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Ciência e Tecnologia

Startup britânica cria gadget que auxilia nos ruídos da apneia do sono

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O SilentPartner consegue silenciar a apneia do sono com uma tecnologia que inverte o som criando uma zona de silêncio ao redor do roncador

Em uma sociedade focada na produção, pouco se fala do quanto é necessário dormir bem. Além do stress e dos dramas do dia a dia, um dos inimigos mais comuns do sono reparador é a apneia do sono, o popular ronco. A SAOS (Síndrome da Apneia do Sono) é uma doença crônica, evolutiva caracterizado pela obstrução parcial ou total das vias, causando paradas repetidas e temporárias da respiração enquanto a pessoa dorme.

O problema pode ocorrer por vários fatores: os músculos da garganta e língua relaxam mais do que o normal, as amídalas e adenoides são grandes, a pessoa está acima do peso, ou o formato da cabeça e pescoço resulta em menor espaço para passagem de ar na boca e garganta. Entre os principais sintomas estão ronco e sonolência diurna, embora muitos pacientes não os percebam. A sonolência diurna é explicada pelas interrupções do sono causadas pela falta de oxigênio.

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A apneia do sono acomete aproximadamente 30% da população adulta mundial. A maior parte dos pacientes, entre 85% e 90%, convive com a doença sem receber o diagnóstico e continua sem tratamento. Nem todo mundo que ronca, sofre da síndrome, mas os ruídos noturnos são um forte indício do problema.

De olho nessa imensa demanda, uma startup britânica promete lançar, ainda neste ano, um dispositivo capaz de minimizar os efeitos dos roncos. O Silent Partner SmartPatch funciona usando tecnologia de cancelamento de ruído, muitas vezes encontrada em fones de ouvido. Para isso, inclui um contador de som que anula o barulho, criando uma “zona de silêncio” ao redor do roncador.

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Isso permite que os parceiros tenham uma noite de sono melhor, já que, em teoria, o som dos roncos não serão mais audíveis. A produção do Silent Partner deve começar ainda neste ano, depois de mais testes que confirmem a eficiência do sistema anti-ronco. O produto foi objeto de uma campanha em um site de crowdfunding (financiamento coletivo), que levantou mais de 265 mil libras esterlinas (cerca de R$ 1,5 milhões de reais).

Jornalista, fã de cinema e curioso de todas as coisas. Sempre atento às informações, escreve sobre ciência, comportamento e as novidades do mundo tecnológico.

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