Connect with us

Ciência e Tecnologia

Sonda Rosetta tira foto do local de pouso em um cometa

Rosetta capturou imagem do Ponto J / NASA/ESA / AFP

A espaçonave Rosetta capturou uma imagem do Ponto J, o primeiro local onde pousará no cometa 67P/Churyumov-Gerasimenko. A foto foi liberada pela Nasa (Agência Espacial Americana).

Pertencente à Agência Espacial Europeia, que faz parceria com a Nasa, a Rosetta enviou o módulo Philae para cientistas analisarem a primeira opção de pouso.

A missão conduz análises do cometa, considerado um vestígio das fases iniciais do Sistema Solar. A imagem foi formada por duas fotos tiradas pela câmera OSIRIS de ângulo estreito, em 14 de setembro, a uma distância de 30 quilômetros.

O círculo vermelho marca o local de pouso, que tem, aproximadamente, 500 metros de diâmetro, e é localizado no menor dos dois lóbulos do cometa.

A sonda Rosetta liberará o módulo às 5h35 do dia 12 de novembro, a uma distância de aproximadamente 22,5 quilômetros do centro do cometa. O pouso deve ocorrer sete horas mais tarde. Como as mensagens da Rosetta demoram 28 minutos para chegar à Terra, a confirmação da aterragem deve acontecer às 13h.

Durante as sete horas até o momento do pouso, o Philae vai realizar fotografias e experimentos científicos, coletando amostras de poeira, gás e plasma no ambiente próximo ao cometa.

Espera-se que, em março de 2015, o cometa comece a se aproximar do Sol. Com as temperaturas se elevando muito, o Philae deixará de operar. Porém, a Rosetta continuará acompanhando o aumento de atividade do cometa até sua aproximação máxima do Sol, em agosto do ano que vem.

Lançada em março de 2004, a Rosetta foi reativada em janeiro de 2014 depois de passar 957 dias em desuso. 

[email protected]

notícias importantes sobre tecnologia publicadas pelo portal de internet do Grupo Bandeirantes.

Comments

Dica

Mais Lidas

Reviews

Cultura Geek

Tutoriais

To Top