Connect with us

Aplicativos

Vazam as primeiras imagens da próxima versão do Windows (e um vídeo!)

Próxima versão do Windows deve ser liberada para testes nas próximas semanas com várias novidades, principalmente para usuários de PCs com mouse e teclado.

Menu Iniciar com Live Tiles

Menu Iniciar com Live Tiles

Um site alemão divulgou hoje as primeiras imagens da próxima versão do sistema operacional Windows. As telas mostram algumas das alterações e novidades que estarão disponíveis aos usuários nas próximas semanas, quando a Microsoft deve liberar a primeira prévia do sistema.

O menu Iniciar, que foi substituído pela Tela Iniciar no Windows 8, deve retornar ao antigo formato – uma clara admissão de que a interface atual não convenceu usuários que utilizam o Windows em PCs convencionais com mouse e teclado.

Windows Technical Preview

Aplicativos Metro poderão ser executados em janelas.

Além da tradicional lista com os programas instalados, barra de pesquisa e botão desligar, o menu Iniciar contará com espaço dedicado aos tiles, ícones animados que exibem informações e iniciam os apps Metro (obtidos pela Loja do Windows).

Estes aplicativos inclusive terão uma nova característica: poderão ser executados em janelas convencionais na área de trabalho e não apenas em tela inteira.

Windows Technical Preview

Múltiplas áreas de trabalho

Outra função confirmada pelo vazamento é a de múltiplas áreas de trabalho. O recurso já é antigo em outros sistemas operacionais e vários programas de terceiros adicionam essa função ao Windows, mas agora ela será padrão e acessada através de um novo ícone na barra de tarefas.

A barra de botões (Charms Bar), que no Windows 8 aparece ao arrastar o ponteiro do mouse para o canto direito da tela, será opcional na nova versão do sistema. Embora seja útil em aparelhos com touchscreen, ela agrega pouco ao uso com mouse e teclado.

Windows Technical Preview

Central de Notificações

Por último, uma central de notificações também aparece nas imagens, e deve funcionar basicamente como em smartphones, reunindo alertas dos aplicativos instalados no computador.

O nome da próxima versão do Windows, chamado internamente pela Microsoft de “Threshold” e popularmente de “Windows 9”, não está confirmado e rumores indicam que ele pode ser denominado apenas “Windows”, sem nenhum número atrelado.

Atualização: O site Winfuture.de divulgou um vídeo demonstrando o funcionamento do novo menu Iniciar.

Fonte: ComputerBase.de

Já vivia na nuvem antes de ser modinha.

Comments

Dica

Mais Lidas

Reviews

Cultura Geek

Tutoriais

To Top