Conecte-se conosco
smt-Khan-capa

Geral

TED Talks: A educação audiovisual, por Salman Khan

Em uma palestra no TED Talks, Salman Khan fala sobre a educação audiovisual e sua experiência na Khan Academy

A educação é uma das instituições mais conservadores da nossa sociedade. Basta observar que o modelo acadêmico que ainda hoje estrutura a maior parte das escolas, não é muito diferente do que era a um século atrás. Num mundo em constante transformação, uma das grandes questões a se pensar é a substituição (ou ao menos a diminuição) do modelo grafocêntrico, por recursos multimidiáticos. Neste cenário de mudanças, surgem novas plataformas que podem apontar para os caminhos que a educação deve seguir no futuro.

Algumas ideias podem partir de situações simples como a que moveu o americano Salman Khan, um analista do mercado financeiro, a criar a Khan Academy. Tudo começou em 2004 quando uma prima mais nova de Khan necessitou de ajuda com as lições de matemática. Como a garota morava em Nova York e ele em Boston, as aulas eram por telefone. Logo ele começou a ajudar outros primos e surgiu, então, a ideia de gravar vídeos e colocá-los no YouTube. Assim, só seria necessário dar a aula uma vez e os primos poderiam assistir às explicações quando fosse mais conveniente.

smt-Khan-P2

Mais de uma década depois, um usuário que procura pelas palavras Khan Academy no Google, encontra cerca de 434 milhões de resultados. Os quase 4 mil vídeos produzidos pela academia já somam mais de 226 milhões visualizações apenas no seu canal oficial no YouTube. Além disso, o site oficial tem uma média mensal de 6 milhões de visitantes.

Salman Khan fala sobre como e porquê ele criou a incrível Khan Academy, um série de vídeos educacionais cuidadosamente estruturada que oferece matérias completas de matemática e, agora, de outras disciplinas. Em sua palestra para o TED, ele mostra o poder dos exercícios interativos, e pede que os professores considerem inverter o modelo tradicional da sala de aula – dar aos estudantes vídeo-aulas para assistir em casa, fazer a “lição de casa” na sala de aula com o professor disponível para ajudar. Confira!

E então, o que acharam das ideias de Salman Khan? A Khan Academy pode indicar para um dos futuros da educação?

Jornalista, fã de cinema e curioso de todas as coisas. Sempre atento às informações, escreve sobre ciência, comportamento e as novidades do mundo tecnológico.

Comentários

Mais de Geral

Dica

Mais Lidas

Reviews

Cultura Geek

Tutoriais

To Top