Conecte-se conosco
Satya Nadella

PCs com Windows

Satya Nadella deve ser o novo CEO da Microsoft; Bill Gates deixará presidência do conselho

O processo de escolha do 3º CEO da história da Microsoft se arrasta há 5 meses. Satya Nadella, funcionário da Microsoft há 20 anos, está prestes a ganhar a disputa.

Satya Nadella

Satya Nadella

 

O portal de notícias Bloomberg noticiou ontem que Satya Nadella, 46 anos, é o favorito para suceder Steve Ballmer como CEO da Microsoft. A decisão deve ser tomada – e anunciada – até a semana que vem pelo conselho da companhia.

Nadella formou-se em engenharia elétrica pela Universidade Mangalore em sua terra natal, a Índia, e mudou-se para os Estados Unidos para fazer Mestrado em ciência da computação na Universidade de Wisconsin. Possui também Mestrado em administração de empresas pela Universidade de Chicago.

Em 1992, após trabalhar na Sun Microsystems, Nadella foi contratado pela Microsoft. Trabalhou na divisão de Serviços Online e foi um dos responsáveis pelo desenvolvimento da ferramenta de buscas Bing. Também chefiou a divisão de Negócios, supervisionando o desenvolvimento de uma das maiores fontes de receita da Microsoft, a suite de produtividade Office.

Atualmente, é vice-presidente executivo da divisão Cloud and Enterprise, que engloba os serviços de computação em nuvem e ferramentas de desenvolvimento da Microsoft, como Windows Azure, Windows Server, Visual Studio e SQL Server.

Microsoft

A nomeação de Satya Nadella para o cargo de presidente-executivo da Microsoft também deve afetar o conselho da empresa. O diretor independente John Thompson – que lidera a busca pelo novo CEO – é cotado para substituir o cofundador e ex-CEO da Microsoft, Bill Gates, na presidência do órgão. Gates ainda teria uma cadeira como diretor no conselho, mas se dedicaria a áreas específicas como inovação e desenvolvimento de produtos.

Desde que o atual CEO Steve Ballmer anunciou em agosto que pretendia se aposentar, diversos candidatos foram cotados para o cargo, incluindo: Alan Mulally (CEO da Ford), Steve Mollenkopf (CEO da Qualcomm), Hans Vestberg (CEO da Ericsson), Stephen Elop (CEO da Nokia, prestes a completar a aquisição pela Microsoft), Tony Bates (ex-CEO do Skype, também adquirido pela Microsoft em 2011) e claro, Satya Nadella.

Embora o martelo ainda não tenha sido batido, funcionários da empresa consultados pela jornalista Kara Swisher, do site re/code, afirmam que o nome do CEO precisa ser definido “imediatamente” uma vez que decisões importantes em relação à reestruturação da Microsoft estão sendo adiadas até que o novo líder tome posse.

Fontes: Bloomberg, re/code, Microsoft News Center.

Já vivia na nuvem antes de ser modinha.

Comentários

Mais de PCs com Windows

Dica

Mais Lidas

Reviews

Cultura Geek

Tutoriais

To Top