Conecte-se conosco
rato-de-laboratorio

Ciência e Tecnologia

Estudo comprova que smartphones causam câncer? Só em ratos, por enquanto

Um estudo do Programa Nacional Toxicológico dos EUA constatou que smartphones causam câncer. O experimento foi conduzido em ratos durante nove anos

rato-de-laboratorio

Há muitos anos existe a crença de que telefones celulares podem causar câncer em seres humanos, no entanto não há nenhuma certeza de que isso realmente aconteça.

Para tentar descobrir de fato se o uso prologando de celulares e smartphones podem causar câncer, o Programa Nacional Toxicológico dos EUA conduziu uma pesquisa durante nove anos e descobriu que há sim uma ligação entre celulares e o câncer.

O estudo de US$ 25 milhões de dólares, algo em torno de R$ 90,3 milhões de reais, é o maior experimento até agora sobre o assunto e foi iniciado em 2005. O experimento consistiu em expôr cerca de 2.500 ratos à radiação em câmaras construídas em laboratórios subterrâneas. A radiação gerada pretendia simular as redes GSM e CDMA a 900 Mhz e 1.900 Mhz.

pessoas-com-smartphones

Os ratos e camundongos foram irradiados desde que estavam na gestação, continuamente durante dois anos, sete dias da semana, por nove horas cada dia, alternando em intervalos de 10 minutos de exposição e não-exposição.

Ao final deste período o estudo constatou que a incidência de câncer nos animais atingidos pela radiação era maior do que naqueles que não foram atingidos. Houve um aumento no número de casos de dois tipos de tumor em camundongos do sexo masculino. Curiosamente, resultados similares não foram encontrados em cobaias do sexo feminino.

O estudo foi elogiado e destacado pela Agência Internacional de Pesquisa sobre Câncer (IARC, na sigla em inglês), mas o apoio não foi unânime na comunidade científica.

O Programa Nacional Toxicológico (NTP, na sigla em inglês) relata que a correlação, embora ligeira, definitivamente parece ser causal. Estranhamente, os ratos machos que foram expostas à radiação realmente tinha uma taxa de sobrevivência um pouco maior do que os ratos que não foram expostos.

Apesar de ter sido elogiado e destacado pela Agência Internacional de Pesquisa sobre Câncer (IARC, na sigla em inglês), o estudo não recebeu apoio unânime na comunidade científica.

A Organização Mundial de Saúde e outros pesquisados apoiam a tese de que existe uma ligação entre celulares e o câncer, e um porta voz da OMS minimizou o estudo: “Este estudo em ratos está em análise por especialistas adicionais. É importante notar que dados observados em humanos anteriormente em estudos populacionais de grande escala encontraram provas limitadas de um risco maior de desenvolver câncer com base na utilização de smartphones, disse o representante.

E você o que acha disso; Celulares realmente causam câncer?

Fonte: AT

Desenvolvedor web, técnico em eletrônica, geek desde criança, nerd e gamer caixista, ama Halo e Gears of War mas está esperando a SEGA lançar outro console porque é fã de Sonic. Entusiasta de tecnologia em geral, ama robôs e PC gaming.

Comentários

Mais de Ciência e Tecnologia

Dica

Mais Lidas

Reviews

Cultura Geek

Tutoriais

To Top