Conecte-se conosco
Visual Android (Ice Cream Sandwich)

Android

Saiba como mudar a aparência do seu Android – Parte 1 – Launchers

Inaugurando minha primeira postagem no blog Showmetech, trago um misto de tutorial com aplicativos recomendados. Espero que gostem!

Muitos usuários são fãs do Android e diariamente estão em contato com este sistema operacional. Mesmo assim, acabam sendo um tanto resistentes na utilização de alguns recursos mais avançados,  limitando assim seu aproveitamento. Então, para justificar as críticas sobre “acessibilidade” do Android, nada melhor que um pouco de esforço bem explicado para tirarmos o melhor proveito desse maravilhoso sistema. Por exemplo:

Launchers:

Os Launchers são interfaces gráficas do Android responsáveis pela exibição dos ícones, widgets, e também pela lista de aplicativos. Comparando com o Windows, seriam o equivalente ao “Desktop + o Menu Iniciar”. Usuários do Linux  já tem maior familiaridade com as mudanças de interface gráfica, pois é algo simples de se fazer no Linux. Como veremos, no Android também não deixa de ser.

A primeira vez que substituí o “Launcher” do meu aparelho, fiquei tão feliz pois senti como se estivesse com um aparelho novo, devido às mudanças no visual e no desempenho que a troca deste tipo de aplicativo pode trazer. Para fazer o mesmo escolha o Adw Launcher, por exemplo, e o instale-o:

ADW Launcher

Depois de instalado, quando apertar o botão Home (símbolo da casinha) , o sistema perguntará qual launcher você deseja utilizar como interface gráfica:

Note que existe uma opção “Usar como padrão para esta ação“, marque caso você decida usar esse launcher como o padrão, para esta janela não seja exibida toda vez que a Home for usada.

Dica: Casos você desista de ter esse launcher como padrão, ou qualquer aplicativo como navegador, player, telefone, etc… , basta acessar o gerenciamento de aplicativos em Configurações > Aplicativos > Todos (aba) > (Nome do Launcher definido como padrão) > Limpar Padrão.

Agora já é possível visualizar o nosso novo launcher. Perceba que o sistema ganhou uma nova forma de exibir seus recursos:

Saiba que Launchers mais elaborados, como Adw Launcher e Go Launcher, possuem recursos e configurações bem interessantes a serem exploradas, e uma delas é a modificação de temas.

Dica: Estes são apenas exemplos, você pode explorar pois possuem vários Launchers criativos e distintos, alguns em 3D (veja SPB Shell 3D) e outros simplistas (veja Zeam Launcher). Algum sempre atenderá ao seu gosto.

Que tal adicionarmos um novo tema ao nosso Launcher?

Instale o ADW Launcher Cold Fusion New via Market ou web.

Após baixado e instalado, aperte o botão Home, em seguida o botão Menu > Mais e seleciona ADWSettings.

Agora selecione Preferência de tema > Selecione seu tema > Kooks Cold Fusion e então Aplicar tema!.

Seu Android  nem parece mais o mesmo não é? (Obs: no meu tema os ícones não mudaram, pode ser alguma incompatibilidade com o Android 4.0, mas o normal é mudar)


Volte ao ADWSettings e explore as diversas configurações e verá que existem opções incríveis, como controlar a ação do botão Home, utilizar recursos como deslizar para baixo e para cima para abrir aplicativos ou refletir alguma ação no Launcher.

Então, ficamos por aqui com essa primeira parte sobre como modificar a aparência do seu Android. Logo postaremos sobre como alterar e configurar o aplicativo do telefone, mensagens e papéis de parede animados, dando cada vez mais uma aparência única ao seu Android!

Gostou do tutorial? Deixe seus comentários, correções e sugestões nos campos abaixo.

Programalista e fã do Sistema Operacional Android, procurando sempre ter um pouco mais de conhecimento sobre todo o ambiente em torno deste robozinho verde.

Comentários

Mais de Android

Dica

Mais Lidas

Reviews

Cultura Geek

Tutoriais

To Top