamento das Tags com o Titanium Bakup.

GPS

O GPS está funcionando perfeitamente, desde o primeiro dia utilizei o Waze Social GPS e ele não teve o menor problema para me posicionar, o mesmo para o Ingress, não tive o menor problema com o jogo.

Outros aplicativos que usei neste período que utilizam ou se baseiam no posicionamento geográfico e não apresentaram problemas foram o Instagram ao georeferenciar postagem de fotos e vídeos, o Facebook Messenger e o Viber ao divulgar meu posicionamento e o Foursquare, entre outros.

Tela

Para os que não curtem a tela do Nexus 4 com suas cores mais reais e menos saturadas, o ParanoidAndroid por definição já satura um pouco mais as cores da tela. Além disso, por ter concedido o acesso root você pode instalar o aplicativo Nexus 4 Display Control e alterar as configurações de brilho, saturação, gama e outras da tela do seu aparelho. Eu usei para diminuir a saturação e trazer ela para o mais próximo da stock.

Outras alterações na tela podem ser feitas aplicando o kernel específico com calibragem pré-definida de brilho, de contraste, halfbreed ou Holo Blue.

Fluidês

As transições entre telas estão fluidas, porém neste quesito a ROM stock já estava melhor.

Câmera

Tive problemas com a câmera pelo menos uma vez neste período, eu a acessei através da lockscreen, fiz duas fotos mas elas não foram gravadas no aparelho, não as consegui encontrar em lugar nenhum, porém tirei muitas fotos e isto só aconteceu uma única vez e nas versões 3.6+.

Com a atualização para 3.9+ baseada no Android 4.3 o app da câmera mudou um pouco, mas continua excelente.

PIE

PIE é um recurso interessantíssimo, porém ainda tenho dificuldade de usá-lo na ParanoidAndroid. Não é tão simples usá-lo e manter a barra de notificações ativa e, para mim, é essencial essa combinação, apesar de ser redundante em alguns casos.

HALO

ParanoidAndroid-nexus-4

O Halo é um recurso que não só trás as ballheads do Facebook Messenger para a notificação de outras aplicações como permite abrir e utilizar qualquer aplicativo flutuando em sua tela, lhe permite responder em uma conversa no WhatsApp Messenger, por exemplo, sem precisar alternar entre um aplicativo que você estava utilizando, assim como você já está acostumado a fazer com o FB Messenger.

ParanoidAndroid trás já o recurso Halo incorporado, porém, se você quiser tirar ainda mais proveito do recurso, existe um aplicativo que pode ser baixado na Play Store para gerenciá-lo, é o Halo ))), um aplicativo gratuito.

O recurso funcionou perfeitamente e se mostrou muito útil para ler e-mails também. Foi possível inclusive abrir um jogo e jogar com o Halo, apesar de que acho isso inútil já que reduz a área da tela.

Segue um vídeo demonstrando o uso do Halo:

PA Preferences PRO

Para administrar a sua ROM a ParanoidAndroid conta com um aplicativos que pode ser baixado na Play Store, o Paranoid Android Preferences PRO. O aplicativo é pago, custa USD 2,99, mas é útil e além disso ajuda os desenvolvedores da ROM que já fazem o trabalho principal (a ROM).

Paranoid OTA

Paranoid OTA é um APP que já vem na ROM e mostra quando estão disponíveis novas versões da ParanoidAndroid. Infelizmente, não funcionou muito bem para baixar as atualizações e instalá-las. Continuo baixando pelo Goo Manager e instalando via TWRP (Recovery).

Conclusão

Considero esta ROM excelente. Pelo menos por enquanto, não volto para a Stock de forma alguma. Experimentem também e comentem.

Apesar de não atuar profissionalmente na área de tecnlogia, sou um entusiasta do assunto desde pequeno quando em casa brincava com TKs, CPs, MSX, IBM PC Jr, etc cada qual a seu momento ... desde meados da década de 90 com o tijolão PT500 minha fissura ficou sendo os celulares, nos dias atuais com predileção pelo mundo do Android e suas infinitas possibilidades ... nas horas vagas faço fotos e mergulho e no mundo real sou consultor e trabalho com gestão de projetos de licenciamento ambiental.

Comentários

Mais de Android

Dica

Mais Lidas

Reviews

Cultura Geek

Tutoriais

To Top