Conecte-se conosco
smt-WA-capa1

Aplicativos

Saindo do apagão! Confira algumas dicas para driblar o bloqueio do WhatsApp

WhatsApp

O WhatsApp deve ficar bloqueado pelas próximas 48 horas. Veja como driblar o apagão promovido pela justiça brasileira

Em uma decisão de remonta às tradições mais arbitrárias – infelizmente ainda muito presentes – da justiça brasileira, o WhatsApp está suspenso desde meia-noite desta quinta-feira (17). O despacho foi emitido pela 1ª Vara Criminal de São Bernardo do Campo, em São Paulo. Segundo o Tribunal de Justiça de São Paulo, a decisão foi tomada em um procedimento criminal, que corre em segredo de justiça. O pedido de suspensão vale, inicialmente, por 48 horas.

O bloqueio será pelo endereço do WhatsApp na rede mundial de internet, impedindo o acesso a brasileiros. Por isso não é possível usar o aplicativo tanto pelas conexões móveis, quanto pelo Wi-Fi. As operadoras não perderam tempo e começaram a impedir o envio de mensagens um pouco antes da meia-noite, logo depois os usuários de banda larga fixa também ficaram impedidos de usar o app.

Como era de se esperar a notícia gerou grande repercussão na internet. No Twitter, a hashtag do WhatsApp foi a  mais comentadas no mundo durante toda a madrugada e os tradicionais memes já tomavam as redes. Além da indignação e das brincadeiras, as primeiras soluções começaram a surgir para os usuários que não pretendem passar as próximas 48 horas isolados do resto do mundo. Confira alguma delas.

  • Instalar outros apps: Se você não é muito familiarizado com tecnologia, a solução mais simples seja a instalação de programas similares ao WhatsApp. Entre as alternativas mais conhecidas estão o Skype (versão Android – versão iOS), Telegram (versão Android – versão iOS) e o Viber (versão Android – versão iOS).
  • Usar aplicativos VPNAlguns usuários relataram ter conseguido burlar o bloqueio usando aplicativos VPN, que enganam o servidor e mostram seu acesso como vindo de outro país. Entre os aplicativos mais conhecidos estão o Super VPN (versão Android), Psiphon (versão Android – versão iOS) e o Betternet (versão Android – versão iOS).
  • WhatsApp Web: Além de ser o principal aplicativo dos smartphones de muitos usuários, o WhatsApp também é uma importante ferramenta de conexão de grupos de trabalho e por isso, seu uso em desktops na sua versão web é muito popular. A alternativa nesse caso também consiste em usar o lifehack do VPN em seu navegador. O aplicativo que está disponível para mais plataformas é o Zenmate (extensão para Opera, extensão para Mozilla, extensão para Chrome).

E você, tem alguma dica especial sobre como sair do isolamento? Compartilhe com a gente!

Jornalista, fã de cinema e curioso de todas as coisas. Sempre atento às informações, escreve sobre ciência, comportamento e as novidades do mundo tecnológico.

Comentários

Mais de Aplicativos

Dica

Mais Lidas

Reviews

Cultura Geek

Tutoriais

To Top