Conecte-se conosco
sony-4k-1

Câmeras

Sony 4K Action Cam: uma síntese de evolução das camêras de ação

Avaliamos a nova Sony 4k Action Cam (FDR-X1000V), uma câmera para quem quer recordações rápidas em ambientes atípicos!

sony-4k-1

Pense por um instante que você pode entrar na maior concessionária do mundo e pedir que seja montado um carro com o que há de melhor em cada marca: o melhor motor, o melhor câmbio, o melhor acabamento e a melhor pintura. Não seria ótimo sair de lá sabendo que você tem o melhor carro do mercado? Bom, foi isso que a Sony se propôs a fazer com a sua nova action cam.

Antes de falar da câmera em si, vamos falar da história da Sony e da evolução dessa tecnologia. Durante muitos anos, a empresa foi a marca referência para filmadoras, câmeras fotográficas e posteriormente câmeras digitais.

montagem

Ela seguiu o caminho que a própria televisão abriu. Primeiro, eram as enormes câmeras de estúdio, que foram ficando melhores e menores. Depois, as câmeras invadiram os lares de milhões de famílias, criando recordações de casamentos, batizados e aniversários e tornando-se comum filmar as férias, as viagens, tudo. Aí a tecnologia avançou e as câmeras ficaram menores, ganharam qualidade de imagem e por fim… entraram na era digital.

A Sony esteve 2 décadas na frente dos seus maiores concorrentes, produzindo boas baterias, qualidade de vídeo e áudio e, principalmente, na montagem das lentes. Mas, conforme o tempo foi passando, um novo nicho se provou mais complicado de dominar: os smartphones com câmeras.

Tanto a Sony  quanto suas concorrentes tradicionais – JVC e a Panasonic – perderam terreno com a chegada deste mercado. Afinal, ainda que suas câmeras e filmadoras sejam referências de mercado, nada supera o famoso ditado: “A melhor câmera é aquela que você tem quando mais precisa”. E, nisso, os smartphones são imbatíveis.

Por essa razão, a Sony gastou anos de desenvolvimento e pesquisa, para reduzir componentes e trazer suas tecnologias para os dispositivos móveis, celulares e depois smartphones. E, no meio desse caminho, outra revolução aconteceu:

Antes, quem quisesse filmar eventos e esportes radicais, precisava de um capacete com uma grande câmera e, muitas vezes, uma grande bateria externa. A empresa americana GoPro mudou esse cenário ao apresentar em 2004 uma pequena câmera, ultra-ressistente e com alta qualidade de imagem, que poderia ser acoplada a capacetes, veículos e bicicletas, sem dificuldade. Iniciava-se então o cobiçado segmento de Action Cams (câmeras de ação, em tradução livre), uma evolução natural do processo de se filmar eventos, esportes, manobras radicais: não era a câmera que se movia para gravar ação, era a câmera que se movia junto com a ação.

bmx-jum3rd bmx-jump1st

Mas será que a Sony, com muitos anos de experiência à frente da GoPro, poderia criar um produto competitivo em um mercado onde uma marca já está estabelecida e é sinônimo de ação? A resposta é: “Por que não?

Design

A começar pelo design, a Sony pensou em uma câmera que caiba na mão e que tenha uma boa pegada. Nada pior que deixar a sua câmera cair enquanto está filmando algo ou batendo uma selfie; assim, o botão de gravação fica estrategicamente posicionado para ser usado com o polegar ou indicador, sem que a câmera corra o risco de cair, além é claro de possuir uma trava para evitar que você acidentalmente cancele a gravação de um vídeo (que aliás é uma herança das câmeras analógicas de mão da Sony). O que pudemos perceber durante os testes é que o formato da câmera favorece uma pegada mais firme. Correr com ela ocorreu confortavelmente, sem a necessidade dela presa ao cinto.

sony-4k-1

Conectividade

Ao invés de utilizar o famigerado bluetooth, a câmera se conecta via Wi-fi Direct, o que torna a experiência de live streaming muito melhor e muito mais fluída. Além disso, a câmera possui um sensor de GPS, que pode ser usado para taggear fotos e vídeos.

A câmera possui também um sensor NFC para parear mais facilmente com qualquer dispositivo, sem ter que necessário digitar uma senha super longa.

Ainda é possível, via Wi-fi direct, conectar um controle remoto de pulso com display embutido, muito bom para filmar quando se está na água e perfeito para deixar as mãos livres:

controle-sony

Este controle pode se conectar simultaneamente à até 5 câmeras, e ainda fazer o live streaming. Tanto para a transferência de fotos para o celulares, quanto no computador, o Wi-fi Direct se mostrou bem estável. Não tivemos problemas de conexão em nenhum momento, mesmo ao transferir um vídeo de 20 Gb. O sensor de GPS tem um precisão muito boa, em todas as fotos que foram tiradas, a posição tinha uma diferença de no máximo 100 metros.

Resistência

Uma das características que mais preocupam os donos de action cams é resistência, não só em quedas, mas também à poeira, água e até gelo. A Sony promete que sua câmera irá resistir à poeira, quedas de até 1.5 metros, mergulhos de até 60 metros – dentro do case próprio – e, pasmem: temperaturas de até -10º C (nessa temperatura, é altamente recomendável um par de luvas como acessório). Embaixo da  água, a câmera cumpre o que promete, filma bem e não escorrega ao ser manuseada, daí o fato dos botões mais ásperos. Quanto à resistência a água, a câmera foi utilizada na Star Wars Run e foi usada presa ao cinto durante 7 quilômetros, quase 50 minutos embaixo de chuva. No final da corrida, não identificamos nenhum dano ao equipamento.

Qualidade das gravações

As lentes Carl Zeiss ajudam e muito na questão do foco, o que é uma das grandes promessas da Sony: fotos menos tremidas em movimento. O zoom digital funciona bem e com uma resolução de 4k não prejudica as fotos. Uma função que nos surpreendeu positivamente foi o Wind Noise Reduction (redução do barulho de vento), quase não se ouve nas gravações ao ar livre o som do vento, mesmo quando estava correndo.

A opção de fast-moving action permite que você grave em alta qualidade movimento rápidos, para assim posteriormente usar o efeito de Slow Motion sem perda da nitidez.

Acessórios

Assim como uma criança no Natal, ao abrir a caixa nos surpreendemos com a quantidade de acessórios: além do case para mergulho de até 10 metros, a Sony também tem disponível suporte para capacetes, pranchas e o indispensável Selfie Stick.  

Um dos pontos fortes, e que na nossa opinião conta bem como acessório, são os softwares de edição de imagem que vem junto da câmera. Além do aplicativo para Android e iOS – que possui funções de edição – a Sony também disponibiliza o Action Movie Creator para Mac e PC. O software é bem intuitivo e possui recursos bem legais de edição de áudio à lá Sony Vegas. Mais leve que o Vegas, ele não exige uma super máquina para rodar de forma fluída.

feature7

Bateria

Não tem nada pior do que ter que carregar qualquer gadget mais de uma vez por dia e nisso a câmera surpreende. Com uma bateria de 1240 mAh, a autonomia de gravação em 4k foi de 5 horas, e em 1080p de espantosas 9 horas e 05 minutos.

Preço

A Sony conseguiu que sua câmera tivesse um valor de mercado competitivo e fosse vendida nos EUA no mesmo valor que sua maior concorrente, a U$ 499,99. Aqui no Brasil, A Câmera Digital Sony Action Cam X1000v Wi-Fi GPS 8.8 MP Gravação 4K (FDR-X1000V) pode ser encontrada por R$ 2.499,00.

Mas nem tudo são flores…

Como todo equipamento, a câmera possui sim pontos negativos. Infelizmente, por melhor que sejam as filmagens e fotografias, a câmera ainda possui o mesmo calcanhar de Aquiles de todas as action cams: variações de luminosidade. Apesar do esforço do processador Exmor R de última geração, a câmera não vence ambientes muito claros ou com luminosidade variável.

DSC00055

O microfone embutido é muito bom, mas se você quiser mais proteção durante uma gravação e resolver utilizar o case, o som acaba saindo bem abafado.

E por fim, a falta de um display que possa ser acoplado dificulta o enquadramento se você não estiver com a câmera conecta ao celular ou computador.

Conclusão

Se você procurar um design amigável e uma boa experiência, esta Action Cam 4k da Sony vai te fazer bem feliz e realmente vale o preço cobrado por ela. Ela é resistente e dá conta do recado.

E aí? Tem alguma dúvida? Acha que faltou algo? Comente abaixo!

Câmera Digital Sony Action Cam X1000v Wi-Fi GPS 8.8 MP Gravação 4K (FDR-X1000V)

R$ 2.499,00
Câmera Digital Sony Action Cam X1000v Wi-Fi GPS 8.8 MP Gravação 4K (FDR-X1000V)
7.6

Imagem

8/10

    Audio

    5/10

      Resistência

      9/10

        Duração de Bateria

        10/10

          Preço

          6/10

            Pros

            • Design
            • Duração de Bateria
            • Imagem
            • Resistência
            • Software de Edição própria

            Cons

            • Captação de Audio
            • Adaptação a variação de luz

            Nerd e profissional de TI desde que se entende por gente. Gosta de cultura geek e adora escrever sobre tudo um pouco.

            Comentários

            Mais de Câmeras

            Dica

            Mais Lidas

            Reviews

            Cultura Geek

            Tutoriais

            To Top