Conecte-se conosco
no-privacy

Notícias

Sem privacidade! Snowden afirma que EUA pode espionar até mesmo fotos íntimas

Em entrevista ao Last Week Tonight, Snowden falou sobre a capacidade do governo dos EUA de investigar dados pessoais, incluindo fotos íntimas

no-privacy

O ex-técnico da Agência Nacional de Segurança dos EUA (NSA), Edward Snowden, continua a fazer revelações que colocam o governo americano em xeque. Snowden que tornou público detalhes de vários programas que constituem o sistema de vigilância global dos EUA teve, recentemente, detalhes de sua história apresentados no documentário Citzenfour, que foi premiado com o Oscar da categoria nesse ano. O filme mostra várias conversas entre Laura Poitras (diretora do documentário) e Snowden.

Poitras iniciou sem saber uma conversa por e-mail com uma pessoa que se intitulava de Citizen Four (“Cidadão Quatro”, em tradução literal). Após algumas trocas de mensagens, ela marcou um encontro em Hong Kong para conhecê-lo, e assim descobriu que se travava do ex-agente da CIA. Citizenfour foi disponibilizado online por sua diretora. O longa, que ainda não tem data e nem previsão de lançamento no Brasil, pode ser assistido por aqui (ou clicando na imagem abaixo).

smt-Citizenfour

Mas quem pensa que as denúncias de Snowden revelam apenas detalhes da vigilância e espionagem americana na esfera pública, está engando. Em entrevista ao Last Week Tonight para o apresentador John Oliver, o ex-agente da CIA compartilhou algumas interessantes informações sobre a capacidade do governo dos EUA para interceptar dados privados das pessoas – incluindo fotos íntimas (“dick pics” nas palavras do entrevistado). 

Oliver voou até Moscou para realizar a entrevista com Snowden em busca de mostrar que há um segmento cada vez maior de pessoas preocupadas com o governo bisbilhotando sua intimidade. Apesar de negar que haja um programa do governo especificamente para essa finalidade, Snowden pondera que isso não significa que eles não possam ter acesso a esse tipo de informação. Bem, a boa notícia é que não há programa denominado,‘the dick pic program’ (sic). A má notícia é que eles continuam recolhendo todo tipo informação de todos, incluindo o suas ‘dicks pics’ (sic)“, disse Snowden.

truck-nuts

A entrevista teve momentos muito descontraídos, como a hora em que Snowden tenta explicar detalhadamente a Oliver como funcionaria um programa de vigilância que poderia monitorar e coletar imagens íntimas dos internautas e o entrevistador aproveita para lhe dar uma aula sobre Truck nuts (acessórios para picapes e outros veículos que se assemelham a um par de testículos). Mas John Oliver também não poupou o ex-técnico da NSA de perguntas mais espinhosas. Muitas delas se referiam ao fato de Snowden não ter lido alguns dos documentos que vazou à imprensa. 

Respondendo a uma pergunta sobre um artigo problemático publicado pelo The New York Times, a partir de uma informação que ele vazou, Snowden se esquivou do equívoco, argumentando que isso é típico do processo jornalístico. “No jornalismo, temos de aceitar que alguns erros serão cometidos. Este é um conceito fundamental da liberdade”, respondeu Snowden.

smt-john-oliver-snowden

Oliver ainda pressiona o entrevistado: “Você divulgou documentos oficiais com informações que poderiam ser prejudiciais a segurança das pessoas.” afirma. Mas Snowden, consciente do dilema ético se sai bem na resposta: “Você nunca vai ser completamente livre de risco, se você está livre“, filosofou.

Snowden também falou sobre seu exílio na Rússia, onde vive desde Junho de 2013. “Eu sinto falta do meu país. Eu sinto falta da minha casa. Eu sinto falta da minha família”, diz ele. Apesar de ser uma personalidade controversa, Edward Snowden é inegavelmente um elemento que levanta constantemente a questão da privacidade que nos tem sido tomada na web. Confira a entrevista completa no vídeo abaixo.

Fonte: Mashable

Jornalista, fã de cinema e curioso de todas as coisas. Sempre atento às informações, escreve sobre ciência, comportamento e as novidades do mundo tecnológico.

Comentários

Mais de Notícias

Dica

Mais Lidas

Reviews

Cultura Geek

Tutoriais

To Top