Conecte-se conosco
Samsung cria redes 5G

Ciência e Tecnologia

Samsung apresenta primeiros testes da “tecnologia 5G”

Segundo anuncio da própria empresa, a Samsung testou com sucesso uma nova tecnologia de transmissão de dados que promete “fazer o download de um filme inteiro em apenas 1 segundo”. Apelidada pela empresa de 5G, esta conexão…

Samsung cria redes 5G

Segundo anuncio da própria empresa, a Samsung testou com sucesso uma nova tecnologia de transmissão de dados que promete “fazer o download de um filme inteiro em apenas 1 segundo”. Apelidada pela empresa de 5G, esta conexão atende aos padrões nominais estabelecidos para o LTE-A (LTE Advanced, padrão de transmissão de dados móveis considerado uma grande evolução em relação ao 4G/LTE original), motivo pelo qual talvez seria mais correto nomeá-la como 4.5G.

Conteúdo relacionado: tire suas dúvidas sobre o 4G brasileiro.

Independente do nome dado à nova tecnologia, a Samsung promete que ela será “centenas de vezes mais rápida” que o 4G atual. Durante os testes, verificou-se a transmissão de mais de 1 gigabyte por segundo entre um terminal e uma estação rádio base separados por dois quilômetros de distância. A empresa afirmou que descobriu uma maneira de aproveitar comprimentos de onda milimétrico, que até então tinham se provado uma barreira para a indústria de tecnologia móvel. A nova tecnologia utiliza frequências extremamente altas (EHF – 30 a 300 GHz), aumentando o espectro utilizado atualmente, mas ainda não responde a nenhuma das normas técnicas reconhecidas pelos organismos internacionais.

As novas velocidades permitirão que usuários transmitam grandes quantidades de dados, como filmes em alta qualidade, conteúdo em 3D, jogos mais pesados, streaming em maior capacidade e até conteúdo de Ultra-High-Definition (UHD). Claro, as possibilidades reais dependerão da infraestrutura a ser desenvolvida pelas operadoras que aderirem à nova tecnologia.

De qualquer forma, a novidade deve demorar a chegar ao mercado, com implementação das primeiras redes 5G apenas por volta do ano 2020.

Fonte: Samsung.

Bruno A. Martinez é advogado, bancário e criador do Showmetech. E sim, todo mundo pergunta por que ele não estudou algum curso relacionado com tecnologia.

Comentários

Mais de Ciência e Tecnologia

Dica

Mais Lidas

Reviews

Cultura Geek

Tutoriais

To Top