Conecte-se conosco
Samsung-Safety-Truck-p

Automotivo

Samsung testa caminhões transparentes pela segurança nas estradas

A Samsung adotou a ideia de uma empresa russa de design e está testando nas estradas da Argentina um modelo de “caminhão transparente”.

Samsung-Safety-Truck-p
Em 2009 a empresa russa de design Art Lebedev revelou um conceito de “caminhão transparente”, com o objetivo de aumentar a segurança da direção nas estradas. Para tornar o veículo “transparente” a companhia propôs utilizar uma câmera na frente e reproduzir o vídeo em tempo real em uma tela na traseira.

A Samsung está colocando essa ideia em prática, com um protótipo do caminhão transparente, que já está rodando na Argentina. Eles utilizaram quatro TVs – duas em cada porta traseira – que recebem o sinal de vídeo transmitido por uma câmera sem fio.

O sistema permite que os motoristas vejam se há veículos vindo na direção oposta, ajudando-os a decidir se devem ultrapassar o caminhão. A Samsung busca aprovação regulatória para o Safety Truck, mas a aplicação dificilmente será adotada em larga escala por conta do alto custo de instalação.
Samsung-Safety-Truck-gif
Uma outra solução desse gênero é o chamado “Vehicle-to-Vehicle Communication (V2V)”, que deve começar a funcionar nos Estados Unidos no ano que vem. Esse é um sistema que transmite e recebe dados dos veículos que estão por perto, indicando a posição, direção e velocidade. Com ele é possível receber alertas sobre a direção perigosa de outros motoristas e notificações de acidentes na região, por exemplo.

O vídeo abaixo demonstra como o caminhão da Samsung funciona na prática:

 

19, estudante de Comunicação e Multimeios na PUC-SP. Curioso e apaixonado por tecnologia, escreve sobre o tema há cinco anos.

Comentários

Mais de Automotivo

Dica

Mais Lidas

Reviews

Cultura Geek

Tutoriais

To Top