Connect with us

Ciência e Tecnologia

Saiba mais sobre como funciona a espionagem americana

A Agência de Segurança Nacional vem utilizando supercomputadores, truques técnicos, ordens judiciais e persuasão por debaixo dos panos para minar as principais ferramentas que protegem a privacidade das comunicações cotidianas dos dias atuais.

agênciaamericana

Após o vazamento de informações sobre a espionagem americana feitas pelo ex-técnico da CIA Edward Snowden, o mundo vem se preocupando cada vez mais com as questões de privacidade e segurança na internet que a NSA (Agência de Segurança Nacional dos Estados Unidos) tem conseguido burlar.

A NSA utiliza supercomputadores, truques técnicos e ordens judiciais para minar as principais ferramentas que protegem a privacidade das comunicações cotidianas. Até a presidente Dilma Rousseff foi alvo da bisbilhotice do Tio Sam.

A agência de espionagem tem contornado ou quebrado a maioria da criptografia que protege dados do comércio mundial, sistemas bancários, informações como fichas médicas, e-mails, bate papos na internet, chamadas telefônicas e outras formas de comunicação em todo o mundo.

O sucesso em decifrar dados protegidos é tratado como um dos segredos mais bem guardados, restrito ao pessoal que participa de um programa ultra secreto chamado Bullrun, de acordo com os documentos de Snowden.

A partir de 2000, várias ferramentas de criptografia foram incorporadas à internet, por isso, a NSA investiu bilhões de dólares para manter a capacidade de acessar as informações na rede.

De acordo com os documentos, a agência implementou computadores super-rápidos, construídos de forma personalizada, para quebrar códigos e contou com a ajuda de empresas de tecnologia nos Estados Unidos e outros países para incluir portas de entrada (backdoors) nos serviços na rede mundial de computadores.

Os documentos não informam quais empresas participaram. A agência também invadiu computadores de destino para interceptar mensagens antes que elas fossem criptografadas.

Conforme as informações são publicadas, é possível entender melhor e verificar o alcance do sistema de espionagem norte-americano. A quebra de privacidade virou assunto em todo o mundo e nos faz pensar sobre as consequências em nossas vidas.

E vocês, o que acham?

Via: Bits

Natural de Aracaju-SE, apaixonado por Android, desenvolvimento web, mobile, tecnologia e aquarismo. Trabalha com análise de sistemas, é flamenguista e pai de uma princesa.

Comments

Dica

Mais Lidas

Reviews

Cultura Geek

Tutoriais

To Top