Conecte-se conosco
Digitação no Steam Big Picutre - simples, fácil e funcional.

GADGETS

Steam Big Picture – Valve lança interface para TVs de alta definição

Quem costuma jogar no PC sabe que o Steam é a melhor forma de comprar e gerenciar seus games. Além das promoções incríveis, a plataforma oferece acesso instantâneo ao seus games, saves na nuvem e rede social. Não é de hoje que a turma da Valve (a empresa responsável pelo Steam e por jogos como Portal, Counter-Strike e Left 4 Dead) mira em outras plataformas (já temos o app para Android e iOS, versão para Macs e o cliente para Linux logo logo vai chegar), e dessa vez a empresa decidiu atender um antigo pedido dos usuários: uma interface no estilo dashboard desenhada para o uso em TVs de alta definição e totalmente controlável via joystick, dispensando o uso de teclado e mouse…

Quem costuma jogar no PC sabe que o Steam é a melhor forma de comprar e gerenciar seus games. Além das promoções incríveis, a plataforma oferece acesso instantâneo ao seus games, saves na nuvem e rede social.

Não é de hoje que a turma da Valve (a empresa responsável pelo Steam e por jogos como Portal, Counter-Strike e Left 4 Dead) mira em outras plataformas (já temos o app para Android e iOS, versão para Macs e o cliente para Linux logo logo vai chegar), e dessa vez a empresa decidiu atender um antigo pedido dos usuários: uma interface no estilo dashboard desenhada para o uso em TVs de alta definição e totalmente controlável via joystick, dispensando o uso de teclado e mouse.

Biblioteca de jogos.

O modo está em fase beta – ou seja, ainda é passível de erros e problemas – mas é relativamente estável, apesar do idioma ainda ser apenas o inglês. A interface cumpre seu papel com excelência: a organização dos itens, o design e a fluidez impressionam. A “dashboard” não fica atrás se comparada com a dos consoles de mesa. Basicamente todos os recursos presentes nas interfaces do Xbox 360 e na do PlayStation 3 foram adaptadas ao universo Steam de forma sutil e natural. Com dois cliques você consegue acessar sua lista de amigos e iniciar um chat de voz ou convidar um amigo para a partida, por exemplo. Configurar seu microfone e saída de voz também não vai ser um “parto” como já me aconteceu algumas vezes e muito menos vai exigir mouse ou teclado. Todas as configurações foram simplificadas.

Página inicial do Steam Big Picture.

Você tem acesso rápido a loja Steam, sua biblioteca de jogos, a comunidade, amigos e um navegador web totalmente adaptado para uso na TV com joystick. Por falar em joystick, tive uma agradável surpresa. O controle sem fio do Xbox 360 que uso no computador foi automaticamente reconhecido. E o melhor: com funções especiais no botão guia. Com o Steam aberto na máquina, basta apertar o botão guia para que o Steam maximize já com a interface Big Picture (ideal pra quem liga a máquina, pega o joystick e vai pra cama ou sofá). Para tirar screenshots durante as partidas, basta apertar o botão guia + RT. Incrível!

Esse é o navegador web do Steam Big Picture.

A digitação também é muito interessante e não se torna cansativa: ao acessar alguma opção que aceite texto, um teclado em formato de flor-de-lótus se abre e você digita usando os botões de ação do joystick e controlando o cursor com o direcional analógico.

Digitação no Steam Big Picutre – simples, fácil e funcional.

O Steam Big Picture foi uma ótima sacada da Valve e deixa ainda mais aberta a possibilidade de um possível “Steam Box”, ou um computador pré-configurado com a marca Steam. Expandir a plataforma para as telonas (não que antes não fosse possível) de tal forma como o Big Picture faz, só me faz acreditar mais que um PC superpoderoso vai ser a minha pedida para jogos multiplataforma na próxima geração.

Se você não quer aguardar o update oficial com a versão final do Steam Big Picutre, você pode testá-lo agora mesmo! Com o cliente Steam aberto, na barra superior esqueda, vá em Steam > Definições. Clique na opção “Participação em programas” e selecione “Steam Beta Update”. O cliente vai sugerir a reinicialização, basta confirmar. O Steam será atualizado e você já vai poder acessar o Big Picture, bastando clicar no botão gigante no lado superior direito, ou se você tiver um joystick de Xbox 360, apertando o botão guia.

Saiba mais sobre o Steam Big Picture no blog da Valve.

código + música + coisas LGBTQ + gaming

Comentários

Mais de GADGETS

Dica

Mais Lidas

Reviews

Cultura Geek

Tutoriais

To Top