Conecte-se conosco
smt-SamsungPay-capa

Aplicativos

Samsung Pay deve chegar ao Brasil em breve

A Samsung aproveitou a MWC 2016 para anunciar que o Samsung Pay em breve estará disponíveis em mais países, como o Brasil

A Samsung aproveitou a MWC 2016 para anunciar que o Samsung Pay em breve estará disponíveis em mais países, como o Brasil

Os smartphones são presença cada vez mais constante na vida das pessoas. Ao longo do tempo, passamos a realizar as mais diversas tarefas a partir deles. Uma das funções mais importantes que estes dispositivos passaram a integrar recentemente é a de realizar pagamentos. Apesar de parecer uma tarefa simples diante das inúmeras coisas que os smartphones podem fazer, a prática enfrenta uma série de obstáculos.

Um dos principais problemas é mediar o conflito de interesses entre empresas de tecnologia e instituições financeiras. Durante o MWC 2016, a Samsung anunciou que conseguiu chegar a um bom termo e que em breve o Samsung Pay – sistema de pagamento móvel desenvolvido pela empresa – deve estar disponível em mais lugares pelo mundo, inclusive o Brasil.

Para usar o Samsung Pay usuário deve cadastrar os cartões do banco no aplicativo e aproximar o celular de máquinas leitoras em lojas ou estabelecimentos comerciais habilitados. Um sistema de criptografia garante a segurança das transações. Para o usuário comum, o sistema promete a comodidade de poder sair de casa sem carteira e fazer pagamentos como se estivéssemos com o cartão ou com dinheiro no bolso.

Nos EUA, a Samsung Pay funciona em parceria com grandes redes de pagamento, como MasterCard e Visa. No Brasil já são empresas que aceitaram usar a tecnologia: Banco do Brasil, Itaú, Bradesco, Caixa Econômica Federal, Porto Seguro, Santander, Brasil Pré-Pagos e Nubank. Segundo a Samsung, essas instituições respondem por 90% do mercado financeiro do país.

smt-SamsungPay-P3

Além dos conflitos de interesses, ainda havia uma barreira tecnológica. De todas as tecnologias que surgiram ao longo da última década, nenhuma tornava o ato de pagar muito mais eficiente que o uso do cartão. A solução da Samsung foi comprar uma empresa em 2014 chamada Loop Pay que desenvolveu um sistema de pagamento por celular que usa uma tecnologia presente em máquinas mais antigas, com leitores de cartão magnético. Ideal para mercados como o brasileiro.

Líder mundial entre os fabricantes de smartphones, a Samsung conta com uma base de aparelhos mais do que suficiente para justificar o investimento no Samsung Pay. No o Brasil, a empresa sul-coreana estuda integrar outros serviços como o Bilhete Único de São Paulo, além de também carregar documentos, como CPF e carteira de habilitação.

Jornalista, fã de cinema e curioso de todas as coisas. Sempre atento às informações, escreve sobre ciência, comportamento e as novidades do mundo tecnológico.

Comentários

Mais de Aplicativos

Dica

Mais Lidas

Reviews

Cultura Geek

Tutoriais

To Top