Connect with us

EMPRESAS

O que os criadores da Netflix e Instagram podem ensinar para novas startups?

Aprenda com os criadores de startups de sucesso como a Netflix, Instagram, Kiva e outras seis dicas para ter sucesso com seu empreendimento.

mulher-mesa-trabalho-startup-macbook

Desde 1930, alunos e ex-alunos da faculdade de Stanford, em Palo Alto, Califórnia, já fundaram mais de 39 mil empresas e ONG’s (organizações sem fins lucrativos).

Muitas dessas companhias hoje são empresas de sucesso que variam entre gigantes da tecnologia, como Netflix, Instagram, Hewlett-Packard e Cisco Systems, a varejistas como GAP e ONGs como Noora Health e Embrace.

Mas como a Stanford costuma inovar? O presidente da Universidade, John Hennessy, nos deu a resposta em simpósio sobre empreendedorismo realizado durante as comemorações do 125º aniversário da Universidade.

“Você cria um ambiente em que a criatividade floresce, no qual a inovação pode acontecer. Desenvolve uma incubadora, um lugar que inspira alunos e professores a mirar as estrelas e fazer algo diferente”.

No mesmo evento, cinco fundadores e co-fundadores de empresas inovadoras contaram porque decidiram investir em suas ideias, o que significa falhar e como é o trabalho do CEO.

Entre eles estavam Jessica Jackley, criadora do site de microempréstimos Kiva; Kiah Williams, da SIRUM, uma organização sem fins lucrativos que redistribui medicamentos com validade não expirada para clínicas; Mike Krieger, brasileiro fundador do Instagram; Reed Hastings, da plataforma de streaming Netflix e Tristan Walker, da Walker & Co., que distribui produtos de saúde e beleza focados em pessoas negras.

Confira as seis principais dicas deles para chegar lá:

Saiba quem é o chefe

Mike Krieger, brasileiro fundador do Instagram

Mike Krieger, brasileiro fundador do Instagram

O Vale do Silício ama as chamadas organizações “planas”, elogiando o modelo igualitário. Mas, quando uma ideia se torna uma empresa de verdade, “alguém precisa ser o CEO“, explica Mike Krieger. Isso é uma verdade para qualquer companhia, mas se torna particularmente urgente quando há duas ou mais pessoas dividindo o espaço de co-fundador, caso da maioria das startups. “Alguém realmente precisa decidir e seguir em frente“, diz.

Celebre as pequenas vitórias…

Kiah Williams, CEO da SIRUM

Kiah Williams, CEO da SIRUM

Segundo Kiah Williams, da SIRUM, o empreendedorismo pode ser solitário e com tempos turbulentos. “É melhor celebrar as pequenas conquistas e vitórias. Nos momentos difíceis, eu acho que você vai querer desculpas para poder tomar uma cerveja, ou vários shots, com quem gosta”, pondera.

…Mas busque a próxima conquista

Reed Hastings começou a Netflix com um site de vendas e aluguel de DVDs

Reed Hastings começou a Netflix com um site de vendas e aluguel de DVDs

Quando uma empresa atinge um marco importante, um pouco de celebração é aceito, aprova Reed Hastings, do Netflix. Mas é trabalho do líder definir a agenda das novas melhorias. “O que eu lembro as pessoas e os funcionários o tempo todo é: ‘Estamos realmente bem em comparação há cinco anos, mas ruins quando pensamos nos próximos cinco.”

O trabalho do CEO é também ser crítico, segundo Williams. “Eu sou como Debbie Downer. Eu realmente sou chamada de Debbie Downer pela nossa equipe, porque sou a única que aponta falhas o tempo todo”, afirmou.

Saiba quando sair de cena

Jessica Jackley, soube desistir da Profounder para ter sucesso com a Kiva

Jessica Jackley, soube desistir da Profounder para ter sucesso com a Kiva

Ninguém gosta de admitir a derrota, disse Jessica Jackley, que fundou duas empresas em seu início de carreira: a Kiva, que está prosperando, e a Profounder, que não sobreviveu ao mercado. Esta última se destinava a alinhar financiamentos para startups em estágio inicial. Porém, quando a companhia se preparava para começar as atividades, a Lei de empregos, que facilitou restrições ao financiamento e divulgação de novas empresas públicas, a deixou com muito menos relevância.

Jackley e seu co-fundador tiveram que decidir entre um plano de negócio diferente ou deixar a empresa morrer. “O objetivo era se adaptar e continuar vivo”, disse ela. “Mas nós tivemos aquele típico momento divino, no qual eu e o meu co-fundador nos olhamos e nos perguntamos, ‘Será que estamos prontos para fazer isso?'”. Os co-fundadores perceberam que os obstáculos eram grandes e que era melhor decretar o fim da Profounder.

Faça o que você ama

Reed Hastings, criador da Netflix

Reed Hastings, criador da Netflix

O tempo é seu bem mais precioso. “Você deveria apenas fazer coisas que gosta e não perder tempo com aquilo que sabe que não vai fazer você feliz ou no que não vai encontrar qualquer objetivo. Seja um empresário da sua própria vida”, decretou a fundadora da SIRUM.

Hastings contou que a visão de um produto que o empolgava foi a motivação para começar a Netflix e a Pure Software. “É como o que dizem sobre ser um escritor, você só deve se tornar um se não se imaginar em qualquer outra coisa”.

Lucros e idealismo são compatíveis

Jessica Jackley, criadora da Kiva

Jessica Jackley, criadora da Kiva

Empreendedorismo e impacto social pareciam incompatíveis para Jackley, criadora da Kiva. Na verdade, ela via os empreendedores como “líderes de gangues porque eles estavam começando empresas para lucrar”, disse. Mas ela percebeu que a separação dos empreendimentos com fins lucrativos e sem fins lucrativos era “uma falsa dicotomia. “Levou um tempo até eu perceber o empreendedorismo como algo que pode ajudar as pessoas que vivem na pobreza”, finalizou.

Desenvolvedor web, técnico em eletrônica, geek desde criança, nerd e gamer caixista, ama Halo e Gears of War mas está esperando a SEGA lançar outro console porque é fã de Sonic. Entusiasta de tecnologia em geral, ama robôs e PC gaming.

Comments

Dica

Mais Lidas

Reviews

Cultura Geek

Tutoriais

To Top