Connect with us
tesla ilha

Ciência e Tecnologia

Tesla já começa a mudar o mundo com energia renovável; mas a que preço?

Empresa de Elon Musk alimenta ilha inteira com energia solar e Austrália tem primeira indicação de que plano pode dar certo

A Tesla é mais conhecida por sua linha luxuosa de carros elétricos, mas entrou há pouco tempo também no ramo de energia limpa para a casa. A empresa presidida pelo bilionário Elon Musk lançou um projeto-piloto para mostrar o potencial de suas baterias e painéis solares: elas já alimentam uma ilha inteira com energia renovável. E na Austrália, o projeto doméstico enfim se mostra viável, com compradores pagando pelo investimento em seis anos.

Ambas as novidades apontam para um futuro promissor da captação doméstica de energia solar. Geralmente cara demais e eficiente de menos, a tecnologia pode finalmente atender a famílias reais. O objetivo final de Musk é, assim como com automóveis, agilizar a transição de consumo de combustível fóssil – nos EUA, boa parte da eletricidade vem de carvoarias – para energia solar. A cereja do bolo é o produto mais novo da companhia.

Telhado Solar Tesla

tesla telha solar

Esta casa está coberta de paineis solares

A Tesla aposta tudo em uma nova linha de paineis solares feitos especialmente para residências. A estratégia é a mesma dos carros elétricos: oferecer um produto tão bom e ecologicamente correto que não deixe margem para outra escolha. O resultado são painéis solares inquebráveis e em formato de telhas comuns, que não prejudicam o visual da casa.

O material aplicado no painel é transparente para a luz solar e opaco para quem olha a casa de frente. O truque é essencial para deixar a residência com aspecto comum, mesmo coberta de células solares. Isso só é possível com uso de um vidro especial feito de quartzo, que também é muito mais resistente e durável que telhas comuns – segundo Musk, a vida-útil é infinita.

As telhas se integram com a segunda versão da Tesla PowerWall para armazenar energia de dia. Com uma só bateria, a promessa é de alimentar uma casa inteira de quatro cômodos equipada com as novas telhas. O comprador pode ainda escolher entre quatro tipos de cor e textura dos painéis para combinar com o estilo da casa.

Assista ao anúncio do Tesla Solar Roof (em inglês):

Mas, quanto isso tudo custa?

O grande desafio da Tesla é vender a tecnologia por um preço justo. Elon Musk já falou que o valor de instalação e manutenção das telhas solares será igual ou menor do que a conta de energia comum. “Por que alguém não escolheria mudar para energia limpa?”, diz ele.

A Austrália é a primeira prova de que pessoas comuns poderão entrar nos planos – e não só ricos como no caso do carro Tesla Model S. No país, compradores de painéis e baterias da empresa já podem pagar o investimento em seis anos, prazo razoável para se livrar de energia “suja”. Mas, isso ocorre por um motivo importante: o governo do país dá subsídio para quem opta por energia renovável.

A Tesla ainda não divulgou os preços dos novos painéis com visual de telhado. Australianos, por enquanto, aderem ao programa de incentivo do governo usando modelos “antigos”, fornecidos pela Solar City, empresa recém-adquirida pela Tesla. No final, ainda restam dúvidas se o custo de transição para energia solar será baixo o suficiente para incluir pelo menos a classe média.

No Brasil, felizmente, a matriz energética é mais limpa que nos EUA. E é justamente a dependência de hidrelétricas que pode salvar os brasileiros: se depender de preço baixo e incentivo governamental, o conjunto painel solar e bateria doméstica pode demorar décadas para desembarcar em solo nacional.

Confira o vídeo promocional da Tesla, que exibe a ilha de Samoa Americana quase 100% alimentada por 5.300 paineis solares e 60 baterias PowerPacks:

É jornalista e comunicador digital por formação, gosta de tecnologia desde que se entende por gente e escreve sobre isso há bastante tempo. Como um bom nerd, gosta de séries e ficção científica, e tenta relacionar tudo isso com estudos sobre comunicação.

Comments

Dica

Mais Lidas

Reviews

Cultura Geek

Tutoriais

To Top