Conecte-se conosco
ois_samsung

Android

Samsung apresenta sensor de 13MP com estabilização ótica

Samsung apresenta novo sensor de 13MP com estabilização ótica e melhorias para fotos em locais de baixa luminosidade.

ois_samsung

Enquanto fabricantes como HTC, Nokia e LG já apresentaram novos aparelhos equipados com estabilizadores óticos, a Samsung até o momento não havia se manifestado em relação a esse recurso. Os mais recentes lançamentos da empresa sul-coreana – Galaxy S4 e o Galaxy Note 3 – receberam apenas outros aprimoramentos, como o aumento do número de megapixels ou a inclusão de efeitos, sem a apresentação de uma solução para as irritantes fotos tremidas.

Samsung apresenta sensor de 13MP com estabilização ótica e melhoria em fotos com baixa luminosidade

Para correr atrás do prejuízo, a Samsung apresentou recentemente um sensor de 13MP com estabilização ótica (OIS), ainda não incorporado a nenhum smartphone da empresa. Com dimensões de 10.5 x 10.5 x 5.9mm, que fazem dele um dos menores do mercado, o novo sensor consegue desempenho até 8 vezes melhor que os atuais concorrentes, em condições de baixa luminosidade.

Explicando um pouco sobre a tecnologia, o OIS (sigla para optical image stabilizer – estabilizador ótico de imagem) é um mecanismo que estabiliza a imagem através da variação do caminho da luz até o sensor da câmera. O OIS é implementado na lente da câmera ou no próprio sensor, sendo que o fator central desta tecnologia é a estabilização da imagem projetada no sensor antes que este a converta em informação digital. Cada companhia tem uma denominação própria para o OIS:

  • Nikon: Vibration Reduction (VR);
  • Canon: Image Stabilization (IS);
  • Sony Cyber-Shot: Optical SteadyShot;
  • Sony Steady-Shot: Super Steady Shot (SSS);
  • Panasonic e Leica: MegaOIS;
  • Sigma: Optical Stabilization (OS);
  • Tamron: Vibration Compensation (VC);
  • Pentax: Shake Reduction (SR);
  • Nokia: PureView;
  • HTC: UltraPixel;

O protótipo do OIS utilizado pela Samsung está em exposição no Centro de Exposição Kintex localizado na Coréia do Sul. Segundo o site GSMArena, ele consegue corrigir até 1,5°, batendo a câmera do HTC One em .

Tudo indica que, no ano que vem, poderemos ver o Galaxy S5 e Galaxy Note 4 equipados com o novo sensor. Segundo a empresa, ele entrará em produção em massa nos primeiros meses de 2014, sendo que também já está trabalhando numa versão de 16MP do sensor com OIS.

Fonte: GSM Arena e AfterDawn.

Formado em análise de sistemas, jornalista curioso e gamer nas horas vagas.

Comentários

Mais de Android

Dica

Mais Lidas

Reviews

Cultura Geek

Tutoriais

To Top