Conecte-se conosco
Exynos-vs-Snapdragon

Android

Samsung Galaxy S4 – 3G ou 4G? Snapdragon ou Exynos?

Com o lançamento do Samsung Galaxy S4 que você pode acompanhar aqui no ShowMeTech, diversas dúvidas começaram a correr pelas grupos de discussão e muita gente especulando sobre os modelos disponíveis (3G Exynos Octacore vs 4G LTE Snapdragon Quadcore) e suas vantagens. Eu mesmo não estava muito certo e por conta disso abri uma thread no grupo Android Brasil sobre o assunto.

Exynos-vs-Snapdragon

Com o lançamento do Samsung Galaxy S4 que você pode acompanhar aqui  no ShowMeTech, diversas dúvidas começaram a correr pelas grupos de discussão e muita gente especulando sobre os modelos disponíveis (3G Exynos Octacore vs 4G LTE Snapdragon Quadcore) e suas vantagens. Eu mesmo não estava muito certo e por conta disso abri uma thread no grupo Android Brasil sobre o assunto.

A thread acabou tendo participações interessantes e foi tão rica em informações, que decidimos fazer um post. Convidamos dois colegas da lista, Duca e Victor, para nos ajudar aqui com a parte técnica do texto. Será um artigo “invertido”. Começaremos com a conclusão e então iremos entrar nos detalhes técnicos que nos levaram à ela.

Conclusão

Compre um Samsung Galaxy S4 4G com o processador Snapdragon, o processador dele é altamente otimizado e terá melhor suporte da comunidade de desenvolvimento. O novo processador da Samsung Exynos Octacore está configurado para funcionar como um par de processadores quadcore e nos testes de benchmark disponíveis, o desempenho de ambos os modelos é muito próximo. Em alguns casos com leve vantagem para o Snapdragon.

Outro ponto que é muito favorável à versão Snapdragon, foi o anúncio do Google no I/O de uma versão do S4 com 4G LTE (processador Snapdragon) e Android AOSP. Garantindo drivers “puros” para a comunidade de desenvolvedores.

Agora a explicação!

Victor

Aspectos Técnicos do Exynos ‘’Octa’’: Soc Cortex-A15 1.6-1.8 GHz (alto desempenho) Quadcore + Cortex A7 Quadccore 1.2GHz (economia de energia). GPU PowerVR SX544 Tricore @533mhz. Processo de fabricação: 28mm Ram: 2GB LPDDR3

Espera-se um alto desempenho do primeiro SoC cortex-A15 quadcore, unindo alta capacidade de decodificação de instruções e largura de banda, com as novas memórias LPDDR3, as quais apresentam desempenho comparável à algumas memórias DDR3 em pcs e notebooks.

Benchmarks recentes, envolvendo o Galaxy S4, todavia, mostram um desempenho geral que não chega a ser 1,5x maior em relação aos smartphones com o SoC Krait da Qualcomm, que utiliza uma arquitetura própria, com recursos típicos da cortex-15 (processamento assímetrico) e consumo de energia similar ao dos SoCs cortex-A9.

Aparentemente os cortex-A7 não conseguem, pelo menos no momento dos benchmarks atuais, ficar on-line juntamente com os cores A15, apresentando uma função meramente de economia de energia. Isso pode ser observado através do comportamento do SoC Snapdragon 600 do HTC One, que possui um desempenho geral similar ao do Exynos Octa. Aplauda-se a sagacidade da Samsung em anunciar uma tecnologia de economia de energia como sendo de alto desempenho, no primeiro SoC “octacore” do mercado.

O que deve ser aprofundado após o lançamento do S4 é o real poder de fogo da sua GPU, em uma esperada retomada dos designs da PowerVR, sem dúvidas os melhores do mercado, em termos de desempenho bruto.

Duca

Concordo com o exposto pelo Victor, a Qualcomm acertou a mão no seu Snapdragon 600 e a arquitetura de CPU Krait que está em uma versão revisada, demonstrando uma excelente performance sem afetar tanto o consumo de energia. A GPU Adreno 320 é muito boa, atualmente entre as melhores. É um conjunto muito bom, e que provavelmente será superado pelo Exynos Octa. Mas o Exynos Octa se compromete em algumas coisas, como a vida de bateria quando em uso em alta performance (o Cortex A15 com alto processamento consome bem mais energia que o Krait), e aparentemente, não haverá versão 4G com o Exynos Octa. Se você levar em conta que tanto o Snapdragon 600 como o Exynos Octa tem performance com folga para rodar todos aplicativos e jogos da Play Store e provavelmente continuarão rodando bem as novidades por no mínimo 18 meses, não vejo motivos para se preocupar em qual chip está no S4. Ambos serão ótimos. Resta apenas fazer a escolha por outros fatores, como disponibilidade, preço e a necessidade de 4G.

Quem são os autores convidados?

Duca: Oduvaldo Pavan Junior, 35 anos, Engenheiro Eletrônico com ênfase em computadores, atualmente trabalho com design de hardware para dispositivos de automação bem como com programação. Tenho por hobby ler bastante a respeito de plataformas móveis, processadores, SOC, fotografia e tecnologia em geral.

Victor Cedro: Mestre em Ciências Biológicas, amante de tecnologia.

Agradecimento especial para todos que colaboraram na thread inicial no grupo: Bruno Bacelar, Daniel da Veiga, Carlos Jin, Eduardo Delano, Angelo Pascutti e Marcus Fazzi

Fontes: xda-developers GSM Arena

Android harduser, já passei por literalmente todas as versões do Android. Lista de aparelhos que ja tive: HTC G1 (1.0, 1.5, 1.6), Motorola Milestone (2.0, 2.1, 2.2), Nexus S (2.3, 4.0), Galaxy Nexus (4.0, 4.1), Galaxy SIII (CM10.1), Galaxy S4 i9505 (CM11) e os atuais, Moto X 4.4.2 e Asus Transformer (3.2, 4.0). E tem também o outro lado, que gosta de fugir da loucura que é São Paulo e se esconder no meio do mato!

Comentários

Mais de Android

Dica

Mais Lidas

Reviews

Cultura Geek

Tutoriais

To Top