Conecte-se conosco
Mercado de PCs

Computadores

Veja 5 tendências para o mercado de PCs em 2017

Aluguel de PCs, Realidade Virtual e Internet das Coisas estão entre as mais cotadas

Em 2016 vários lançamentos trouxeram inovações para o mercado de tecnologia, e o segmento de PCs, em especial, ganhou fôlego. A Nvidia mostrou sua nova linha de placas gráficas voltada para a Realidade Virtual, a AMD não ficou de fora e também apresentou a sua placa de vídeo, sendo esta o melhor custo x benefício para VR.

Os processadores também evoluíram, a arquitetura Kaby Lake da Intel chegou e o ciclo de atualizações “tick-tock” foi pelos ares, a AMD trouxe a arquitetura Zen, para seus processadores, esperada por muitos. A Realidade Virtual é cada vez mais presente e a Realidade Aumentada são cada vez mais presentes. Os Project Tango e Microsoft Hololens estão ai para provar isso.

Agora, o que 2017 reserva para esse mercado tão vasto? Veja abaixo as cinco tendências do mercado de PCs em 2017, segundo Johnson Jia, vice-presidente sênior de PC & Dispositivos Inteligentes da Lenovo:

Integração da Internet das Coisas (IoT)

LG robots

A internet das coisas (IoT) continuará sendo destaque em 2017. Já no início do ano, durante a CES 2017, várias empresas anunciaram suas soluções inteligentes que controlam a casa e conectam-se entre si para melhorar a experiência dentro do lar como um todo.

Os analistas do setor já estão prevendo que a “Internet de Tudo” será uma tendência disruptiva em tecnologia para o próximo ano. Espere um crescimento significativo tanto no mercado de consumo como no de negócios, onde a conectividade inteligente abrange praticamente qualquer ponto. Quer queira ou não, o mundo será mais “Black Mirror” com a expansão da IoT.

Versatilidade em Laptops e Tablets

Surface-Pro-4-Geral

Dispositivos portáteis estão sempre em constante evolução para entregar uma experiência que una mobilidade, portabilidade, praticidade e desempenho. Desde a criação do primeiro laptop tivemos os netbooks, tablets, ultrabooks, dispositivos híbridos e 2-em-1. Com o passar dos anos, alguns deixaram de existir e outros se aprimoraram e estamos chegando no momento em que eles ganharão destaque.

Em um relatório recente, a IDC prevê que os dispositivos conversíveis (híbridos de laptop e tablet) podem ser considerados os substitutos dos PCs no espaço comercial; as projeções para 2020 indicam que a categoria será responsável por 31% do mercado de tablets, um aumento em relação à participação atual de 16%.

Em 2017, sem dúvida haverá um crescimento no mercado de dispositivos conversíveis no mercado, os chamados 2-em-1, à exemplo do Surface Pro 4, que é tanto um laptop como tablet poderosíssimo. Esse crescimento se dará pois a portabilidade e versatilidade permanecem em primeiro plano para os usuários de PCs que estão ampliando a sua mobilidade no trabalho e em casa.

Games com Realidade Aumentada e Realidade Virtual

O Oculus Rift foi o primeiro headset de Realidade Virtual a chegar para os consumidores, no entanto hoje a história já está bem diferente. Mais de 50 tipos diferentes de headsets confirmaram presença na CES 2017 afirmando que este será o ano do linux da Realidade Virtual e Realidade Aumentada e os sistemas de jogos estão prontos para dominar o mercado de PCs.

A Realidade Virtual já é uma realidade bem comum

A Realidade Virtual já é uma realidade bem comum

Apesar da VR estar dominando o mercado do entretenimento, a Steam já possui uma categoria especial com vários títulos para VR, prevemos que essas tecnologias crescerão além do universo de jogos para PCs à medida que forem descobertos novos usos para elas. Por exemplo, as escolas estão pilotando “Centros de Realidade Virtual” para diversificar o processo de aprendizagem, trazendo paras as salas de aula headsets e dispositivos compatíveis com a Realidade Aumentada.

Ainda no universo dos gamers, o console não pretende perder espaço. A Sony já se adiantou à tudo isso e lançou o PlayStation VR, seu headset de Realidade Virtual que conta com vários títulos exclusivos da plataforma e a Microsoft deve apostar no seu HoloLens. Os notebooks de alto desempenho e configurações avançadas também vão continuar a prover aos usuários excelente experiência de uso aliada a mobilidade, exigência para qualquer dispositivo nos tempos atuais.

Inovações nas Telas

monitor gamer Swift PG27UQ ASUS

Monitor gamer Swift PG27UQ ASUS, o que se tem de mais avançado no mercado atual

Graças ao aumento no interesse dos consumidores em jogos de maneira geral e especialmente em AR/VR, as inovações nas telas acompanharão rapidamente as tendências de crescimento dos PC’s. Monitores com tela curva já são praticamente considerados “passado” nesse mercado que avança numa velocidade quase impossível de acompanhar.

Hoje, já temos tecnologias como HDR, OLED, pontos quânticos, resolução 4K e padrões de consumo cada vez mais exigentes e 2017 nos reserva um crescimento ainda maior na inovação para se destacar nesse mercado feroz e bastante concorrido.

Ciclos de vida estendidos dos PC’s

Tendências para o Mercado de PCs

No espaço comercial, os analistas da Lenovo preveem que o PC como Serviço (PCaaS) terá um crescimento na demanda e ajudará os fabricantes de PCs a transformar as vendas de PCs em relacionamentos de longo prazo. Explicando de forma simples, o PCaaS é simplesmente a compra do hardware e software com pagamento de uma mensalidade e vida útil do equipamento demarcada (3 anos, por exemplo). Ou seja, em vez de comprar um dispositivo, seja ele desktop, laptop ou tablet, você paga mensalmente para ter um PC como serviço e no fima da vida útil do seu dispositivo, você recebe um novinho para continuar usando.

Desenvolvedor web, técnico em eletrônica, geek desde criança, nerd e gamer caixista, ama Halo e Gears of War mas está esperando a SEGA lançar outro console porque é fã de Sonic. Entusiasta de tecnologia em geral, ama robôs e PC gaming.

Comentários

Mais de Computadores

Dica

Advertisement

Mais Lidas

Reviews

Cultura Geek

Tutoriais

Subir