Conecte-se conosco
Exemplo de anúncio injetado por extensão no Google Chrome

Ciência e Tecnologia

Spammers estão comprando extensões do Chrome para enviar anúncios

Se o seu navegador Google Chrome está exibindo anúncios ou propagandas persistentes mesmo ao mudar de página, o problema pode estar nas extensões instaladas.

Exemplo de anúncio injetado por extensão no Google Chrome

Exemplo de anúncio injetado por extensão no Google Chrome

Um fenômeno recente para usuários do navegador Google Chrome pode ter sido desvendado: o aparecimento repentino de anúncios persistentes (que não mudam quando o usuário troca de página) pode estar relacionado às extensões do programa. Segundo relatos, grupos de spammers estão comprando extensões já estabelecidas e com grande base instalada para enviar atualizações com códigos que injetam anúncios não solicitados para os usuários.

Várias extensões já receberam avaliações negativas na Chrome Web Store. O desenvolvedor Amit Agarwal, responsável pela extensão Add to Feedly (não instale!), relatou ter recebido um email com uma proposta de “4 dígitos” para comprar o programa dele. Após aceitar a proposta, ele observou que, os novos donos enviaram um update que simplesmente adicionou um código para exibir anúncios aos mais de 30.000 usuários. Segundo Agarwal, ele não tinha idéia de era esta a intenção dos compradores.

A prática está tirando vantagem do fato de que o Google Chrome envia atualizações de forma silenciosa e automática para o usuário, que normalmente sequer sabe quando o navegador ou extensões foram atualizados para versões mais novas. O fato ainda se agrava porque aplicativos anti-vírus e anti-malware não conseguem identificar essa prática e, como o Chrome costuma sincronizar as extensões instaladas pelo usuário com a conta no Google, nem formatar o computador resolverá, apenas remover a extensão soluciona (o que nem sempre é fácil, pois é difícil identificar a origem do anúncio).

Se o seu navegador Google Chrome está exibindo anúncios ou propagandas persistentes mesmo ao mudar de página, talvez seja o momento de revisar as extensões que estão instaladas.

No momento não há muito o que fazer para se proteger a não ser ficar atento a mudanças de comportamento no navegador. Uma solução parcial é instalar uma extensão chamada “Extension Updates Notifier“, que pelo menos avisa quando alguma extensão recebeu atualização. Há uma outra extensão disponível na Chrome Web Store chamada “Stop Extension from injecting ads“, literalmente “Impeça extensões de injetar anúncios”. Porém, essa extensão possui poucas avaliações de outros usuários e deve ser usada com cautela.

Fonte: Ars Techica

Atualmente advogado, mas apaixonado por tecnologia e tentando uma nova carreira na área, não passo um dia sequer sem usar algo feito por Apple, Google, Microsoft e Amazon.

Comentários

Mais de Ciência e Tecnologia

Dica

Mais Lidas

Reviews

Cultura Geek

Tutoriais

To Top