Conecte-se conosco
what-is-digital-security-pic

Geral

Segurança digital em empresas: despesa ou investimento?

O primeiro painel no último dia do evento foi “Security by Profit: Por que a segurança ainda e vista como fonte de despesa?”

Terminou ontem o ciclo de palestras do Security Leaders, maior evento de segurança digital da América Latina. O primeiro painel no último dia do evento foi “Security by Profit: Por que a segurança ainda é vista como fonte de despesa?”, que levanta um questionamento bastante interessante. Afinal, o valor gasto com segurança digital dentro das empresas é uma despesa ou um investimento?

Hacker Typing On A Laptop

Os CEOs precisam entender que é preciso investir no departamento de segurança, já que infelizmente ninguém está livre de um ataque cibernético. E nessa hora a alta direção das companhias precisa sentar conversar e chegar a um equilíbrio”, diz Aldjer Prado, especialista de segurança da informação.

De um lado, temos a necessidade de blindar as empresas contra ataques cibernéticos. Do outro, isso significa um custo adicional. Muitas empresas não contam com um orçamento grande o suficiente para proteger completamente suas informações. E é aqui que vemos a necessidade de um equilíbrio.

Segundo Vinícius Fiel, CSO do Grupo Pão de Açúcar, o valor gasto com segurança é, na verdade, um investimento: “Investir em segurança significa ter ganhos importantes dentro do mercado que se atua, impactando positivamente o negócio”. Ou seja, esse valor é, na visão de Fiel, menor do que as perdas causadas por uma possível invasão. Afinal, empresas estão expostas à ataques todos os dias, independentemente do segmento. E desse fato surge a necessidade de estar conectado com profissionais de segurança full-time.

Proteção de marca

Mais do que isso, é um investimento para proteger a própria marca da empresa. Frederico Tostes, country Manager da Fortinet, diz que “Como os ataques cibernéticos acontecem de todos os lados, hoje a infraestrutura precisa ser segura para que o branding investido não seja afetado”. Faz sentido, já que uma empresa vista como insegura acaba tendo sua marca manchada para os clientes. Basta considerar uma operadora de cartões de crédito que não é capaz de manter seu banco de dados seguro.

Para mais informações, não deixe de visitar o TV Decision, com informações completas sobre o tema. As inscrições são gratuitas para profissionais de segurança da informação.

Apaixonado por livros e ávido devorador de conteúdo, passa um bom tempo separando o que é informação e o que é ruído.

Comentários

Mais de Geral

Dica

Mais Lidas

Reviews

Cultura Geek

Tutoriais

To Top