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Samsung: conheça as estruturas norte-americanas da empresa em nosso tour

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Visitamos os grande centros tecnológicos da Samsung, tanto dentro quanto fora do Vale do Silício

O Showmetech viajou para o Vale do Silício, a convite da Samsung, para conhecer o seu Centro de Estratégia e Inovação, um complexo voltado ao descobrimento de novas tecnologias para áreas como: internet das coisas, computação na nuvem, saúde móvel, interfaces humano-computador e mais.

Além disso, conhecemos também outras instalações, as quais você confere a seguir:

Gigante global

Conheça as estruturas da samsung em nosso tour pelo vale do silício
Centro de Estratégia e Inovação, no Vale do Silício.

A Samsung é a maior empresa de TI da atualidade, com braços que se estendem para os mais diversos segmentos, como os campos da eletrônica, engenharia e construção, serviços financeiros e até operações de comércio internacional.

Diferentemente de empresas chinesas, ela se destaca principalmente pelo grande investimento em pesquisa e desenvolvimento, favorecendo a inovação. Além disso, a empresa sul-coreana já destronou empresas como a Intel quando o assunto é produção de semicondutores.

Com cerca de 320.000 empregados espalhados em 73 países, também é proprietária de empresas como a Harman – hoje é a sexta maior marca do mundo. Na CES 2018, por exemplo, foram 36 prêmios de inovação recebidos pela empresa.

Samsung Catalyst

Samsung: conheça as estruturas norte-americanas da empresa em nosso tour. Visitamos os grande centros tecnológicos da samsung, tanto dentro quanto fora do vale do silício
Catalyst garante fundos para startups de diversas áreas.

Criado para ajudar companhias e startups a crescer, o Samsung Catalyst investe em projetos e novas soluções para os problemas encontrados na sociedade atual. Seja nas áreas de saúde digital, máquinas inteligentes ou internet das coisas, a empresa sul-coreana tem parceiros em praticamente todo lugar.

Entendendo que não seria possível crescer sozinha, a empresa valoriza o fomento de parcerias e investimentos em empresas com tecnologias que serão necessárias no futuro.

Dentre as empresas sob o braço da holding, temos a Dark Trace, por exemplo, cuja finalidade é compreender melhor o sistema imunológico do ser humano e, com isto, desenvolver métodos preventivos para diversos tipos de doenças.

Com uma finalidade totalmente distinta, a SoundHound – outra companhia beneficiada pelos investimentos da empresa sul-coreana – cria soluções voltadas para o controle de voz.

Samsung Research America

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Research America desenvolve vários dos produtos conhecidos pelos fãs da marca.

No tour, o Showmetech também passou pela Samsung Research America (SRA), outra subsidiária localizada no Vale do Silício. Lá, foi possível observar o funcionamento das áreas de Consumer Electronics (CE) e IT and Mobile (IM), que possuem foco em eletrodomésticos e dispositivos móveis, respectivamente.

Fomos recebidos por Joon Lee, Vice-Presidente Sênior da SRA, que explica a essencialidade da divisão para o desenvolvimento de novas gerações de produtos, softwares e serviços da empresa.

A SRA como um todo atua em vários setores: inteligência artificial, saúde digital, materiais avançados, softwares de código aberto, inovação em mobilidade e laboratórios de ideias.

A localização no Vale do Silício é facilmente justificável

Ou seja, por se tratar de uma subsidiária fortemente atrelada a inovação, a localização no Vale do Silício é facilmente justificável. O maior polo tecnológico dos Estados Unidos também é excelente ponto para gerenciar aquisições de empresas e tecnologias.

Trazendo para o seu cotidiano, alguns exemplos de inovações trazidas pela SRA foram: a coroa giratória do Galaxy Watch, a tecnologia por trás da linha de TVs The Frame, e, além disso, o Modo Ambiente das novas TVs QLED.

Mas não é só isso, já que o desenvolvimento de novas tecnologias voltadas para o uso de redes – como a própria conexão 5G – e de assistentes pessoais como o Bixby, que recentemente ganhou sua versão 2.0, também é visto por aqui.

O SamsungPay, o SamsungKnox e até mesmo plataformas de realidade mista (realidades virtual e aumentada) são outros dos destaques da SRA.

AI Centers e inteligência artificial

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Os AI Centers são os responsáveis pela área de inteligência artificial.

A inteligência artificial, cada vez mais presente nos dias de hoje, possui centros dedicados ao seu desenvolvimento. Os chamados AI Centers – que estão presentes em vários países – estão surgindo por toda a América do Norte, tendo dois novos escritórios em Toronto e Montreal lançados há pouco tempo.

Dentro da área de IA, o Dr. Larry Heck, vice-presidente sênior e gerente de inteligência artificial da SRA, afirma que a empresa sul-coreana pretende dominar o segmento até o ano de 2020. Ainda segundo ele, serão 22 centros de desenvolvimento instalados em 16 países.

Uma das questões mais importantes sobre a área é o fato de que estamos na infância dessa tecnologia. É por este motivo que produtos e serviços com inteligência artificial ainda não são considerados “confiáveis”. Eles conseguem resultados interessantes, mas ainda erram ao providenciar certas informações ou interpretar pedidos.

Por isso, os Samsung AI Centers procuram entender quais aparelhos proporcionarão melhor interação para os usuários e, especialmente, quais as melhores formas de fazer com que um assistente pessoal entenda de fato um indivíduo, não apenas jogando informações gerais sobre o assunto em questão.

Os novos assistentes pessoais serão centralizados no usuário, e não na coletividade. Essa necessidade faz com que empresas como a Samsung mudem a forma como assistentes inteligentes são desenvolvidos, para que a IA seja sempre necessária, aprenda constantemente, esteja sempre próxima e seja segura.

“O seu assistente pessoal deve poder fazer perguntas e compreender o que você quer”

“O seu assistente pessoal deve poder fazer perguntas e compreender o que você quer, para que, além de providenciar informações, também deixar que o usuário ensine-o a atender tarefas ainda não programadas”, afirma Larry, também conhecido por ser o co-fundador da assistente pessoal da Microsoft, a Cortana.

Dessa forma, Dr. Heck então explica que o aprendizado de novas habilidades (skills, em inglês) por parte da IA pode ser catapultado. Acredita-se que este tipo de aprendizado, que leva o nome de “AI Capsules” ou “Bixby Capsules”, revolucionará a indústria de inteligência artificial.

Samsung NEXT

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NEXT avalia as tendências para o futuro.

Outra grande parte da empresa é a Samsung NEXT, que cuida sobretudo de software e serviços. Presente em diversos países ao redor do globo, a divisão – que se estabeleceu em áreas estratégicas – realiza investimentos sob perspectiva única. Isto é, mesmo considerando a centralização do mundo em serviços de nuvem, a Samsung NEXT já está se adaptando a uma situação descentralizada.

Aqui, são criados novos produtos e serviços através da aquisição de empresas, com investimentos sendo feitos em startups e novas parcerias sendo realizadas. Ah, e, a divisão também ajuda no desenvolvimento interno.

Mobilidade, realidade aumentada, inteligência artificial, edge computing, saúde digital, blockchain, internet das coisas e “explosão de dados” são tendências do futuro avaliadas pela NEXT para as próximas parcerias e aquisições.

Nos últimos 7 anos, mais de 70 empresas foram compradas, todas elas inclusas nestes segmentos.

Centro de Design e Inovação da Samsung

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Centro de Design e Inovação, localizado em San Francisco.

Localizado em San Francisco, o Centro de Design e Inovação da Samsung está no coração da cultura de startups, fazendo com que a empresa acompanhe as mais recentes novidades e tendências em design e engenharia.

Por situar-se fora da Coreia do Sul, o centro funciona como uma espécie de hub para receber grandes empresas e serviços – Google, Spotify e Uber, por exemplo -, que participam de bate-papos sobre futuras integrações.

Anteriormente, o Centro de Design e Inovação da Samsung era localizado em Los Angeles, nos Estados Unidos. Hoje, ele cuida de uma gama muito maior de produtos da empresa sul-coreana.

Seu maior objetivo é entender as necessidades dos usuários

Na verdade, seu maior objetivo é entender as necessidades dos usuários e transformá-las em ideias e soluções. Como exemplo, temos o smartwatch Gear Fit de primeira geração, que foi o primeiro grande sucesso desta divisão, chegando a ganhar o prêmio de “Melhor dispositivo móvel” da MWC 2014.

O processo de criação de um produto como este – que geralmente leva um ano – funciona assim: primeiro o time faz uma série de rodadas de idéias, que resultam na criação de um modelo impresso em 3D ou semi idealizado. 

Em seguida, o time encaminha as informações para a Coreia do Sul, onde é projetado o primeiro modelo. Quando o hardware é montado desta forma, seu custo final acaba sendo bem maior do que o de produção, já que se trata de uma peça única e sem um “molde” pronto.

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Na imagem: Gear IconX 2018.

Outros produtos que passaram por este mesmo esquema foram: o Gear Circle, fone de ouvido sem fio que podia ser usado no pescoço; o Level Over / On, outro fone de ouvido sem fio diferenciado; o Galaxy View, que garantiu um prêmio de inovação na CES 2016; o Gear IconX, que ganhou prêmio de inovação na CES 2017; e, por fim, o Gear Fit 2.

Apesar disso, o Centro de Design e Inovação da Samsung, que atualmente emprega 35 funcionários, não possui foco no desenvolvimento de novas tecnologias. Em outras palavras, a ideia aqui é dar poder às vontades dos usuários.

Quando perguntada sobre as mais recentes tendências de design em produtos de tecnologia, a Samsung comentou que as pessoas estão buscando como uma forma de estilo de vida.

Assim, os produtos de hoje são projetados para se adaptar tanto ao ambiente quanto ao usuário, possuindo materiais e formas que garante o uso da tecnologia sem ofender os arredores.

Curtiu esse tipo de conteúdo? Então continue ligado no Showmetech, já que os jornalistas brasileiros foram os primeiros do mundo a conhecer ambas as instalações da Samsung na Coreia e nos Estados Unidos.

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