Connect with us

TED Talks

TED Talks: Hugh Herr mostra que o homem biônico já existe

Em sua apresentação no TED Talks, Hugh Herr nos explica como está construindo a próxima geração de membros biônicos inspirados na natureza humana.

smt-Hugh-Herr-Apresentacao

Em sua apresentação no TED Talks, Hugh Herr nos explica como está construindo a próxima geração de membros biônicos inspirados na natureza humana.

Obras de ficção muitas vezes criaram estórias sobre o um futuro em que os seres humanos e as máquinas estariam ligados. Mas a ideia da tecnologia se integrar aos nossos corpos, está muito mais próxima do que você pode imaginar. Hugh Herr sofreu um acidente escalando uma montanha, passou três dias perdido vagando em temperaturas abaixo de zero e acabou tendo as duas pernas amputadas abaixo do joelho, mas graças a pernas mecânicas que ele mesmo ajudou a desenvolver, pode voltar a andar e ter uma vida sem limitações físicas.

Herr é o diretor do Grupo de Biomecânica do MIT e CEO da BioM, uma empresa especializada em pernas mecânicas de alta tecnologia que já tem 800 clientes nos Estados Unidos (metade deles veteranos das guerras do Iraque e Afeganistão). Nessa palestra do TED Talks (confira no vídeo abaixo), ele explica como está construindo a próxima geração de membros biônicos e próteses robóticas inspiradas na mecânica da própria natureza.

Com a inspiradora ideia de que “o ser humano não pode ser quebrado” (“The human being cannot be broken“), o biofísico americano constrói próteses de joelhos pernas e quadris usando uma tecnologia que funde a biomecânica com microprocessadores eletrônicos. Herr afirma que o uso de próteses para expandir as capacidades humanas será comum no futuro. Por isso mesmo, algumas das tecnologias desenvolvidas pela BioM se destinam à pessoas sem problemas de locomoção. Um exemplo é um exoesqueleto para corredores, que poderia absorver todo o impacto do exercício.

Além de contar a inspiradora história de vida de Hugh Herr e apresentar os conceitos técnicos desenvolvidos no Leg Lab (“Laboratório de Pernas“) do MIT, a palestra ainda reserva momentos emocionantes de como essa tecnologia pode fazer a diferença na vida das pessoas. Visivelmente emocionado durante toda sua fala, Herr deixa para o final, o momento mais sublime de sua apresentação. Não deixe de conferir.

Jornalista, fã de cinema e curioso de todas as coisas. Sempre atento às informações, escreve sobre ciência, comportamento e as novidades do mundo tecnológico.

Comments

Dica

Mais Lidas

Reviews

Cultura Geek

Tutoriais

To Top