Conecte-se conosco
schiaparelli-capa

Ciência e Tecnologia

Sonda europeia Schiaparelli prepara-se para pousar em Marte

O principal objetivo da Sonda espacial Schiaparelli é buscas indícios de vida no Planeta Vermelho

Schiaparelli - sonda espacial se aproxima da superfície de Marte

O principal objetivo da Sonda espacial Schiaparelli é buscas indícios de vida no Planeta Vermelho

Treze anos depois da tentativa fracassada de enviar um robô de exploração a Marte, a Europa finalmente deve atingir o objetivo nesta quarta-feira (19) com o pouso da sonda espacial Schiaparelli, que integra a missão ExoMars da Agência Espacial Europeia (ESA)

A missão

Schiaparelli

Batizada em homenagem ao astrônomo italiano Giovanni Schiaparelli, o módulo de 600 kg se separará da nave mãe, a Trace Gas Orbiter (TGO), depois de uma viagem de sete meses e 496 milhões de quilômetros.

O centro de controle instruirá uma sonda espacial a 175 milhões de quilômetros da Terra para que pouse em um módulo explorador, do tamanho de uma piscina de plástico, sobre a árida e fria superfície de Marte.

Assim que se separar da Schiaparelli, o TGO mudará de rumo para evitar uma colisão com Marte. Depois modificará a forma de sua órbita que passará a ser circular em torno do planeta e, a partir de 2018, começará a analisar a atmosfera de Marte de uma altitude de 400 km.

Em busca dos marcianos

Schiaparelli - Espera-se que a sinda possa achar explicações para a origem do metano na atmosfera do planeta.

O principal objetivo da Schiaparelli é permitir a preparação de outro módulo de exploração, que buscará indícios de vida no Planeta Vermelho. Os cientistas acreditam que os rastros de metano na delgada atmosfera de Marte podem ser um indício de que algo pode estar acontecendo em nível subterrâneo.

Outra razão podem ser os micróbios unicelulares denominados metanógenos, que na Terra existem em lugares sem oxigênio, como o estômago dos animais, onde convertem o dióxido de carbono em metano. Espera-se que o explorador ExoMars possa achar explicações para a origem desse metano.

Uma odisseia europeia

Schiaparelli - A missão é fruto da união entre a Agência Espacial europeia e a Rússia.

Desde a década de 1960, menos da metade das tentativas das agências espaciais dos Estados Unidos, Rússia e Europa para pousar e operar um módulo na superfície de Marte obteve êxito.

A última tentativa europeia foi com o módulo de fabricação britânica Beagle 2, que desapareceu deixar rastros depois de separar-se da nave mãe Mars Express, em dezembro de 2003.

A missão é fruto da união entre a Agência Espacial europeia e a Rússia. O módulo e sua nave mãe, que ficará e órbita em torno de Marte para captar odores na atmosfera, são apenas a primeira etapa do projeto russo-europeu ExoMars.

A segunda fase será lançada em 2020, depois de dois anos de adiamento, será o robô de exploração ExoMars Rover, para o qual Schiaparelli servirá de teste de pouso.

Jornalista, fã de cinema e curioso de todas as coisas. Sempre atento às informações, escreve sobre ciência, comportamento e as novidades do mundo tecnológico.

Comentários

Mais de Ciência e Tecnologia

Dica

Mais Lidas

Reviews

Cultura Geek

Tutoriais

To Top