Conecte-se conosco
Sabe fazer Backup corretamente dos seus dados?

Android

7 formas de fazer backup de dados no Android gratuitamente

Está maluco precisando instalar aquela ROM mas não sabe como salvar tudo o que possui no seu smartphone? Sem problemas! Saiba as melhores formas de fazer backup dos dados sem dor de cabeça.

Smartphone

Creio que quase todos aqui, assim como eu, já devem ter passado pelo desastroso momento de perder tudo ou quase tudo da memória do Smartphone porque esqueceu de fazer um backup de dados.

Tive este problema no começo da semana. Por sorte, consegui recuperar a parte mais importante. Mesmo assim, perdi várias fotos de um show e agora não tenho mais o que fazer!

Por isso, decidi escrever este post com dicas de aplicativos de backup de dados para Android. Todos são gratuitos! Confira:

1 – Sem aplicativos! Pelo próprio Android

google-sincronização

O Android possui um recurso bem eficiente de backup de dados para smartphones. Porém, poucas pessoas sabem! É mais simples do que você pensa.

Só é preciso seguir dois passos. Pra começar, ative a sincronização do seu dispositivo indo em Configurações -> Na parte de Contas vá em Google. Clique no nome do seu Gmail e marque todas as opções. Depois, volte para as configurações do aparelho, na parte Pessoal -> vá em Backup e restauração e marque as duas opções, não esqueça de verificar se em “Conta de Backup” está marcada a conta Gmail que você utiliza.

A partir de agora, quando você resetar o telefone para o estado de fábrica ou trocar de aparelho, apenas logando com sua conta Gmail, todos seus aplicativos instalados no atual telefone serão baixados dos servidores do Google, além de suas mensagens, senhas de redes Wi-Fi e outras configurações.

2 – Backup Your Mobilebackup dos dados

Não me salvou, mas teria salvo! Isto por que só descobri esta mão-na-roda depois do ocorrido que relatei no começo do post.

Depois de instalar o aplicativo, ele faz o trabalho árduo por você. O Backup Your Mobile permite fazer backups de praticamente tudo que você possui em seu smartphone ou tablet, desde APNs e mensagens, até aos aplicativos completos e as configurações do seu Android!

O Backup Your Mobile permite ainda enviar os backups automaticamente para o Google Drive, poupando tempo do usuário e permitindo, em eventuais resets do aparelho, apenas instalar o aplicativo, fazer login na sua conta Google e baixar seus backups diretamente do Google Drive. Os arquivos estarão zipados e serão rapidamente baixados. O app ainda permite agendar backups automáticos em dia e hora determinados!

Google Play: Backup Your Mobile.

3 – App Backup & Restore

App Backup & Restore

Este é sem dúvidas um dos melhores aplicativos no ramo dos backups. O app Backup & Restore permite salvar os dados de todos os aplicativos e ainda as informações salvas pelos apps. Suporta backup dos aplicativos no Cartão SD Externo.

Google Play: App Backup & Restore.

4 – SMS Backup & Restore

SMS Backup & Restore

Quer fazer backup de todas as suas mensagens com segurança? O SMS Backup & Restore resolve o problema e faz muito mais. Ele suporta agendamento de backups, poupando um bom tempo do usuário, e ainda permite salvá-los onde preferir, inclusive no cartão SD Externo.

Google Play: SMS Backup & Restore.

5 – Titanium Backup (Versão Gratuita)

Titanium Backup

Titanium Backup Pro é um dos aplicativos que exigem Root mais consagrados do Google Play e a versão gratuita não passa longe. O Titanium Backup Grátis permite que você salve todos os seus apps e dados, permite remover aplicativos nativos do Android, “matar” processos, entre outras funcionalidades. A parte negativa é que exige Root do aparelho.

Google Play:  Titanium Backup Grátis

6 – Clickfree Mobile Backup

Clickfree Mobile Backup

Com certeza, o Clickfree Mobile Backup é um dos apps mais úteis da nossa lista. Além de fazer backups com eficiência de todos os aplicativos e dados, permite ainda armazená-los na Memória Interna, Cartão SD Externo ou em servidores na nuvem como Skydrive, Google Drive, Dropbox e SugarSync.

Google Play: Clickfree Mobile Backup.

7 – ASTRO Gerenciador de Arquivos

Astro-Gerenciador-de-Arquivos

Se você é daqueles que prefere algo mais “manual”, você deve baixar o ASTRO Gerenciador de Arquivos. Além de um gerenciador comum, o ASTRO é também um bom aplicativo de backup.

Você pode fazer backup dos  aplicativos e armazená-los no cartão SD externo. Para fazer o backup, abra o menu da direita do app, vá em Application Manager e selecione criar um backup. Pará restaurar um backup, certifique-se de que o backup esteja na pasta originalmente criada pelo ASTRO!

Você pode manusear os arquivos de backup, desde que, quando queira restaurá-los, coloque-os na pasta criada pelo aplicativo. Depois disso, repita o processo de backup. No fim, selecione a opção restaurar um backup, e pronto, tudo feito.

Google Play: ASTRO Gerenciador de Arquivos.

Espero que o tutorial ajude vocês. Deixe seu comentário e faça sugestões de outros aplicativos para compartilharmos aqui no SMT!

Guitarrista, 16 anos, apaixonado por tecnologia desde que começou a se entender. Quer fazer disto uma profissão.

Comentários

Mais de Android

Dica

Mais Lidas

Reviews

Cultura Geek

Tutoriais

To Top