Conecte-se conosco
FastFormat

Aplicativos

Software formata trabalhos acadêmicos nas normas ABNT automaticamente

Uma ferramenta desenvolvida por três estudantes da UFPE automatiza a formatação de trabalhos acadêmicos nas normas da ABNT.

FastFormat

Um dos pesadelos dos acadêmicos aparentemente chegou ao fim. Três estudantes da pós-graduação em Computação da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) criaram um software que automatiza a formatação de trabalhos acadêmicos nas normas da ABNT. Batizado de FastFormat, a ferramenta é temporariamente gratuita.

O FastFormat funciona como um editor de texto convencional, mas já oferece as opções da ABNT para o usuário apenas substituir com o conteúdo correspondente. Para aqueles que precisam utilizar de equações e operações matemáticas, ele também faz a formatação em LaTeX, exibindo a equação logo após a escrita.

Uma das partes mais chatas da elaboração do trabalho é facilitada com o software: o registro das referências, bastando cadastrá-la num gerenciador de referências. Depois disso, basta copiar para o seu documento.

A ferramenta possui vários modelos, contemplando diversos tipos de trabalhos acadêmicos, incluindo artigos científicos nas normas da ABNT, periódicos, conferências científicas, TCCs e teses. Capas específicas para algumas instituições também estão disponíveis, incluindo a USP, UFSC, UFAL, UnB e UECE.

Ao final do trabalho é possível exportar o arquivo em formato PDF. Em um blog, eles ensinam como utilizar as ferramentas da melhor forma.

O FastFormat permanecerá gratuito por enquanto, mas à medida que ele for sendo desenvolvido serão estabelecidos preços de acordo com o nível de utilização do usuário. Qualquer um pode criar uma conta no site ou fazer login pelo seu perfil do Facebook ou conta do Google nesse site.

19, estudante de Comunicação e Multimeios na PUC-SP. Curioso e apaixonado por tecnologia, escreve sobre o tema há cinco anos.

Comentários

Mais de Aplicativos

Dica

Mais Lidas

Reviews

Cultura Geek

Tutoriais

To Top