Conecte-se conosco
telegram android whatsapp

Ciência e Tecnologia

Telegram desponta no Brasil após noticias de bloqueio do WhatsApp

telegram android whatsapp

Após as notícias sobre o bloqueio do WhatsApp no Brasil, os usuários já buscam por alternativas antes dos problemas chegarem. Mesmo após o bloqueio já ter sido suspenso, ficou o alerta do que pode acontecer a qualquer momento. Quem saiu ganhando depois de toda essa confusão foi o app Telegram, que teve um crescimento repentino e totalmente inesperado nos downloads nos últimos dias. Esse movimento ocorre um ano após outra situação parecida.

Em sua conta oficial no Twitter, seus desenvolvedores comemoraram o fato de serem o aplicativo mais baixado para iOS:

E na sequência informaram que em menos de 2 dias adquiriram mais de 4,5 milhões de usuários, somente no Brasil:

Para termos uma ideia de quanto foi o crescimento da ferramenta aqui no Brasil veja estes dois gráficos abaixo, que demonstram as mensagens diárias enviadas no Brasil e nos EUA e veja como foi o pico de utilização aqui em nosso país.

telegram-usa

telegram-brasil

Esse aumento de utilização causou uma certa instabilidade, mas após lançarem uma nova versão do app, exclusivamente para corrigir este erro, tudo voltou ao normal. Fora uma possível parada nos serviços do WhatsApp, qual a vantagem do Telegram? Abaixo cito algumas:

  • Cliente Web: Diferente do cliente web do WhatsApp não é preciso estar com o telefone conectado para utilizar o serviço;
  • Criptografia ponta-a-ponta: Utilizando uma das “Secret Chats”, as mensagens já saem criptografadas do seu aparelho e só são descriptografadas no aparelho do destinatário. Nem Facebook, nem NSA conseguem ler o que você escreve e o que você recebe. Dentro de Secret chats, não é permitido encaminhar qualquer conteúdo, seja mensagem de texto, imagem, vídeo…
  • Mensagens autodestrutivas: Você pode enviar uma mensagem com “prazo de validade” e após esse prazo ela some do sistema do destinatário.
  • Grupos maiores: cada grupo pode conter até 200 participantes, contra apenas 50 do seu concorrente verde.
  • Código aberto: O código fonte do aplicativo é aberto, e portanto qualquer pessoa pode acessar o repositório e saber exatamente como ele funciona, sem medo de estarmos sendo espionados ou tendo informações roubadas por ninguém. Isso ainda permite a criação de outros comunicadores baseados no Telegram.
  • Editor de Fotos: possui um editor de fotos, para dar aquela melhorada antes de publicar.
  • Busca de fotos: permite buscar fotos na internet sem sair do App.
  • Arquivos: Suporte ao envio de praticamente qualquer tipo de arquivo.
  • Gratuito: apesar de não conhecer ninguém que tenha pago, o WhatsApp possui uma expectativa de cobrança de US$ 0,99 ao ano. A infraestrutura do aplicativo é mantida através de doações, principalmente de uma empresa russa, do irmão do desenvolvedor do mensageiro.

Fonte: Instagram

E agora? Você já utilizada o Telegram? Vai migrar também?

Android Google Play StoreappleStorewindows phone store

 

 

Curioso sobre tudo que há ao nosso redor. Entusiasta de Software Livre, Usuário Linux há mais de uma década e usuário Android fanático pela plataforma do robozinho verde. Nas horas vagas: desenvolvedor Android, adestrador canino e colecionador de camisetas.

Comentários

Mais de Ciência e Tecnologia

Dica

Mais Lidas

Reviews

Cultura Geek

Tutoriais

To Top