Connect with us

Ciência e Tecnologia

Smart Blinds transforma vidro em persianas intelegentes, vitrines personalizáveis e muito mais

Os Smart Blinds da Gauzy ampliam as possibilidades do uso do vidro. Com muitas formas de aplicação, a empresa quer aumentar sua atuação na América do Sul

smt-Gauzy-P1

Publicamos recentemente uma matéria sobre displays em OLED desenvolvidos pela Samsung. A ideia da empresa seria dar um uso comercial aos painéis que tinham funções como espelho e monitor. Agora, de Israel, surge uma opção muito interessante aos screens de OLED. Trata-se do Smart Blinds, tecnologia de película de cristal líquido desenvolvida pela empresa israelense Gauzy, em sua nova versão – as “persianas” coloridas.

O vidro inteligente da empresa começou a ser desenvolvido em 2009 e proporciona diferentes aplicações do cristal líquido. A tecnologia Smart Blinds possibilita diferentes usos do conceito de transparência em janelas, vitrines e outras inúmeras aplicações, por meio da inclusão de uma película de cristal líquido inteligente (liquid crystal glass).

smt-Gauzy-vitro

Na prática, o produto permite controlar a quantidade de luz que entra no ambiente, possibilitando que o vidro funcione como cortina, inclusive simulando movimentos de abrir, fechar e bascular, além de oferecer aos profissionais de construção e arquitetura novas opões de sombreamento.

A tecnologia foi lançada no Brasil (na versão transparente) no ano passado e, a partir do próximo mês, começa a ser comercializada sua versão colorida (na medida de 1,80 m). Os novos painéis utilizam os Smart Blinds combinados com uma película sobre o vidro, que a partir de comandos (como controle remoto), administram a passagem de luz e se tornam uma espécie de “persiana inteligente“.

smt-Gauzy-geladeira

Em vitrine de loja, por exemplo, os Smart Blinds são acionados por um sensor de presença. Dessa forma, quando o consumidor parar diante do vidro, este se torna opaco, possibilitando a projeção de um vídeo sobre os produtos da loja. Essa tecnologia já é usada no Hotel Ritz-Carlton, em Tel Aviv, em uma divisória de vidro que separa o quarto do banheiro e no Waldorf Astoria, em Jerusalém. Além de também ser encontrada em um sítio arqueológico e em uma vitrine de loja em Israel.

Eleita como uma das 10 tecnologias mais futuristas de Israel (o projeto é um dos poucos selecionados pelo governo local para receber suporte financeiro), os Smart Blinds atualmente são comercializados pela Gauzy em 12 países pelo mundo, entre os quais os Estados Unidos, Alemanha, França, Holanda e Cingapura.

A empresa agora busca expandir sua atuação na América do Sul, considerada uma região estratégica em função do elevado desenvolvimento de construção civil, a alta densidade populacional e o clima nessas regiões. Além do Brasil, o produto também é encontrado na Colômbia e na Argentina.

Continue Reading
You may also like...

Jornalista, fã de cinema e curioso de todas as coisas. Sempre atento às informações, escreve sobre ciência, comportamento e as novidades do mundo tecnológico.

Comments

Dica

Mais Lidas

Reviews

Cultura Geek

Tutoriais

To Top