Artifact, app de notícias com ia, está disponível para todos

Artifact, app de notícias com IA, está disponível para todos

Avatar de lucas gomes
O app chegou através dos cofundadores do Instagram Mike Krieger e Kevin Systrom. A novidade estava limitada a convites e agora já pode ser explorada. Confira!

Ao final de janeiro ficamos sabendo sobre o novo aplicativo de notícias, Artifact, que foi criado pelos cofundadores do Instagram, Mike Krieger e Kevin Systrom. Na época era necessário entrar numa lista de espera para poder experimentar da novidade, porém agora o app já está disponível nas lojas de aplicativo! Intuitivo e até o momento somente em inglês, o Artifact traz a proposta de um feed que funciona com ajuda de Inteligência Artificial para que sejam exibidas notícias personalizadas. Confira!

Artifact, o app de notícias personalizado

Quando o Artifact ainda não estava finalizado, era possível utilizar o aplicativo apenas através da inscrição numa lista de espera e posteriormente via convites. Agora o app já está disponível para ser baixado gratuitamente por todos! Apesar de se apresentar como um aplicativo para exibição de notícias personalizadas e contar com a possibilidade de convidar amigos, a intenção é que aos poucos sejam incluídas ferramentas sociais, possivelmente relacionadas à mensagens ou comentários — recursos que já conhecemos em outros aplicativos.

A empresa afirmou que no período de testes a lista de espera para a utilização do aplicativo chegou a pelo menos 160.000 candidatos. Um dos problemas estava na necessidade de um número de telefone para fazer o cadastro, pois o aplicativo aceitava exclusivamente um número que fosse dos Estados Unidos, e mesmo se você tivesse um convite, sem esse número não era possível fazer o login. Agora o número de celular só é necessário caso você queira transferir sua conta para outro aparelho.

Kevin Systrom explicou que o atraso para o lançamento público do aplicativo se deu não somente sobre a fomentação quando os nomes dos cofundadores do Instagram estão envolvidos, mas também porque a tecnologia requer que haja uma certa quantidade de informação e número de usuários ativos no app para que a melhor experiência possível seja oferecida. E como já se passaram algumas semanas desde os primeiros acessos, agora a empresa acredita que o Artifact já está pronto para ser amplamente conhecido.

Artifact, app de notícias com ia, está disponível para todos
Kevin Systrom, cofundador do Instagram e agora um dos criadores do Artifact. Imagem: SugerMint

O Artifact oferece aos usuários mais visibilidade sobre a leitura de notícias com um recurso de estatísticas que mostra as categorias que você leu, bem como as matérias recentes que você leu nessas categorias, assim como os veículos que esteve lendo com mais frequência. Além disso ele também agrupará sua leitura de forma mais específica por tópicos específicos, por exemplo, em vez de “tecnologia” ou “IA”, você pode descobrir que leu muito sobre o tópico “ChatGPT” através dessa ferramenta.

E ainda há ferramentas para melhorar a Inteligência Artificial, assim você sempre receba notícias que possam te interessar mais. Ao clicar e segurar numa notícia, aparecerá uma lista de comandos, sendo a primeira, “Show Fewer“, sugerindo que aquele tema ou categoria apareça com menos frequência no seu feed. Entenda melhor como funciona o feed do Artifact.

Ao acessar o aplicativo, a página inicial conta com uma barra das categorias de notícias que você selecionou anteriormente, com exceção da primeira opção: o For You. Essa opção é justamente o feed principal, pelo qual serão exibidas todas as notícias que estejam vinculadas às categorias que você demonstrou interesse, e posteriormente a Inteligência Artificial aprenderá a exibir apenas aquelas notícias que você tem mais predisposição a ler.

Artifact, app de notícias com ia, está disponível para todos
O feed de notícias do Artifact é personalizado e aprimorado por Inteligência Artificial. Você lerá apenas aquilo que mais te interessa. Imagem: EngadGet

Alguns veículos informam que ler 10 notícias já seria um ótimo princípio para a Inteligência Artificial, mas aparentemente essa estatística foi alterada, mudando esse número para 25 notícias a serem lidas. Um pouco mais que o dobro, mas que com certeza deixará a Inteligência Artificial mais afiada no momento de te exibir as notícias que possivelmente você terá mais interesse em ler. Apesar de exibir a quantidade total de pessoas que já leram aquela notícia, Kevin Systrom explica que há uma certa privacidade ao ler as notícias.

Não diz quem leu. Ele não informa quantos deles leram, então mantém a privacidade — e claramente não fazemos isso com apenas uma leitura. Portanto, você não pode ter um contato e descobrir o que esse contato está lendo… ele deve atender a um determinado limite mínimo.

Kevin Systrom falando sobre a Inteligência Artificial e como o algoritmo funciona de forma mais individual – ironicamente semelhante ao Instagram, que traz um algoritmo também individual mas que às vezes é baseado em consumo de seguidores

Concorrência e premissa

O executivo tenta explicar que o aplicativo não é alimentado pelo que seus amigos estão lendo, mas pode ser usado como um sinal para destacar notícias que muitas pessoas estão lendo e pode também te interessar. E como já foi comentado, com o tempo o aplicativo também integrará recursos sociais para debates das notícias. Uma versão limitada do app para testadores fornece justamente um feed em que é possível compartilhar, comentar e curtir notícias. Essa versão ainda apresenta alguns resquícios do que é visto atualmente no Instagram.

Artifact, app de notícias com ia, está disponível para todos
Concorrentes como o Google News e o Apple News estão no mercado há algum tempo. Será que o Artifact conseguirá superá-los? Imagem: Business Insider

Muitas pessoas viram o Artifact como uma grande surpresa, pois não esperavam que cofundadores do Instagram, um app criado como rede social, fossem investir em algo — até o momento — exclusivo para notícias. Um outro motivo que fomenta essa surpresa é o fato do app chegar como um concorrente a outros veículos amplamente conhecidos como o Apple News, Google News e até mesmo o recurso de notícias do Meta.

Mas a advinda de uma nova maneira de consumir notícias em um mundo cada vez mais recheado de fake news pode ser uma boa notícia, levando em consideração que muitos países, incluindo o Brasil e Estados Unidos, têm uma parcela gigante de pessoas adultas que consomem notícias vindas de redes sociais como Facebook e WhatsApp. Esses veículos muitas vezes não possuem qualquer regulamentação sobre a veracidade daquelas informações, o que pode ter sido uma fagulha para a criação deste app.

Mais do mesmo… de novo?

E por mais que soe como novidade, afinal estamos falando de um app que está usando de Inteligência Artificial, um recurso extremamente explorado atualmente, para trazer um aplicativo novo, a premissa já vem sendo oferecida no oriente. O app Tiutiao da China, bem como o SmartNews do Japão, já trabalham com feed de notícias personalizado por Inteligência Artificial. Kevin Systrom diz que apesar das similaridades, o ponto diferencial entre os apps está nos detalhes que eles oferecem. Ele ainda lembra que quando o Instagram foi lançado, outros apps para compartilhamento de imagens já existiam também.

Quando criamos o Instagram, o iPhone 4 tinha acabado de ser lançado e estávamos muito entusiasmados com a velocidade de processamento e também com a qualidade da câmera. Houve um ponto de ruptura… Acontece que nos destacamos da multidão porque tínhamos alguns recursos diferenciadores e cronometramos corretamente. Certamente estamos apostando nessa tese [com o Artifact] — que é a de que a tecnologia é diferente.

Kevin Systrom falando sobre a semelhança de lançamento do Artifact com o Instagram, apps com propostas já vistas mas com tecnologias que podem diferi-los de outros apps

Esses fatores diferenciais inclusos no Artifact não ficam somente no aprendizado de máquina, mas também nos recursos de interação social que estão por vir — até porque há uma certa expectativa quando falamos que um app de notícias está sendo construído pelos cofundadores do Instagram, e olhe onde o app está hoje em dia.

Artifact, app de notícias com ia, está disponível para todos
Combater as fake news é uma tarefa diária que deve ser feita por todos, e ainda com mais responsabilidade por veículos de informação. Ao que tudo indica as fontes de informação do Artifact fazem parte de uma parcela confiável. Imagem: DiversityInc

A curadoria de notícias do Artifact é considerada de alta qualidade, pois todas as categorias contam com veículos que trabalham na área há uns bons anos e trazem confiança nas notícias transmitidas. Neste caso os validadores de informação, processos de correção e a transparência nas fontes das notícias também fomentam um possível sucesso do app. E por mais que a Inteligência Artificial te apresente sempre o que você está mais propenso a ler, notícias semelhantes virão em destaque para que você saia da bolha vez ou outra.

Por mais maçante que seja, é importante dizer que quanto mais você interage com o app, mais ele aprenderá sobre você. Não é somente sobre ler as notícias, outras maneiras de interação, como o compartilhamento com contatos seus, também são pontos que o app leva em consideração no momento de aprender sobre como seu perfil funciona. Isso até que os debates nas notícias cheguem — algo que o grupo de sete pessoas que conceberam o app aparentemente estão tendo a maior cautela possível para que seja entregue ao público geral.

Como usar o Artifact

Agora que você já conhece tudo sobre o novo app de notícias, veja como utilizá-lo! Lembrando ainda que atualmente o Artifact funciona apenas em inglês, ou seja, não somente suas funções, configurações e todo o sistema está em inglês, mas as próprias notícias em si também são todas de fontes estrangeiras. Vamos lá!

Passo 1: Baixe o Artifact, disponível na App Store e na Google Play Store;

Artifact, app de notícias com ia, está disponível para todos
Tutorial ensinando a usar o Artifact, novo app para consumo de notícias aprimorado via Inteligência Artificial. 1º passo: baixe o aplicativo na App Store ou Google Play Store. Imagem: Lucas Gomes, SMT

Passo 2: Abra o app e clique em “Get Started“;

Artifact, app de notícias com ia, está disponível para todos
Tutorial ensinando a usar o Artifact, novo app para consumo de notícias aprimorado via Inteligência Artificial. 2º passo: abra o app e clique em “Get Started”. Imagem: Lucas Gomes, SMT

Passo 3: Aparecerão algumas categorias com diversos assuntos. Escolha no mínimo 10 assuntos que mais lhe interessam para compor o seu feed. Depois de selecionados, clique no botão preto na parte inferior exibindo quantos assuntos foram escolhidos;

Artifact, app de notícias com ia, está disponível para todos
Tutorial ensinando a usar o Artifact, novo app para consumo de notícias aprimorado via Inteligência Artificial. 3º passo: selecione os assuntos que te interessam. Imagem: Lucas Gomes, SMT

Passo 4: A seguir serão exibidos os veículos pagos que podem ser escolhidos. O app ainda informa que estes veículos sempre serão priorizados no momento de exibir as notícias. Caso não escolha qualquer opção, apenas clique no botão “Continue” na parte inferior;

Artifact, app de notícias com ia, está disponível para todos
Tutorial ensinando a usar o Artifact, novo app para consumo de notícias aprimorado via Inteligência Artificial. 4º passo: selecione veículos com assinaturas pagas ou prossiga. Imagem: Lucas Gomes, SMT

Passo 5: A uma tela de usar o app de fato, aparecerá uma mensagem informando que é necessário ler pelo menos 25 artigos para que a Inteligência Artificial comece a trabalhar para entender como oferecer melhor as notícias para você. Clique no X para prosseguir;

Artifact, app de notícias com ia, está disponível para todos
Tutorial ensinando a usar o Artifact, novo app para consumo de notícias aprimorado via Inteligência Artificial. 5º passo: leia o informativo sobre a quantidade de matérias necessárias para que a Inteligência Artificial trabalhe efetivamente no seu perfil. Imagem: Lucas Gomes, SMT

Passo 6: Prontinho! O app já está disponível para você poder explorar as notícias.

Artifact, app de notícias com ia, está disponível para todos
Tutorial ensinando a usar o Artifact, novo app para consumo de notícias aprimorado via Inteligência Artificial. 6º passo: agora é só aproveitar a novidade! Imagem: Lucas Gomes, SMT

Conhecendo outros recursos

O novo app vem recheado de ferramentas e recursos muito interessantes que melhoram a sua experiência no momento de receber notícias personalizadas. Dá só uma olhada no que se pode fazer para aproveitar o app ao máximo:

Artifact, app de notícias com ia, está disponível para todos
O Artifact conta com diversos recursos que aprimoram ainda mais a sua experiência ao ter um feed personalizado. Imagem: Lucas Gomes, SMT
  • Abaixo do ícone de sino há três pontos. Ao acessá-lo é possível alterar a ordem em que as categorias são exibidas na página principal;
  • Entre a barra de categorias e a primeira notícia está localizada a informação sobre a temperatura local — e se não estiver com a localização certa, você pode ajustar manualmente clicando na cidade informada;
  • No ícone de globo na barra inferior estão as notícias que mais têm sido acessadas. É exibido um tópico geral e ao clicar nele, são exibidas todas as notícias que falam sobre aquele assunto;
  • A última opção dessa barra inferior estão as configurações do usuário, onde é possível ver quantas matérias você já leu, quantos dias seguidos você tem lido matérias, recurso para convite de amigos ao app, recursos desbloqueáveis conforme mais matérias você lê, matérias que foram marcadas para ler depois e um histórico de artigos que foram lidos — quanto tempo você leu cada artigo ou se você já os leu por completo.

Intuitivo, simples e bem organizado, a premissa é muito boa e a expectativa de que ele apresente sempre o melhor das notícias já está alta, tanto em quem já o utilizava, quanto em novos usuários. Mas e você, o que achou do app? Acha que ele vai vingar? Conta pra gente nos comentários!

Veja também:

Os 15 melhores smartphones para fotografia em 2023.

Fonte: TechCrunch e Engadget.

Revisado por Glauco

Inscreva-se para receber nossas notícias:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados