Connect with us

Geral

Telegram: O App que ganhou 5 milhões de usuários do WhatsApp

Focado na experiência de uso, e na privacidade, o Telegram é um aplicativo de troca de mensagens que pode ser uma opção ao WhatsApp.

telegram-app-estate-agency-nova-mallorca-2

Com o recente anuncio da compra do WhatsApp pelo Facebook, surgiram alguns debates nas redes sociais sobre o futuro do aplicativo de mensagens. Ano passado, o Facebook havia perdido grande parte de seus usuários mais jovens, que optaram por alternativas mais privadas, como o próprio WhatsApp. Muitos usuários temem que a aquisição do app pelo Facebook provoque uma distorção da privacidade atual.

No último sábado (22/02), conforme anunciamos aqui no site, o WhatsApp passou por uma instabilidade e ficou fora do ar. As quatro horas de indisponibilidade foram suficientes para que cerca de 5 milhões de usuários migrassem para um serviço de mensagens russo até então desconhecido: o Telegram.

5727624802416483-t640A equipe  do Telegram comentou o ocorrido em seu Twitter oficial

Um aplicativo open source e seguro

O Telegram é um aplicativo de código aberto, totalmente gratuito e com recursos semelhantes ao WhatsApp, inclusive no design do app. Focado na experiência de uso e na privacidade, as mensagens trocadas entre usuários são 100% criptografadas, assim como o conteúdo compartilhado (fotos, vídeos e músicas).

Screenshot_2014-02-25-12-06-51

Personalizável

A personalização é um ponto forte. O Telegram permite ao usuário mudar os temas (sim, existe um tema igual o WhatsApp), tamanho da fonte, pop up para notificações e fornece uma seleção de papéis de parede.

Screenshot_2014-02-25-12-05-56Screenshot_2014-02-25-12-23-17

 

Migração

Assim como qualquer outro cliente de mensagens, a parte mais difícil não está em apenas gostar do aplicativo, mas em convencer amigos e contatos à migrarem para outro serviço.

Outro fator que contribui para a baixa aceitação de um determinado app está nas opções de plataformas disponíveis. O Telegram está disponível para Android, iPhone, Windows (PC), Linux e Mac, incluindo uma versão alpha para o Windows Phone.

Conclusão

Testei o Telegram por 3 dias e confesso que me surpreendi com a fluidez do app, desde os efeitos de transições até o entrega de mensagens ao destinatário. Sem dúvidas, é um forte concorrente e ganhou merecidamente os 5 milhões de usuários insatisfeitos com o WhatsApp.

Outros aplicativos como o Line, Viber e WeChat possuem recursos diversificados e contribuem para uma experiência mais completa, mas o Telegram entrega uma experiência mais semelhante ao WhatsApp.

Se interessou pelo Telegram? Faça o download do app e conte-nos o que achou!

Analista de Projetos e Marketing, formado em web design e developer, geek e apaixonado por starbucks e filmes do James Bond. Ja trabalhou em uma montadora na area de CRM, e atualmente trabalha na area da gestão, comunicação e tecnologia de marketing.

Comments

Dica

Mais Lidas

Reviews

Cultura Geek

Tutoriais

To Top