Connect with us
Spotify Streaming

Aplicativos

Spotify cria mapa com as músicas mais ouvidas em várias cidades do mundo

O Spotify criou um mapa interativo com as músicas mais populares de várias cidades do mundo. Foram feitas diversas playlists através dos dados de reprodução dos usuários.

Spotify Streaming
O Spotify quer que você conheça novos artistas e diferentes gêneros musicais. O serviço de streaming tem milhões de músicas em seu catálogo e trabalha em iniciativas para espalhar todo esse conteúdo. Para complementar as recomendações através das playlists, eles criaram um mapa com as faixas mais ouvidas em várias cidades do mundo.

Segundo o post no blog oficial do Spotify, a ideia do mapa foi inspirada pelas experiências que temos em viagens, já que quando estamos em outras cidades procuramos por comidas e atividades típicas do local. Pensando nisso, não são apenas as músicas mais ouvidas no geral, mas as faixas que são menos propensas a ouvirmos em outro lugar. Justamente por isso artistas internacionais não aparecem nessas recomendações.

O mapa inclui quase mil cidades, basta clicar sobre uma delas para ver o link da playlist. Cada uma delas será atualizada duas vezes por mês e reúne 100 músicas, que são selecionadas a partir de mais de 20 bilhões de conexões (relação de músicas ouvidas por usuário).

Em São Paulo, por exemplo, as três primeiras músicas são do rapper Rael, seguida de outros gêneros, como pagode, funk e sertanejo. No Rio de Janeiro, os ritmos mais populares são o funk e pagode. Em Belo Horizonte o sertanejo predomina, já em Recife o forró que mais aparece.

A novidade ainda é experimental, mas mostra a capacidade do Spotify de mineração de dados e business inteligence, que certamente são usados para melhorar as recomendações individuais.

19, estudante de Comunicação e Multimeios na PUC-SP. Curioso e apaixonado por tecnologia, escreve sobre o tema há cinco anos.

Comments

Dica

Mais Lidas

Reviews

Cultura Geek

Tutoriais

To Top