Connect with us

EMPRESAS

Samsung vai ajudar consumidores a reconhecerem uma TV 4K

Os consumidores aprenderão a reconhecer uma TV 4k a partir de testes simples e demonstrações ao vivo em espaços da Samsung

P1

Desde 2015, a linha de TVs UHD da Samsung conta com as principais certificações do setor.

Com o aumento de modelos ofertados no mercado, comprar uma TV não é uma tarefa simples. Líder mundial no mercado de TVs, a Samsung quer ajudar os consumidores a escolherem o melhor modelo 4K. A iniciativa teve início nesta quarta-feira (25), em um simpósio que reuniu representantes da empresa e profissionais de imprensa e será complementada com novos encontros e espaços nas redes varejistas para os consumidores entendam mais sobre a tecnologia UHD (4K).

Resolução

smt-tvuhd-screensize

A resolução das TVs UHD é quatro vezes maior do que as TVs Full HD convencionais de igual tamanho (por isso o nome TV “4K”). A indústria considera a criação da UHD como o salto mais revolucionário em direção à tecnologia visual desde o desenvolvimento da TV Full HD, há quase uma década. Com tamanha qualidade de imagem em jogo, contudo, é importante entender o tipo de “4K” desejado nas “TVs UHD”. Os padrões internacionais determinam que um aparelho 4K deva ter uma resolução igual ou superior a 8,3 megapixels.

Padrão de cores

Este slideshow necessita de JavaScript.

As telas de uma TV UHD são compostas por pixels como a menor unidade. Cada pixel contém subpixels nas cores vermelha, verde e azul para produzir cores precisas. Essa é a estrutura tanto de equipamentos para reprodução (TVs, notebooks, etc), quanto para equipamentos para captação (câmeras de TV, cinema, celulares, etc). Este padrão é conhecido com RGB (Red, Green and Blue).

Enquanto isso, o padrão RGBW é uma versão modificada em que partes de RGB (vermelho, verde, azul) são transformadas em luzes brancas. As luzes brancas do RGBW, porém, não apenas se tornam buracos ao representar as cores, mas também distorcem a estrutura do pixel, tornando muito difícil a definição de linhas que são fundamentais para a tecnologia UHD. Relembrando que as câmeras de TV e cinema utilizam o padrão RGB e não WRGB para captação das imagens.

Conteúdo

smt-tvuhd-GlobosatPlay

A tecnologia de imagens UHD é relativamente recente e por isso mesmo, muitos consumidores relataram alguma dificuldade em acessar conteúdos em 4k, devido a sua baixa disponibilidade. A Samsung afirma que o volume de programas e opções, aumentam a cada dia. Segundo a empesa, além do Netflix e do Youtube, a Globo através do canal Globosat Olay já disponibiliza conteúdos em 4k.

Normas vigentes para garantir verdadeiras imagens UHD

smt-tvuhd-comparison

Organizações do setor, como a Associação de Eletrônicos de Consumo (CEA) e a DigitalEurope (DE), estabeleceram recentemente normas claras e programas de certificação para UHD. A DE e a CEA definiram como parâmetro para certificação UHD (4K), o screen em que um pixel reproduza, de forma independente, uma ampla variedade de cores.

Campanha da Samsung

smt-tvuhd-P2

O principal intuito desta campanha é informar o consumidor para que este saiba reconhecer a diferença entre os diferentes modelos. Além das dicas que citamos, ainda há instruções sobre o tamanho da tela, distância do espectador e truques para você fazer com seu smartphone (confira abaixo) e descobrir se o painel que equipa um aparelho é RGB ou RGBW.

Não deixe de acompanhar as novidades aqui no Showmetech sobre essa importante iniciativa da Samsung.

Jornalista, fã de cinema e curioso de todas as coisas. Sempre atento às informações, escreve sobre ciência, comportamento e as novidades do mundo tecnológico.

Comments

Dica

Mais Lidas

Reviews

Cultura Geek

Tutoriais

To Top