Conecte-se conosco
bill-gates-capa

Ciência e Tecnologia

Saiba qual é o maior temor de Bill Gates em relação ao futuro da humanidade

Em entrevista ao portal Vox, Bill Gates fala sobre como a ameaça de uma pandemia global pode ser mais assustadora do que uma Guerra Nuclear

Bill Gates - Pandemia

Em entrevista ao portal Vox, Bill Gates fala sobre como a ameaça de uma pandemia global pode ser mais assustadora do que uma Guerra Nuclear

Em um mundo com mais de 7 bilhões de pessoas (e crescendo…), não faltam motivos para se preocupar com o futuro da espécie humana. Nos primeiros anos do século XXI temos visto a multiplicação de conflitos e crises econômicas e humanitárias em todo planeta.

Se a situação geopolítica contribui para o atual estágio de penúria de humanidade, existem outras ameaças ao futuro que preocupam uma das grandes mentes da atualidade. Em entrevista ao portal Vox, Bill Gates falar sobre sua maior preocupação com o futuro na Terra: uma pandemia mundial.

Inimigo íntimo

Bill Gates - Pandemia

Quando pensamos em catástrofes naturais, é mais comum pensar em terremotos, erupções vulcânicas, ou até mesmo uma colisão de um asteroide. Para Bill Gates, estes eventos, além de serem raros, são cada vez mais preveníveis através do uso da tecnologia.

O bilionário acredita que a maior ameaça para nossa espécie é um inimigo conhecido. Gates alerta que as pandemias são as catástrofes mais prováveis da história da raça humana, uma vez que isso já ocorreu diversas vezes, inclusive no passado recente.

Da Gripe Espanhola ao Ebola

Bill Gates - Gripe Espanhola

A preocupação de Bill Gates se fundamenta em um argumento historicamente recente. Citando o surto de Gripe Espanhola (Influenza H1N1) que matou 40 milhões de pessoas entre 1918 e 1919, ele nos lembra que o número de vítimas supera os mortos na Primeira Guerra Mundial.

Gates sustenta que a recente situação com o Ebola demonstrou que não estamos preparados para enfrentar uma pandemia global. “Se você olhar para o que aconteceu, o problema não era que o sistema não funcionava corretamente, a questão é que não havia nenhum sistema“, lamenta.

Uma nova ameaça

Bill Gates - Pandemia

Mais do que verificar a fragilidade (ou inexistência) de um sistema de combate às pandemias, o surto de Ebola também demonstra que as consequências poderiam ser ainda mais graves, se ao contrário de uma doença conhecida, tivéssemos que enfrentar uma nova ameaça.

Segundo Bill Gates, essa é uma situação que também preocupa. “Um patógeno ainda mais difícil (que o Ebola) poderia surgir: uma forma de gripe, de S.A.R.S. ou um tipo de vírus nunca antes visto. Nós não sabemos se isso vai acontecer, mas o risco é significativo o suficiente”, alerta.

Maior que o pesadelo nuclear

Na excelente vídeo feito pelo Vox (que você pode conferir acima), Bill Gates chega a afirmar que a ameça de uma guerra nuclear não lhe causa tanta preocupação. Pelo menos não tanto quanto a possibilidade de uma pandemia global.

Apesar disso, o bilionário co-fundador da Microsoft acredita que a tecnologia pode ajudar a humanidade a lidar com novas ameaças. “As novas tecnologias inovadoras vão nos permitir ver o que está acontecendo, a um custo muito mais baixo”, prevê.

Jornalista, fã de cinema e curioso de todas as coisas. Sempre atento às informações, escreve sobre ciência, comportamento e as novidades do mundo tecnológico.

Comentários

Mais de Ciência e Tecnologia

Dica

Mais Lidas

Reviews

Cultura Geek

Tutoriais

To Top