Conecte-se conosco
swiftkey-neural

Android

Swiftkey: nova versão do teclado conta com rede neural para melhores previsões

O teclado para Android Swiftkey agora contará com uma rede neural, capaz de compreender melhor o contexto da frase, para oferecer melhores previsões.

swiftkey-neural
O Swiftkey foi um dos primeiros teclados a aprender os costumes dos usuários para oferecer melhores previsões na hora de digitar, surgindo como uma das melhores opções para o Android. A concorrência conseguiu correr atrás e boa parte dos teclados aprendem com o tempo o que você costuma escrever.

Atualmente, o Swiftkey utiliza um modelo chamado “n-gram”, que verifica as últimas duas palavras para então dar uma sugestão. Agora, desenvolvedores passaram a testar redes neurais, que são capazes de ler contextos inteiros, de forma mais profunda.
swiftkey-comparacao
“Através do machine learning, baseado em uma enorme quantidade de dados de linguagem, o modelo neural do SwiftKey é capaz de capturar significativamente a relação entre as palavras. Ele entende as similaridade das palavras, permitindo comparações. Dentro do modelo neural, as palavras podem ser visualizados em “aglomerados”, situados em diferentes graus de proximidade um do outro.”, explica o post oficial.

Uma das inovações que o time de desenvolvimento do Swiftkey trouxe foi a capacidade de uma rede neural ser executada localmente num teclado para celular, sem depender da conexão com servidores. Foi especialmente difícil dadas as limitações do hardware.

Joe Braidwood, chefe de marketing do SwiftKey, disse ao Engadget que o SwiftKey Neural utiliza a GPU dos smartphones para conseguir rodar com eficiência e fazer os cálculos. O teclado é capaz de funcionar bem, mesmo em smartphones com especificações medianas, mas ainda há muita otimização a ser feita antes do lançamento da versão final do app.

O SwiftKey Neural já está disponível na Google Play Store, mas ainda em versão alfa e com suporte apenas para o inglês. Confira o vídeo abaixo:

19, estudante de Comunicação e Multimeios na PUC-SP. Curioso e apaixonado por tecnologia, escreve sobre o tema há cinco anos.

Comentários

Mais de Android

Dica

Mais Lidas

Reviews

Cultura Geek

Tutoriais

To Top