Conecte-se conosco
shelbycobra3d

Ciência e Tecnologia

Shelby Cobra ganha versão comemorativa feita com impressora 3D

Shelby Cobra ganhou uma réplica funcional feita com uma impressora 3D.

shelbycobra3d

Para os fãs de carros, o Shelby Cobra está sempre no topo das listas de clássicos. Ele já foi considerado o carro de produção mais rápido do mundo, na época, com velocidade máxima de 165 milhas por horas, algo em torno de 266 km/h.

Não apenas pelo desempenho, mas também pelo design, que usava o chassis AC Ace, e pela raridade, com menos de mil unidades produzidas entre 1962 e 1968. O Cobra é um carro único, marcado pela sua época. Desde o fim da linha, inúmeros clones, kits e versões especiais surgiram. Agora, o Cobra ganhou uma réplica funcional feita com uma impressora 3D.

Comemorando os “50 anos” da produção do Shelby, o Laboratório Nacional Oak Ridge, com apoio do Departamento de Energia dos Estados Unidos, criou o modelo que estará exposto no Salão do Automóvel de Detroit até o dia 25 de janeiro. Por fora, a réplica é idêntica ao original. Impresso com tecnologia BAAM – Big Area Additive Manufacturing (manufatura aditiva de grande área, em tradução livre), ele saiu do forno sem acabamento e foi finalizado pela empresa True Design.

A manufatura aditiva é usada na fabricação de peças por deposição de várias camadas de material, como em uma impressão 3D. Assim, é possível fabricar rapidamente protótipos com geometria complexa. É o oposto da usinagem tradicional, que retira material.

O surpreendente não é apenas ver um carro impresso (existem alguns outros poucos modelos), mas o fato de que o projeto todo levou apenas seis semanas. Usando essa tecnologia, montadoras podem desenvolver novas técnicas, mais baratas e eficientes, para testar e produzir seus carros, desde o protótipo até a versão final. Veja mais no vídeo abaixo:

Fonte: Mashable.

Jornalista por profissão, geek por natureza, autodidata por curiosidade mesmo. Aprendendo e escrevendo sobre tecnologia desde que mexeu no primeiro 486 da família, está no SMT desde 2015.

Comentários

Mais de Ciência e Tecnologia

Dica

Mais Lidas

Reviews

Cultura Geek

Tutoriais

To Top