Connect with us
sony-xperia-z5-premium1

Android

Sony lança Xperia Z5, Z5 Compact e Z5 Premium com tela 4K

A Sony apresentou hoje os modelos Sony Xperia Z5, acompanhado da versão compacta Xperia Z5 Compact e de um smartphone com resolução 4K, o Xperia Z5 Premium.

sony-xperia-z5-premium1

A Sony aproveitou o dia de hoje (2) para anunciar a nova geração da linha de smartphones Xperia. Foram apresentados os modelos Sony Xperia Z5, acompanhado da versão compacta Xperia Z5 Compact e de um smartphone com resolução 4K, Xperia Z5 Premium. Abaixo a gente explica as vantagens desses modelos:

Design

Os modelos da linha z5 não fogem muito do design tradicional da Sony. Eles foram construídos com uma estrutura de metal na parte traseira, chamada de frosted glass – inovador acabamento em vidro fosco e suave ao toque, trazendo mais conforto ao segurar o dispositivo, e são montados em corpo único, sem relevos em câmeras. Toda a nova série Xperia Z5 são à prova d’água (IP 65/68) e o dispensam protetores na entrada USB.

A linha Z5 também traz na lateral um novo botão power com sensor de impressão digital integrado para trazer mais segurança e ser facilmente desbloqueado pelo usuário, com a possibilidade de cadastro de até cinco digitais diferentes.

Câmeras

Segundo a empresa, os modelos da linha Z5 possuem câmera com o autofoco ultrarrápido, permitindo foco em apenas 0.03 segundo (mais rápido que um piscar de olho humano – média de 0.1 a 0.4 segundo). Outra novidade é a função Clear Image Zoom de 5x, que possibilita o zoom digital de até cinco vezes com a mesma qualidade da imagem de um zoom ótico.

A linha vem também com o novo sensor 1/2.3 Exmor RS da Sony, câmeras principal de 23MP com lente F2.0 G e frontal de 5MP. A nova série também apresenta melhor desempenho em condições de pouca luz, sem perder a qualidade da imagem.

Com a popularidade do uso de conteúdo mobile nas mídias sociais, a série Xperia Z5 traz a tecnologia de vídeo Steady Shot com a nova função Intelligent Active Mode. Esta tecnologia traz estabilização de vídeo melhorada e o consumidor será capaz de capturar continuamente ações com mais estabilidade, sem tremores, em situações como, andar de bicicleta, skate ou correr. Ele também apresenta um melhor desempenho em baixa luminosidade.

Telas:

É aqui que os 3 modelos mais se diferem. A tela do Xperia Z5 tem 5,2 polegadas. Pensando em quem não gosta des smartphones tão grandes, o Xperia Z5 Compact reduz esse tamanho para 4.6 polegadas. E, para quem tamanho e resolução devem ser sempre os máximos, foi criado o novo Xperia Z5 Premium, com tela de 5,5 polegadas e resolução 4K UltraHD com tecnologia 4K TRILUMINOS IPS.

sony-z5 sony-z5-compact1 sony-z5-premium1
Sony Xperia Z5 Sony Xperia Z5 Compact Sony Xperia Z5 Premium
5,2 polegadas (1080 x 1920) 4,6 polegadas (720 x 1280) 5,5 polegadas (2160 x 3840)

Segundo a empresa, o novo display 4K garante que os detalhes sejam retratados com precisão para imagens, com resultados mais naturais, com quatro vezes a resolução de Full HD. O dispositivo também tem a tecnologia de “upscale” do conteúdo para 4K, transformando as fotos e vídeos na resolução mais próxima ao 4K.

Embora faça sentido a apresentação de modelos menores, como o Z5 Compact, ainda precisamos analizar se o uso de uma tela 4K no z5 Premium é algo útil, já que significa sinônimo de aumento do gasto da bateria e não traz tantas vantagens, já que o olho humano não percebe a diferença entre os pixels.

Desempenho

O Xperia Z5, o Xperia Z5 Compact e o Xperia Z5 Premium oferecem o mesmo padrão de autonomia dos modelos anteriores, controlados pelo software Stamina. Segundo a empresa, isso resulta em até 2 dias de utilização (avaliaremos isto em nossos testes).

O processador utilizado é o Qualcomm Snapdragon 810 octa-core de 64bit, o mesmo do Xperia Z3+ (avaliado pelo Showmetech neste review). Ainda precisamos saber se os problemas de superaquecimento, conhecidos de smartphones que usam esse processador, foram resolvidos na linha Z5.

No quesito memóriam RAM, existe uma pequena diferença entre os modelos: o Xperia Z5 e Z5 Premium têm 3GB de memória RAM, enquanto o Z5 Compact ficou apenas com 2GB.

Veja abaixo as imagens dos novos aparelhos:

Todos os modelos suportam as redes de altíssima velocidade 4G/LTE, tem memória interna de 32GB e suportam cartões MicroSD de até 200GB. Eles rodam o sistema Android 5.1.1 (Lollipop), sem previsão de atualização confirmada para o Android Marshmallow (6.0).

No quesito baterial, existem diferenças em cada modelo. o Xperia Z5 tem 2900 mAh de capacidade, enquanto o Z5 Compact possui apenas 2700 mAh. Já no Z5 Premium, a capacidade sobe para 3430 mAh. Independente do modelo, a Sony afirma que é possível ficar longe da tomada por até 2 dias.

Os modelos chegarão ao mercado consumidor a partir de outubro deste ano.

Para facilitar a diferenciação entre os 3 modelos, veja este comparativo completo Xperia Z5 feito pela nossa equipe.

Bruno A. Martinez é advogado, bancário e criador do Showmetech. E sim, todo mundo pergunta por que ele não estudou algum curso relacionado com tecnologia.

Comments

Dica

Mais Lidas

Reviews

Cultura Geek

Tutoriais

To Top