Conecte-se conosco
Tutorial: teste se seu e-mail é considerado spam

Tutoriais

Tutorial: teste se seu e-mail é considerado spam

Teste se seu e-mail é considerado spam

Spam, ou Unsolicited Commercial Email (E-mail comercial não solicitado) é algo indesejado, intrometido e muitas vezes perigoso, mas que atualmente não tem sido um problema tão aparente, graças aos filtros de e-mail.

Para quem acha que essa praga só começou a ser difundida na na era pós-internet, está enganado.

"O senhor gostaria de estar decifrando este código morse para estar recebendo um spam?"

“O senhor gostaria de estar decifrando este código morse para estar recebendo um spam?”

No final do século XIX, a Western Union (Companhia de Telégrafos) permitiu o envio de mensagens telegráficas em sua rede para diversos destinatários. O primeiro exemplo de uma mensagem comercial não-solicitada aconteceu em Maio de 1864.

Na era dos computadores, o spam apareceu algumas vezes antes da internet em redes como a CTSS (Compatible Time-Sharing System), em 1971.

Enquanto esses pequenos casos isolados não trouxeram muito transtorno, um caso em particular que aconteceu em 1994 foi o primeiro caso de spam como o conhecemos hoje.

"O casal mais odiado da rede" segundo a revista TIME, no "aniversário" de 10 anos do Spam

“O casal mais odiado da rede” segundo a revista TIME, no “aniversário” de 10 anos do spam

Uma dupla de advogados da cidade de Phoenix, no Arizona, Laurence Canter e Martha Siegel, enviaram um mensagem anunciando seus serviços para pessoas interessadas em obter um visto americano (Green Card).

Em abril do mesmo ano, a dupla teve a “brilhante” ideia de contratar um programador para gerar um script que espalhasse a mensagem para todos os grupos de notícias da Usenet, uma espécie de fórum da época. A mensagem ficou conhecida como “Green Card Spam”, o primeiro spam em larga escala da história, o resto você já sabe.

O lugar mais obscuro e esquecido do meu Gmail

O lugar mais obscuro e esquecido do meu Gmail

Para fugir de spams hoje é muito fácil, clientes de e-mail como Gmail e Outlook já dão conta do recado filtrando mensagens indesejadas automaticamente. Mas, e se você quiser enviar um e-mail em larga escala, como saberá se ele não será considerado um spam?

Vamos descobrir agora neste tutorial como usar o Mail Tester, uma ferramenta para verificar a saúde (nível de spam) dos e-mails que enviamos.

Como testar se seu e-mail é considerado spam

  1. Primeiro, redija seu e-mail da maneira como vai enviá-lo;
  2. Acesse o site http://www.mail-tester.com/; Lá você verá um endereço de e-mail aleatório, como por exemplo “[email protected]“;
  3. Envie seu e-mail para o seguinte endereço encontrado no site;
  4. Em seguida, verifique seu e-mail clicando no botão azul “Verifique sua pontuação“.

O site irá exibir uma pontuação de 0 a 10 para seu e-mail indicando pontos positivos e falhas à serem corrigidas.

O Mail Tester também indicará se o e-mail da qual você está enviando a mensagem está em alguma blacklist, se existe algum link quebrado, se seu e-mail está autenticado corretamente, e também dará dicas para melhorar a apresentação do e-mail.

Agora que você já sabe, teste seus e-mails estão saudáveis, e bons o suficiente para serem enviados sem caírem na caixa de spam.

Se gostou dessa dica, compartilhe com seus amigos.

Desenvolvedor web, técnico em eletrônica, geek desde criança, nerd e gamer caixista, ama Halo e Gears of War mas está esperando a SEGA lançar outro console porque é fã de Sonic. Entusiasta de tecnologia em geral, ama robôs e PC gaming.

Comentários

Mais de Tutoriais

Dica

Mais Lidas

Reviews

Cultura Geek

Tutoriais

To Top